A originalidade e autenticidade da gastronomia paraense vêm ganhando o respeito e a admiração de profissionais da área no Brasil e no exterior.
1. Rota Gastronômica: Queijo do Marajó
O queijo do Marajó ou o queijo de búfala – um dos ícones da culinária da Ilha do Marajó – possui uma rota exclusiva que permite ao visitante e admiradores da boa gastronomia experimentar essa iguaria de sabor suave e delicado. A colossal Ilha do Marajó, o público tem a oportunidade de vivenciar o universo rural paraense. Toda a fabricação do famoso queijo regional, a produção dos artesanatos locais, além de degustação de iguarias que remetem a forte herança cultural e dos hábitos alimentares do povo marajoara.
2. Rota Gastronômica: Comida Ribeirinha
A cultura ribeirinha das ilhas de Belém se diferencia pelas práticas e fazeres do dia a dia, que mesmo sofrendo influência da capital, ainda produzem seus alimentos de forma orgânica, caçam, pescam, criam aves e porcos, produzem cacau e chocolate e apanham açaí de modo tradicional. Os moradores das ilhas de Belém mantém, assim, a cultura original, principalmente na alimentação, com temperos caseiros plantados em seus quintais. Conhecer o universo da gastronomia ribeirinha é experimentar uma imersão nas práticas alimentares locais, a partir dos serviços culinários oferecidos pelas famílias e comunidades.
3. Rota Gastronômica: Peixe da Esquina
De cores, sabores e aromas, a comida é uma das características mais significativos de Santarém, no poente do Pará. Desde a dona de casa até mesmo aos chefes de cozinha o pensamento sobre tempero local é coletivo: ele é especial e insubstituível. No pólo Tapajós, é vez de vivenciar a experiência das práticas alimentares do Oeste do Pará. Repleta de cores, sabores e cheiros peculiares, culinária cabocla de Santarém e Belterra tem seu foco na diversidade do pescado encontrado em rios férteis como Amazonas e Tapajós, que fazem a culinária local ser diferenciada no Brasil. Além de ser eleito como o melhor destino turístico gastronômico, Santarém também recebe anualmente o Festival Nacional Gastronômico de Santarém.
onde comprar:
(nossa seleção de empresas de turismo especialistas nesse destino)
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.