Boia Cross no Petar
No petar o termo boia Cross é um nome dado para atividade turística que desse os rios para a pratica desta atividade é utilizado câmeras de ar de caminhão, amaradas de forma que o praticante deslize sobre a água aboia comporta apenas uma pessoa. A decida em direção ao rio e feita por um grupo de amigos sempre é acompanhada por monitores especializados e credenciados pelo petar. Esta atividade não é encarada com se fosse uma competição, e sim com uma forma de ajuda para que todos os participantes cheguem juntos até o final do percurso.
No petar o boia Cross é praticado de barriga para baixo, deitando-se sobre a boia com a ponta da cabeça na extremidade frontal da boia e seus pés na parte final da boia, para que o participante fique praticamente dentro da água.
A boia pode variar de tamanho, porem o mais importante de tudo e que o tamanho seja proporcional à estatura e peso.
O colete é essencial, pois em alguns trechos apresenta poças de água profunda, devido a este fato é obrigatória à utilização de colete mesmo para as pessoas que já sabem nadar. O ideal é escolher um colete proporcional ao tamanho de seu tórax para que não sobre e nem falte.
O capacete é essencial para que o visitante não bata a cabeça em pedras dentro ou na lateral do rio. O ideal é escolher um de acordo com o tamanho que encaixe na cabeça do participante e que fique bem firme.