1. Atins
Escondido entre as dunas do Parque Nacional Lençóis Maranhenses, o delta do rio Preguiças, um pequeno fluxo do rio (igarapé) e a costa do Oceano Atlântico, Atins é um lugar de absoluta tranquilidade e felicidade, de vida simples. Atins oferece infinitas dunas, praias de areia tão longe quanto o olho pode ver, a quente, águas rasas, palm-balanceada e uma brisa do mar, constante e relaxante.
2. Lagoa Azul
Trata-se do atrativo mais visitado da Unidade de Conservação. Após 12 Km de trilhas na restinga, o passeio segue pelo campo de dunas em uma trilha de aproximadamente 02 km. Ao longo do trajeto o visitante poderá visitar a lagoa da Preguiça, lagoa da Esmeralda, lagoa Azul e a lagoa do Peixe, a única perene e que se mantém com água ao longo de todo o ano. Este atrativo é o único onde há permissão para acesso em veículo tracionado até os limites da lagoa da Preguiça, mas apenas para visitantes com dificuldade de locomoção e mediante comunicação e obtenção de autorização junto à administração do Parque Nacional.
3. Canto dos Lençóis
Localizado dentro do Parque Nacional, o canto dos lençóis, antigamente chamado de Canto do Atins, é um pequeno povoado formado por pescadores tradicionais. Apresenta uma bela vista do campo de dunas e é próximo a praia. É um ótimo ponto de apoio para iniciar o trekking e cruzar o campo de dunas até o município de Santo Amaro.
4. Lagoa da Betânia
O passeio para a Lagoa da Betânia está entre os principais de Santo Amaro e agrada pela diversidade de paisagens no caminho em meio ao campo de dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. A Lagoa da Betânia está localizada no pequeno povoado de mesmo nome, no qual os turistas fazem uma parada para almoço. Para chegar ao restaurante, é necessário pagar R$ 10 em uma travessia de barco. O almoço, bem caseiro, tem custo de R$ 35 por pessoa.
5. Praia de Caburé
Para variar das águas doces e mornas das lagoas em meio às dunas dos Lençóis, quem visita Atins, a uma hora de barco de Barreirinhas, tem a opção de mergulhar nas águas refrescantes do mar na Praia de Caburé. A praia margeia o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e tem 70 quilômetros de extensão. Uma vasta área praticamente deserta, com natureza intocada, com ampla faixa de areia e mar de ondas médias e águas transparentes. Para chegar a praia é preciso uma boa caminhada, pois a faixa de areia é realmente larga. Antes de chegar a Caburé o barco dá uma paradinha nas dunas e lagoas dos Pequenos Lençóis e na comunidade de Mandacaru, onde está o Farol da Marinha que tem uma linda vista panorâmica do Rio Preguiça.
6. Lagoa Bonita
A Lagoa Bonita é um dos passeios mais realizados no Parque dos Lençóis Maranhenses. O grande diferencial é que as dunas são mais altas e formam uma paisagem mais ampla com uma sensação de infinito.
7. Lagoa da Andorinha
A Lagoa da Andorinha, que é uma das grandes atrações da cidade, foi descoberta no fim ano passado. No período da estiagem prolongada, a maioria das lagoas secou, mas ela permaneceu exuberante. Roubou a cena e virou a sensação entre as centenas de lagoas do parque nacional dos lençóis maranhenses.
8. Lagoa das Emendadas
Localizada nos arredores de Santo Amaro, a Lagoa das Emendadas é a maneira mais fácil de ver o lado mais bonito do Parque Nacional sem ter que fazer vários dias de caminhada. O caminho até a Lagoa das Emendadas é cercado de dunas grandiosas, formações de areia espetaculares e muitas lagoas de águas sempre coloridas.
onde comprar:
(nossa seleção de empresas de turismo especialistas nesse destino)
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.