A Serra da Bocaina é um parque nacional criado na década de 70 visando preservar ecossistemas naturais, o parque dispõe de uma incrível biodiversidade de fauna e flora e é um dos poucos lugares no país que abriga animais ameaçados de extinção. Localizado na divisa entre os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, ao sudeste do Brasil, faz parte da Serra do Mar, sendo que 60% de seu território está situado no Rio de Janeiro e 40% em São Paulo, por isso engloba algumas de suas cidades, como Paraty e Angra dos Reis.
1. Pico da Bacia
Conhecida também como Pedra Alta, possui 2.050 metros de altitude e é o segundo maior cume da região, perdendo apenas do Pico do Tira Chapéu. Para chegar até o topo, é necessário fazer uma trilha de 16km (ida e volta), mas ao chegar desfrutará da bela vista para as cidades do Vale do Paraíba, como Resende, Itatiaia, Cruzeiro entre outras.
2. Pico do Tira Chapéu
Com 2.088 metros de altitude, é o ponto mais alto da Serra da Bocaina e um dos pontos mais procurados. A trilha se estende em 9km (ida e volta), não é muito longa, porém bastante intensa nas subidas, o tempo médio para concluí-la é de 01h30. Do topo, pode-se ver desde o Vale do Paraíba até as baías de Angra dos Reis e Paraty.
3- Trilha do Ouro
Esta trilha é um antigo caminho construído no século XVII para escoar o ouro que vinha de Minas Gerais. A trilha é uma das principais atrações da região e tem cerca de 40km o tempo estimado para completa-la é de três dias de caminhada moderada. A travessia percorre o topo da Serra da Bocaina (a 1.540 metros de altitude), em São José do Barreiro, e desce até a vila de Mambucaba, no litoral do Rio de Janeiro. No percurso, pode se observar as mais famosas cachoeiras da região, suas araucárias e bananeiras tropicais, e ainda lugares históricos, como fazendas centenárias e ruínas de um antigo engenho de cana-de-açúcar.
4- Cachoeira dos Veados
Considerada uma das cachoeiras mais bonitas da região, possui três quedas d’água que chegam a quase 200 metros, formando poços de até dois metros de profundidade. Fica a aproximadamente 20km da portaria do parque. Sendo assim, é a maior cachoeira do Parque Nacional da Serra da Bocaina.
5- Cachoeira das Posses
Também formada pelas águas do rio Mambucaba, sua queda principal é forte e chega até 40 metros de altura, mas como seu poço é composto por rochas, acaba impossibilitando o visitante de tomar banhos. Também existe uma queda secundária próxima à principal que forma um poço situado a 8km da entrada do parque.
onde comprar:
(nossa seleção de empresas de turismo especialistas nesse destino)
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.