Santana de Parnaíba

UAMTOUR LAB 3 - MARÇO 2021

ficha técnica

organização

Laboratório De Turismo Uamtour

Marcus Di Tommaso

MUNICÍPIOS PRóximos a são paulo com potencial turístico

ALUNOS DO CURSO DE TURISMO

Marina Miwa Maruyama da Silva

Sofia Ferrari

Santana de Parnaíba

Santana de Parnaíba nasceu às margens do rio Tietê, a cidade, apelidada de “Ouro Preto paulista” foi fundada foi em 1580, serviu como ponto de referência para expedições bandeirantes, de lá partiram missões de Raposo Tavares, Fernão Dias Paes, Fernão Dias Falcão e Bartolomeu Bueno pai e filho. Foi o ponto de partida dos sertanistas que se dirigiam ao interior do Brasil em busca de riquezas e escravos.

A cidade possui o maior conjunto arquitetônico tombado do Estado de São Paulo, com 209 edificações, tombadas, em 1982, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT), hoje, a maioria delas abriga pousadas, órgãos municipais e comerciais.

Com forte tradição religiosa, Santana de Parnaíba atrai fiéis, curiosos e festeiros em vários eventos que realiza ao longo do ano.

 

BENEFÍCIOS QUE O TURISMO TRARIA PARA Santana de Parnaíba

Santana de Parnaíba poderia se beneficiar da geração de empregos diretos e indiretos em setores, como hotelaria, restaurantes, bares, transportes, agências de viagens, entre outros. Outro benefício está relacionado ao efeito multiplicador do consumo direto e indireto do turista, que tem levado ao rápido desenvolvimento da economia local. Os impostos gerados pelos turistas e os impostos cobrados pelo governo também podem ser considerados benefícios. Outro benefício a ser destacado é que o turista também incentiva a exportação de produtos locais.

Melhor época para conhecer

Santana de Parnaíba é uma cidade legal de se visitar em todas as estações do ano, em especial quando estão acontecendo as festas tradicionais, como no Carnaval, Corpus Christi, Drama da Paixão, Antigomobilismo, Presépio de Natal e Festa do Cururuquara.

Como chegar :

Santana de Parnaíba fica na zona oeste da região metropolitana do estado de São Paulo, a 43 km da capital. A viagem até o município pode durar entre cinquenta minutos a duas horas, dependendo do itinerário que escolher.

Partindo do marco 0 de São Paulo (Praça da Sé)

via transporte público (metrô, trem e ônibus): 2 horas

via transporte particular (aplicativos de carona, carro etc): 56 minutos.

 Dados da cidade

Área total: 183,816 km²,

População total: (estimativa IBGE/ 2017) 131 887 habitantes

Densidade: 717,5 hab./ km²

Fundação – 14 de Novembro de 1580

Aniversário – 14 de Novembro

Altitude: 719 m

Clima: subtropical

O principal foco turístico da cidade

Turismo Religioso e Turismo cultural, Santana de Parnaíba é o destino perfeito para os amantes de história.

Distância da capital de SP – 43 km

ONDE COMER:

Sorveteria Santa Rita: No Centro Histórico há 15 anos, oferece uma variedade de sabores, paletas e açaí.

Restaurante São Paulo Antigo: Localizado no centro histórico, a cozinha de fazenda é servida em panelas de barro em salão aconchegante e mesas descontraídas ao ar livre.

Bartolomeu Chopp Bar: Localizado no centro histórico, oferece menu de massas e grelhados em receitas contemporâneas, decoração rústica com obras de artistas da cidade.

Andrea Doces: A Andrea Doces nasceu em 2010, situada no centro histórico em estruturas tombadas pelo patrimônio histórico. Parada obrigatória de todos os turistas e também dos fiéis clientes parnaibanos.

Soggiorno Pizzaria: As famosas redondas servidas em versões clássicas e outras exclusivas em ambiente rústico chique e familiar. Av. Vênus, 92 – Alphaville, Santana de Parnaíba

Quinta do Sino: Restaurante português com toque gourmet, decoração em artesanato típico, vinhos, doces e ambiente informal. Rua Belo Vale, 11 Aldeia da Serra – Chácaras Boa Vista, Santana de Parnaíba

Castelinho da Pamonha: As tradicionais pamonhas, bolo e suco de milho, cafezinho e mais, em ampla praça de alimentação e playground.

ONDE SE HOSPEDAR:

Pousada 1896  – Situada no centro histórico de Santana de Parnaíba, esta hospedagem conta com estrutura completa, piscina, bar e é pet friendly – R. Santa Cruz, 26 – Centro, Santana de Parnaíba – SP, 06501-095

Pousada de Parnaíba – Está localizada a 4.2 quilômetros do centro de Santana de Parnaíba, possui suítes com TV, frigobar, ventilador ou ar-condicionado e oferece café da manhã continental incluso – Estr. dos Chaves, 15 – Sitio Tanquinho, Santana de Parnaíba – SP, 06532-021

Hotel Dayse – Muitos casais procuram por esta hospedagem, pelos serviços e boa localização. O café da manhã está incluso na diária e há quartos com cancelamento gratuito – Rua Argentina, 19- Jardim São Luiz, Santana de Parnaíba, CEP 06502-215

Atrativos Culturais:

Monumento aos Bandeirantes:

Logo na chegada à cidade há um grande monumento, com 60m de comprimento e 20m de largura. Fica na Estrada dos Romeiros em um trevo que leva ao centro histórico. Nesta construção fazem parte 2 pórticos e 23 esculturas de bronze. Tendo como objetivo destacar personalidades importantes para a cidade. Além disso, presta homenagens aos bandeirantes, aos índios e aos negros.

Centro histórico:

Andar pelo centro histórico nos leva ao passado e a conhecer um pouco dos antepassados de Santana de Parnaíba. Ao todo são mais de 200 casarões dos séculos XVII ao XIX sendo a maioria deles  tombados como patrimônios históricos. Este é o maior conjunto arquitetônico preservado e tombado do estado de São Paulo. Como característica principal, além da arquitetura, as casas térreas e os sobrados coloridos eram construídos na altura da rua, todos geminados e com beirais.

Igreja Matriz de Santana de Parnaíba:

É um patrimônio tombado em 1882 pelo CONDEPHAAT. Como resultado é considerada a construção mais importante para o município. Tem estilo eclético, arquitetura exuberante, piso de canela preta e o altar acompanha a liturgia católica. Restaurada em 1880 mantém as características originais até os dias de hoje. Conforme registros históricos, a princípio era uma pequena capela erguida em meados de 1560 dedicada ao Santo Antônio. Já em 1580 foi construída a segunda capela dedicada à Sant’Ana. Em 1610 foi construída uma igreja que posteriormente em 1625 foi transformada em matriz. Atualmente também é conhecida como Paróquia de Sant’Ana. Endereço: Largo da Matriz, s/n Funcionamento: segunda à sábado das 11h às 19h  e aos domingos 11h às 18:30hrs. Preço: gratuito

Complexo Cultural:

O Complexo Cultural é um Patrimônio tombado pelo IPHAN. Formado pela Casa de Cultura Monsenhor Paulo Florêncio da Silveira Camargo e pelo Museu da Casa Anhanguera. Foi residência do bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva. O museu expõe peças e cantinhos de como as casas eram construídas e hábitos do cotidiano dos moradores de antigamente. Endereço: Praça 14 de Novembro, 19 e 25 Funcionamento: terça à sexta das 8h às 17h , domingos e feriados das 11h às 17h. Preço: gratuito

Cine Teatro Coronel Raymundo:

Prédio do século XIX que além de cinema já foi palco de grandes apresentações teatrais. Anos depois foi a fábrica de couro Lenhart. Posteriormente foi fechado e assim ficou por 18 anos. Reabriu em 2008 e atualmente recebe atividades culturais, palestras, fóruns e apresentações de diferentes tipos. Endereço: Rua Suzana Dias, 300 Funcionamento: segunda à sexta das 8h às 18h. Aos finais de semana os horários variam de acordo com a apresentação agendada para o dia. Portanto, antes de ir consulte a agenda. Preço: gratuito

Galeria do Artista:

A Galeria do Artista reúne obras de artistas da região como fotografias, artesanatos, esculturas e obras de artes plásticas. Há uma exposição permanente da artista plástica Mariazinha Fernandes cujos quadros remetem às paisagens  de Santana de Parnaíba. Endereço: Rua Suzana Dias, 338 Funcionamento: terça à sábado das 08h às 17h e aos domingos das 11h às 17h Preço: gratuito

Parques e Praças:

Praça 14 de Novembro:

Um dos lugares mais movimentados do centro histórico, típica praça de cidades do interior. Por aqui também fica a Igreja Matriz, o Coreto Maestro Bilo e uma fonte. Aliás, a feira de artesanato, eventos e a maioria dos bares e restaurantes se concentram nesta praça. A natureza se faz presente por todos os lados com o colorido de suas flores.

Eventos Tradicionais:

Corpus Christi:  é uma festa cristã em Santana de Parnaíba de celebração de Corpus Christi. É considerado um dos principais atrativos turísticos e mais tradicionais eventos culturais do município, realizado desde os anos 1960. Caracteriza a festa a confecção de tapetes coloridos, produzidos com toneladas de material, que cobrem o Centro Histórico.

Drama da Paixão:  Santana de Parnaíba possui várias tradições culturais. A encenação da vida de Jesus Cristo, intitulada “Drama da Paixão” é uma das que sempre bate recorde de público, já que é um grande espetáculo.

Antigomobilismo: Realizado todos os anos no Centro Histórico da cidade, o Encontro de Antigomobilismo acontece desde 2002 e reúne numa exposição, mais de cem carros das décadas de 20, 30, 40 e 50. Ao mesmo tempo acontece o “mercado de pulgas”, que comercializa peças e artigos para veículos antigos. É realizado pela Secretaria de Cultura com apoio da Federação Brasileira de Carros Antigos.

Presépio de Natal: Todos os anos são realizadas as Cantatas de Natal na Praça 14 de Novembro. Durante uma semana inteira, diversos grupos de coral da região se apresentam no local onde fica montado um dos maiores presépios do Estado de São Paulo – com peças mecânicas em tamanho real.

Festa do Cururuquara: tem como principal objetivo comemorar e ao mesmo tempo resgatar a história da abolição da escravatura, que aconteceu em 13 de maio de 1888. Desde esta época, a festa vem acontecendo anualmente. Os descendentes dos escravos, que ainda moram no Cururuquara, fazem questão de comemorar a data e resgatar suas raízes, com a apresentação de sambas de roda, que tiveram origem com os seus ancestrais escravos.

Carnaval: Carnaval de Santana de Parnaíba reúne tradição africana, noite de “fantasmas” e pedidos de pinga.

Dia da Padroeira: de Santana de Parnaíba, comemorado no dia 26 de Julho quando moradores e turistas participam de missas e outros eventos como quermesses e apresentações musicais  em homenagem a Santa Ana.

ONDE COMPRAR:

Feira de artesanato:

Passeando pela feira de artesanato o turista encontra uma grande variedade de artigos e objetos de decoração, móveis, bijuterias, roupas, bolsas, quadros etc. Também tem guloseimas como por exemplo, pipoca, algodão doce, chocolate, lanches e salgados.

Lojas:

Nos arredores da praça 14 de novembro se encontram lojas que vendem artesanato e souvenirs.  

Centro de Apoio ao Artesão:

O Centro de Apoio ao Artesão reúne obras de arte e artesanato local. Promove cursos e workshops para artesãos profissionais ou iniciantes. Como resultado, os projetos desenvolvidos ficam disponíveis para venda. Endereço: Largo da Matriz, 86. Funcionamento: domingo à sábado das 9h às 17h.

dicas:

Algumas dicas para quem quer conhecer Santana de Parnaíba são: usar aplicativos de direção como mapas digitais, levar seus pertences, protetor solar e câmera fotográfica.

FONTES DE PESQUISA: