LABORATÓRIO DE TURISMO UAMTOUR

agosto a dezembro - 2022

SOBRE 

Buscamos soluções que forneçam oportunidades para os próprios membros da comunidade (alunos, professores, pesquisadores, entre outros), e ao mesmo tempo, geram conhecimento e experiência para o aluno.

Desenvolvemos atividades reais, que criam sinergia entre cursos acadêmicos e indústria, com benefícios para instituição de ensino, aluno e empresa.

  • Explicações sobre o projeto UAMTOUR
  • Razões de cada aluno estar cursando turismo
  • O que iremos desenvolver e aprender no laboratório
  • Descobrir oportunidades de turismo no Brasil
  • Empreender no turismo 

Profissional de Gestão, Marketing e Turismo

Aprendendo e compartilhando ideias e novidades sobre aceleração digital, e crescimento de negócios de Turismo na internet através da tecnologia e do marketing digital.

Atuo no mercado do turismo desde 2004, sou graduado em Turismo e Hotelaria, com MBA em Gestão Empresarial e sou formado como Guia de Turismo profissional.

Apaixonado por viagens, cultura, esportes ao ar livre e novas conexões.


Proposta: tecnologia no turismo

Objetivo:

  1. Desenvolver habilidade de estudar o mercado através da internet;
  2. Discutir temas relevantes para o turismo;
  3. Aprender técnicas para produção de texto otimizado para a web.

Parâmetros:

  • duração 07 noites
  • pessoas 02
  • destino Brasil
  • época: ultima semana de setembro
  • com aéreo

AGÊNCIAS DE VIAGEM ONLINE (OTA'S). COMO FAZER PARCERIAS E AUMENTAR AS RESERVAS

Integrantes:

  • Carla Elizabeth Pereira Salas
  • Kerolayne da Silva Souza Machado

Introdução

O tema das agências de viagem, dentro do setor de serviços, é muito importante já que nos permite unir a oferta com a demanda dos turistas, de uma forma mais especializada com informação útil e rápida. Poucas empresas são tão estacionais como as que dependem do turismo, por isso as agências de viagem buscam sempre a maneira de melhorar para facilitar a procura ao cliente. Então, como podemos aumentar as reservas nas agências de viagem e fidelizar ao cliente?

 Um dos maiores desafios das agencias é a venda de pacotes pela internet, já que é um mercado cada vez mais competitivo, portanto, para destacar é fundamental que sua agência invista num trabalho diferenciado, sabendo se posicionar no mercado, e entregar cada vez mais valor ao consumidor. Por isso as agências de viagem estão em constante procura para melhorar e oferecer um melhor serviço a seus clientes. Mais, como chegar até eles? Que ações tomar? E como seguir melhorando no mundo do turismo?

 A tendencia na especialização é um fenômeno crescente. Podemos descobrir que no mercado de turismo há que focar-se nas necessidades dos clientes, e segmentar na medida do possível o mercado para se ajustar mais aos serviços que possam precisar cada um dos clientes.

 Se compreendemos o que valora o cliente podem-se aumentar a renda nas agências. Há que tirar proveito da internet, que é uma ferramenta essencial para provar a efetividade das novas ofertas. As parcerias também são importantes para ter um maior sucesso, já que entre empresas de turismo se beneficiam mutuamente e ao mesmo tempo trai vantagem para o próprio consumidor. Então, vamos ver também como fazer parcerias e porque são tão importantes para as agências.

Agências de viagem online (OTA’S). Como fazer parcerias e aumentar as reservas.

 Promover uma agência de viagem não é fácil, os viajantes procuram o melhor e o mais econômico na hora de viajar, e a internet é uma ferramenta que os clientes utilizam muito para organizar suas viagens. Mas, como promover uma agência de turismo?

Bom, uma boa forma para conseguir isso é oferendo serviços que faram a diferença da concorrência e fidelizar ao cliente, por isso é importante pesquisar o que faze a concorrência, e não só pegar ideias, se não criar as próprias. Então, existem outras formas mais efetivas para aumentar as reservas de uma agência?

Devem criar estratégias para ter mais visibilidade nas agências.

Já que muitas marcas têm sites na internet, é importante que a empresa tenha um registro de sua marca, com o fim que os concorrentes não tirem vantagem do sucesso que tem para aumentar suas ventas. Dessa forma, a empresa pode ter certeza de que ao momento que uma pessoa procura seus serviços pelo seu nome, chegara ao site oficial.

Então, é importante que a empresa estabeleça canais de distribuição nos quais pode se atuar com rapidez e seguridade. Nesses médios de distribuição se se desenvolvem planejamentos para aprovar publicidade criada, e estimular as pessoas a comprar para apoiar os diferentes objetivos que tem. A distribuição pela internet é muito recomendada porque, a diferencia dos canais habituais, não é necessário investir grandes quantidades de dinheiro para ter sucesso além disso o alcance da publicidade é maior, e o controle das ações mais facilmente.

Quais são algumas dicas?

Seo: consiste em deixar tu site em primeiras posições de Google u outros buscadores Como Bing ou Yahoo grátis, é necessário fazer estudos da competência e palavras chaves que são relevantes e otimizar fatores dentro da própria web, como títulos e descrições, conteúdo etc. E os fatores cuja estratégia é conseguir links de qualidade para as pessoas. Mas mesmo que esta seja uma estratégia recomendável não tem resultados rápidos nem seguros, então não é bom só focar se nessa estratégia

Redes sociais: Nos negócios online hoje é fundamental estar presentes nas redes sociais para mostrar produtos e serviços a audiência e comunicar se com eles. Dessa maneira também a empresa pode conhecer melhor ao cliente, saber o que pensa, que precisa e pode melhorar e chegar a novos clientes. Nas redes sociais pode se compartilhar o contendo de forma gratuita e atrativa, conseguindo visitas.

Como fazer parcerias?

Uma estratégia inteligente para isso seria fazer parcerias para ter um crescimento sustentável. Cada vez mais agências de viagem tem feito parcerias com outros negócios turísticos, como por exemplo de passagens aéreas, setor hoteleiro, locação de veículos, aluguel de malas e pacotes de viagem.

Por exemplo em períodos de baixa, ou crise, os meios de hospedagem tendem a fazer promoções para alavancar as vendas. Pelo que a agência pode aproveitar essa oportunidade e fazer boas parcerias com receptivos locais, realizando uma campanha promocional em conjunto, e quando uma venda for concretizada o cliente ganha um desconto que é uma ótima ferramenta para divulgar promoções.

Todo isso ajuda a marca no mercado e ter uma melhor visibilidade para o público, já que se uma agência depende exclusivamente de oferecer um só serviço, não vai ter muito sucesso, porque devem ser portadores de diversos serviços de viagem. Por isso a empresa tem que inverter tempo e dinheiro suficiente, principalmente em médios digitais, o que ajudara a posicionar-se nessas plataformas digitais.

É recomendável que as empresas externas estejam sempre em condições de que a agência possa ter o controle de como, quando, como e sobre que condições se efetuaram as estratégias.

De forma geral, as parcerias no turismo favorecem as empresas, e se favorecem mutuamente entre ter negócios de turismo. Além de que os clientes têm mais ofertas de serviços, como por exemplo a associação das agencias com locadoras de carros, isso faze que os clientes tenham acesso a melhores preços, com um atendimento de qualidade, já que ganham poder de compra.

Como escolher as parcerias para sua agência de viagem?

Tem que se pesquisar bons parceiros em potencial que compartilhem o mesmo público-alvo que sua agência, analisar sites de negócios similares, e não necessariamente tem que pertencer ao mesmo nicho turístico, mas para ter uma divulgação mais bem sucedida, é importante que o público tenha os mesmos interesses.

Também é fundamental que os parceiros tenham os mesmos objetivos e valores, o que faz obter uma aliança durável e forte. O mais importante nesse sentido é identificar se a agência e o parceiro têm a mesma visão de negócio e tem em comum o interesse nos mesmos princípios fundamentais no trabalho e nas metas que se querem alcançar.

Como as agências de viagem podem aproveitar as parcerias?

Tem que se identificar os potenciais parceiros dentro no segmento do turismo, no sentido que ambos sejam bons para o outro, dessa forma ambos se beneficiam e podem ter melhores resultados. O importante é saber quais são os pontos fracos da agência que possam ser aportados através de parcerias, e ao mesmo tempo, quais são os aportes que como agência pode oferecer em troca, de maneira que todos os envolvidos gerem uma vantagem competitiva.

Que é essencial ao fechar acordos de parcerias na agência?

Tem que se conversar, identificando vantagens para ambos os lados, e definir os pontos importantes, como por exemplo, metas, tomada de decisões, o que fara cada um, como dividir os lucros, como será feita a divulgação, e no caso de não ter sucesso, falar de como será anulada a parceria. Tanto a agência como o parceiro têm que saber dos desafios e objetivos de cada negócio.

Conclusão

Para ter uma empresa estável e lucrativa, tem que ter claro quais resultados você espera alcançar, tendo visão para investir nas estratégias para ter previsibilidade e dados confiáveis na tomada de decisões, por exemplo, cortar despesas desnecessárias e investir em marketing, mas não basta pensar só em vendas, também tem que analisar os pontos negativos que afastam a agência de seu objetivo. Buscar novos fornecedores, para oportunizar a concorrência com parceiros oferecendo bons preços a seus clientes ao mesmo tempo que aumentem sua capacidade de lucrar.

Referencias

https://getmalas.com.br/blog/tudo-sobre-viagens/agencias-de-viagem

https://agentenoturismo.com.br/2016/07/20/como-melhorar-o-atendimento-na-agencia-de-viagens/

https://bestbuyhotel.com.br/como-melhorar-os-processos-internos-da-sua-agencia-de-viagens/

https://monde.com.br/formas-de-melhorar-a-gestao-da-sua-agencia-de-viagens/

https://monde.com.br/como-melhorar-lucratividade-da-minha-agencia-de-viagens/

PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA VIAGENS

Integrante:

  • Leticia Monfradini Vianna

Nessa publicação, vamos dar dicas sobre o que você pode fazer para produzir conteúdo para viagens sem sair de casa.

O marketing de conteúdo é uma estratégia relativamente nova para ajudar as pessoas a se tornarem mais interessadas na sua marca através da diversidade dos seus produtos e serviços. 

Vamos te ajudar a saber por onde começar e que perguntas fazer antes de partir.

A melhor maneira de começar é fazendo uma pesquisa de mercado é traçando o perfil dos seus clientes em potencial, assim você saberá exatamente qual tipo de conteúdo criar e qual meio de comunicação se dedicar para chamar atenção do seu público alvo. 

Não se trata de apenas de entretenimento, mas sim algo educativo, que a pessoa, a qual se interessa pelo o que você está oferecendo, irá consumir e estará satisfeita com a relevância dele, porém, para isso você deverá passar uma sensação de “eu estou aqui para te ajudar no que for preciso porque sou qualificado para isso”, isso significa formular estratégias para atingir o emocional do seu público e criar expectativas que serão atendidas.

Alguns dos conteúdos mais eficientes para fazer marketing de conteúdo para viagens são as redes sociais, vídeos (Youtube), blogs e e-mail.

Mas por que produzir conteúdo é importante para vender viagens?

É importante porque aumenta a sua visibilidade online para potenciais clientes, enriquece sua reputação profissional e consequentemente a de vendas, fora que estimula o desejo do cliente de conhecer novos destinos, ou até mesmo, fazê-lo retornar e aproveitar melhor com as suas dicas. E você acaba lucrando vendendo a sua experiência. 

Preparamos uma lista com 7 tipos de conteúdo para viagens – todos eles são conteúdos que poderiam ser usados para criar nas páginas da sua própria empresa.

  1. Se apresente, comece quebrando o gelo e se tornando mais próxima dos seus clientes falando um pouco sobre você e sua empresa. 
  2. Principais atrativos no destino.
  3. Onde comer?
  4. Onde se hospedar?
  5. Traga a sua experiência em algum destino. 
  6. Porque escolher a sua empresa, qual é o seu diferencial? 
  7. Se caso o seu público for muito ligado ao Instagram por exemplo, você pode trazer algum post sobre os lugares mais “Instagramáveis” do destino.

Lembre-se de trazer um conteúdo relevante, porém, de fácil leitura e que seja dinâmico, explore todas as ferramentas que o seu meio de comunicação oferece e ache a que mais funciona para você.

Referências:

 O que é marketing de conteúdo e como começar sua estratégia

O que é marketing de conteúdo

Conteúdo e viagens: como lucrar vendendo a sua experiência

 

 

Como utilizar o Google para aumentar as Reservas e digitalizar a Empresa?

Idealizadores e pesquisadores

  • Danilo Vilela dos Santos Teixeira
  • Pedro Kraide                                   

Com o novo contexto da pandemia, os turistas estão buscando cada vez mais destinos seguros e com informação na internet, para isso, as empresas precisam investir na digitalização do seu negócio.

Isso é possível por meio de atendimento sem contato, com transações 100% online e pagamentos por app, por exemplo. Além disso, a experiência do turista é fator determinante para os meios de hospedagem, mesmo antes da pandemia. 

Mesmo atendendo a estes requisitos, é importante a divulgação dessas informações e que a empresa consiga ser localizada nas pesquisas dos clientes.

Podemos utilizar as ferramentas disponíveis online de forma interessante e com muitas vantagens para a sua empresa.

Algumas dessas ainda desconhecidas pelos empresários com denominações técnicas como SEO (parâmetros de pesquisa de sites de busca) e palavras-chave (palavras mais procuradas nessas plataformas) quando combinadas podem auxiliar a alavancar as vendas e números de reservas aumentando a ocupação nas UH’s de seu empreendimento hoteleiro.

Mesmo utilizando desses recursos que serão abordados durante o artigo, é necessário ressaltar a importância da omnicanalidade, ou seja, no caso de um hotel, colocá-lo à disposição em vários sites de reserva como o Booking, Airbnb e o Trivago e a divulgação de conteúdo nas diversas redes sociais como o Facebook, Twitter, Instagram e Tiktok.

O que é uma empresa Omnicanal?

Muitas empresas já contam com uma comunicação multicanal, utilizando seus diferentes canais para se comunicar com seu target. Porém, acabam oferecendo experiências, produtos, preços, entre outros, com diferenças em cada um dos canais e a integração entre os meios, ou sua ausência, pode impactar diretamente na escolha do cliente.

No omnicanal, é de extrema importância que a empresa conheça seu público, entendendo seus gostos, comportamento, padrões de rotina de consumo, expectativas com sua marca e seus produtos, etc. Assim, poderá criar experiências únicas e integradas em qualquer ponto de contato entre a marca e seu consumidor.

A estratégia omnicanal permite que a marca atue com mais facilidade na atração e na fidelização de novos consumidores, pois esse público sabe que vai encontrar a empresa trabalhando com as mesmas políticas, preços e experiências, no online e no off-line.

 O que são palavras-chave? 

Afinal, oque são palavras-chave? Palavras-chave (keyword em inglês) são o principal instrumento de uma pesquisa. São termos compostos por uma ou mais palavras. Elas são a forma como um usuário escreve a sua dúvida nos buscadores com o intuito de obter respostas e solucionar seus problemas.

Qual a importância das palavras-chave?

As palavras-chave tem a importância de fazer com que a sua página seja encontrada nas buscas online, para uma empresa, significa a diferença entre ser encontrado, lido, compartilhado e curtido ou simplesmente não ser acessado por desconhecimento ou ignorância completa. É importante entender o interesse do público para criar estratégias de marketing digital assertivas, com foco em um público que possivelmente vai consumir o seu conteúdo.

Palavras-chave negativas, o que são?

As palavras-chave negativas são aquelas que vão trazer um público para o seu site  que possivelmente não vai gerar vendas, portanto é necessário identificá-las e excluí-las. 

Por exemplo: Você possui um camping. 

Um cliente busca por um hotel 5 estrelas no google e acaba caindo em sua página, por meio da palavra chave “hotel”, este cliente pelo seu perfil, não vai agregar vendas, logo a palavra hotel poderia ser excluída de suas palavras chaves.

Como identificar as palavras-chave e entender o seu público

Existem diversas ferramentas online que nos auxiliam a entender o comportamento do público online, dentre elas, deixaremos algumas indicações a fim de ajudá-los a entender a demanda e definir as palavras-chave, alcançando o sucesso do seu negócio online.

Análise de palavras-chave 

– Ubersuggest 

– Keyword tool  

– Análise às tendências do assunto através do Google Trends

Análise do que é pesquisado no Google

Para entender o comportamento do consumidor, existem algumas ferramentas que podem nos auxiliar no sentido de visualizar os tópicos mais pesquisados no mecanismo de busca.

– Answer the Public 

– Also Asked  

– Use Topic 

É importante também consultar referências no próprio Google, Youtube e redes sociais.

Entender as tendências de buscas no Google nos permite entender também demandas e capturar mudanças de interesses – Davi Colosso, Head de Agências do Google

Para se aprofundar no tema de palavras-chave, acesse o link: https://rockcontent.com/br/blog/o-que-sao-palavras-chave/

 

Travel Insights with Google

A Google anunciou uma nova plataforma baseada em três ferramentas de recolha e análise de dados para ajudar destinos, hotéis e parceiros comerciais a retomar a atividade, praticamente suspensa devido à pandemia.

A plataforma chama-se Travel Insights with Google e tem três ferramentas dirigidas a destinos, hotéis e parceiros comerciais da Google, segundo o “PhocusWire”.

Destinations Insights

Uma das ferramentas, a Destinations Insights, é apresentada como um recurso público para governos e entidades de turismo que detalha as principais fontes de procura de um destino, assim como os destinos dentro dos países que estão a captar mais interesse por parte dos viajantes.

Hotel Insights

A Hotel Insights é outra das novas ferramentas da Google, que junta dados de pesquisas por hotéis feitas no Google para ajudar unidades hoteleiras pequenas e independentes a definir as suas estratégias de marketing enquanto planejam a retoma das viagens.

Travel Analytics Center

A terceira ferramenta é o Travel Analytics Center, que permite aos parceiros comerciais da empresa combinar dados da sua própria conta Google com informação e dados sobre procura mais abrangentes, com o objectivo de gerir as suas operações e encontrar oportunidades para captar mais visitantes.

Para saber mais sobre o Destination Insights acesse o link: https://www.presstur.com/mercados/google-cria-plataforma-para-ajudar-o-turismo-a-recuperar-2/

 

Utilização na prática e a história do Recanto

https://www.vrbo.com/pt-br/imovel/p510558247

 

Como todo mundo já sabe o Google mudou a forma de como são feitas as pesquisas tanto científicas quanto às buscas de produtos e serviços. E não é de hoje que os pioneiros e mais antenados nos recursos e serviços que esse buscador poderoso oferece, são pequenos hotéis, pousadas, hostels e só depois vem as grandes cadeias hoteleiras.

Os pequenos e médios empresários têm, realmente, maiores liberdades e autonomia sobre seu empreendimento hoteleiro; seja por um hóspede comentar de como veio a conhecer tanto como serviços de consultoria sugerirem impulsionamentos em sites e redes sociais.

Já nas grandes cadeias o processo de aprovação de uma solicitação como essa gera uma enorme burocracia e diversos tipos de aprovação para implantação.

A vantagem do pequeno ou médio empreendimento hoteleiro é que muitas vezes você está em contato direto com o dono e na grande maioria esse é aberto a sugestões e não dispensa uma conversa ou um dedo de prosa durante um café.

Um caso o qual fiz parte da implantação de novos parâmetros foi na Recanto do Português, localizado em Torrinha, SP.

O dono era meu saudoso tio, Carlos Português, que não havia estudado Turismo ou Hotelaria, mas fez do seu sítio um empreendimento hoteleiro baseado em experiências que ele viveu durante viagens, e acolhimento de parentes e amigos, que sempre que visitavam a cidade preferiam ficar no sítio do que na casa no centro da cidade.

Ele fazia tudo, era o dono, central de reservas, recepcionista, cozinheiro, enfim, o anfitrião!

Porém havia um problema, as hospedagens só vinham na alta temporada ( Rodeio da Cidade, quando hospedava os artistas) e no verão. 

Como eu frequentava a cidade independente do clima e já estava quase me formando em turismo, com diversas experiências hoteleiras, resolvi dar alguns pitacos na coisa toda.

Como era feita a publicidade do Recanto?

Apenas com flyers impressos e marketing boca a boca.

Solução: Criamos ali mesmo, no computador da “Recepção” um síte 

            Como eram feitas as reservas?

            Ligações no celular pessoal e anotadas em qualquer papel.

Solução: No site havia um formulário de solicitação de reserva que caiam em seu e-mail, criado especificamente para o Recanto

            Como eram feitas as compras de insumos?

            O dono ia até o mercado todo dia.

Solução: Apesar de ser tudo muito próximo ele perdia no mínimo 3 horas do dia fazendo isso, então elaboramos uma lista padronizada do que se era consumido diariamente, compartilhamos a lista com o dono do mercado, dessa forma ele sabia o que tínhamos no estoque e mandava apenas o que faltaria, sem a necessidade de ir até o mercado.

 

Solução do Caso!

Essas pequenas transformações foram cruciais para alavancar as hospedagens e a criação de diversas outras soluções inteligentes.

Com isso o Google se tornou o maior aliado do empreendimento, primeiro lugar forneceu o avanço do conhecimento de um proprietário na questão de informatização de processos.

Depois que esses processos começaram a tomar forma, a administração de tempo se tornou outra tarefa, pois o Recanto começou a ter lotação esgotada em todas as estações, temporadas e eventos. A criação de atividades, acessibilidade, amenities e muitas outras coisas vieram com a simples implantação correta de ferramentas disponibilizadas pelo Google de forma gratuita e com padrões de automação dignos de hotéis de grande escala.

 

Uma conclusão pra se pensar.

Mas não podemos apenas confiar que a ferramenta fará o trabalho todo sozinha, você deve ficar por dentro das tendências do trade, se atualizar e atualizar seu site para sempre ter a melhor tipo de acessos, aqueles que dão retorno, aqueles em que a pessoa já se sente hospedada a partir da busca. A divulgação e atualização constante nas redes sociais, permutas com influencers, hoje a internet, google e diversas outras plataformas nos oferecem incontáveis maneiras de fazer a diferença, basta abrir os olhos para esse mundo digital que com a Pandemia do COVID-19 fez evoluir de forma monumental.

Aproveitem, fique de olhos abertos!

ANÚNCIOS DE VIAGEM COM O FACEBOOK E INSTAGRAM ADS

 Quando falamos em anúncio de viagem, uma das primeiras coisas que vem à mente é o papel do marketing nesse processo, e atualmente anunciar um produto ou serviço nos meios digitais, com novas ferramentas e tecnologias surgindo, ficou muito mais fácil anunciar.

E como inúmeras campanhas são criadas diariamente na net, se torna essencial que a sua se destaque, e para isso existem muitas estratégias que podem ser adotadas como abusar da criatividade e ousadia, e pensar no máximo de detalhes possíveis, assim, com certeza você terá bons resultados. Nesse momento o excesso de cuidado é recompensador.

O QUE DEVO SABER PARA ELABORAR UM ANÚNCIO?

Algumas etapas que precisam ser definidas, por exemplo, é o perfil do seu público, pois isso irá te ajudar a compreender a linguagem e preferências dele, não tente atingir qualquer um, pois isso dificulta a criação de engajamento da marca com os consumidores.

Outro tópico importante é sobre a abordagem visual. As pessoas muitas vezes ficam apenas rolando a página de suas redes sociais,  lendo superficialmente os títulos e, parando apenas quando algo captura sua atenção, então aposte em imagens impactantes, assim você aumenta a possibilidade de atrair mais clientes.

UTILIZAÇÃO DE MÍDIAS SOCIAIS PARA ANUNCIAR VIAGENS

Uma das formas de anúncio mais utilizadas são através do Facebook Ads e Instagram Ads, mas você sabe o que é, quais as diferenças e como utilizar esses recursos? Caso não saiba, é só continuar lendo que vamos explicar tudo!

O Facebook Ads e Instagram Ads nada mais, nada menos são anúncios publicitários dentro dessas plataformas (Ads vem de “advertisement” que é uma palavra inglesa e significa anúncio), o serviço disponibilizado permite que empresas possam divulgar seus produtos e serviços alcançando um melhor divulgamento. Vamos mostrar as principais diferenças entre os dois:

  • Informações disponíveis para o monitoramento

As duas redes utilizam gráficos e diversas métricas que podem ser visualizadas no gerenciador de anúncios. São dados como gênero, idade e localização das pessoas que, de alguma forma, engajaram com as campanhas.

Uma pequena diferença é nos relatórios de alguns casos específicos, de anúncios que não são comuns às duas redes sociais, a exemplo das campanhas para desktop, que só são elegíveis para Facebook e Stories do Instagram.

  • Perfil do público

Segundo a Pew Research, o Instagram é preferido pelo público mais novo, sendo mais popular entre pessoas de 18 a 29 anos, e 55% das pessoas nessa faixa etária que estão na internet usam a rede social.

Já o Facebook é melhor em atrair adultos e, apesar de ser mais popular entre pessoas da mesma faixa etária que o Instagram, o número de usuários é maior: 77% de quem utiliza a internet tem um perfil na maior rede social do mundo.

  • Engajamento

Apesar de o público ser maior no Facebook, o engajamento costuma ser maior no Instagram. Já que os mais jovens utilizam mais essa rede social, anúncios com visuais mais bonitos, especialmente sobre moda, beleza e arquitetura, ganham muita interação dos usuários.

Segundo o Instagram, 60% dos usuários diz que teve conhecimento sobre algum produto na rede social, 1/3 dos Stories mais visualizados são de empresas e mais de 200 pessoas acessam um perfil comercial por dia.

  • Possibilidade de segmentação

No Facebook é possível alcançar um público mais extenso, já que o número de usuários é muito maior que o do Instagram. Por isso, lá pode ser mais interessante investir se for para aumentar o reconhecimento de marca e alcançar o maior número de pessoas que o orçamento conseguir.

As possibilidades de segmentação são quase idênticas entre os dois sistemas. A única diferença que notamos é que, no Facebook, você pode anunciar tanto para usuários de computadores de mesa e desktop (e especificar os navegadores) quanto para smartphones. No Instagram, apenas a opção mobile é possível.

  • Tipos de anúncio

Existem diversos tipos de anúncios para Facebook e Instagram. Você pode criar campanhas com carrossel, fotos, vídeos, apresentação de slides e coleções.

A primeira diferença é que, no Facebook, os vídeos podem ser mais longos, ultrapassando o limite atual do Instagram de 60 segundos para o feed e 15 segundos para o Stories.

Portanto, se você for planejar anúncios com vídeos nas redes sociais, lembre-se de que terá que editá-los e respeitar o limite de tempo para o Instagram ou mesmo investir em apenas uma rede social.

A segunda é que o Facebook disponibiliza também o Messenger Ads, que facilita a conexão entre pessoas e empresas por meio de um chat online.    

Outra diferença são os anúncios em canvas que, apesar de disponíveis em ambas as redes sociais, no Instagram não é possível utilizar ofertas e produtos adicionados ao Facebook nem o localizador de lojas. Esse tipo de anúncio, no Instagram, aparece no Stories.

  • Custos do investimento

Os preços também variam entre os anúncios do Facebook e Instagram e isso depende de diversos aspectos. Uma pesquisa realizada pela AdEspresso demonstrou que, no Instagram, o custo por clique (CPC) costuma ser de, em média, US$ 2,40, enquanto que outro estudo descobriu que no Facebook esse valor é de US$ 0,97.

O estudo sobre o Instagram também detectou que os valores costumam variar de acordo com a segmentação do público-alvo, enquanto que no Facebook a época do ano tem mais influência.

No Instagram, os anunciantes que desejam comunicar sua mensagem a um público entre as faixas etárias de 18-24, 25-34 e 35-44 costumam pagar mais no CPC. Já no Facebook, campanhas veiculadas em datas comemorativas, como a Black Friday, são bem mais caras que em dias comuns, especialmente entre os meses de outubro, novembro e dezembro.

As horas em que os anúncios são veiculados também são importantes: a AdEspresso descobriu que os anúncios costumam ser mais caros quando veiculados entre 21h e 0h, e no domingo costuma ser mais barato.

Escolher entre Facebook e Instagram para criar campanhas de marketing e vendas depende muito dos seus objetivos e do orçamento que você tem disponível. Se você conseguir investir em ambos, essa é uma boa coisa a se fazer, pois você poderá otimizar cada canal e comparar desempenhos.

Além disso, mesmo que você ainda não tenha um perfil no Instagram, você conseguirá anunciar, pois tudo é feito dentro do próprio gerenciador de anúncios do Facebook, onde você também irá analisar os indicadores.

 

IDEALIZADORAS:

Tainá Moreno e Isadora Rodrigues

 

REFERÊNCIAS

BLOG OMNIBEES: 4 melhores práticas para anúncios de turismo nas redes sociais.

TOTAL MILHAS: As redes sociais podem ser o diferencial agência de viagens.

Diferenças:  6 Diferenças entre Insta e Face.

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NO TURISMO

Integrantes:

  • Geovana Santana Azevedo
  • Tayná da Silva Rodrigues

Tecnologia e Inovação no Turismo

            Nos últimos anos a tecnologia tem ganhado espaço em diversas áreas e passou a ser acessível por grande parte da população, mas você sabe como ela tem influenciado na inovação do turismo? Ou como ela pode transformar a sua experiência de viagem? E ainda como ela pode ser uma aliada na retomada do turismo pós-covid 19? Vem com a gente, que vamos falar sobre tudo isso daqui para frente.           
Segundo o estudo de um futurologista britânico Ray Hammond, até 2040 as viagens ficarão mais rápidas, fáceis e mais sustentáveis, oferecendo uma experiência rica aos viajantes. A previsão é que os sistemas de reconhecimento facial, façam com que o rosto se torne passaportes e cartões de embarque, facilitando os processos em aeroportos e hotéis.       

O que é tecnologia no turismo e como o mercado está mudando com ela?

Você provavelmente já se interessou por alguns destinos porque viu fotos nas redes sociais, correto? A partir do momento que as pessoas puderam passar a compartilhar suas experiências com outras, aumentou o interesse de diversos indivíduos por vivenciarem coisas semelhantes.

Um exemplo disso é a Maldivas, uma ilha que antigamente não era tão conhecida, mas que após vários posts de fotos no instagram ou vídeos do tik tok fez com que a maioria das pessoas soubessem da sua existência. Nem sempre a tecnologia estará diretamente envolvida no turismo, nesse caso ela está relacionada como a promoção do destino e sobre como ela pode trazer ideais turísticos sobre alguns lugares.

Esses ideais turísticos são os grandes responsáveis por criarem o interesse por certo destino, antigamente isso era feito através dos cartões postais, hoje em dia utiliza-se da tecnologia para a divulgação de todas as informações possíveis sobre o local.

Na atualidade tecnológica, as coisas que você posta são um reflexo da sua vida, então as pessoas sentem a necessidade de compartilharem suas viagens, o que fizeram enquanto estavam no lugar, além de darem dicas sobre o que fazer. É por isso que agências e as próprias localidades contam com a ajuda de influenciadores digitais para a divulgação de destinos e pacotes.

Além de todas essas divulgações, você com certeza já se deparou com outra inovação tecnológica do turismo, aquela que facilitou a criação de pacotes sem sair de casa, criando uma maior facilidade para os viajantes, as famosas OTA’s, ou melhor, agências online de turismo.

Travel Techs

Essa nova forma de trabalhar o turismo vem sendo explorada há alguns anos, porém ganhou maior destaque recentemente. Essas Travel Techs são empresas 100% online, que trazem mais agilidade e autonomia para os consumidores.

Empresas como Decolar.com, Hurb e MaxMilhas são exemplos de OTA’s e também são modelos de empresas que não possuem espaços físicos para venda, tudo é através de sites e aplicativos. Isso faz com que os turistas possam criar seus próprios pacotes do zero, de forma ágil, fácil e digital, e, por não ser necessário um agente de viagem para ajudar, os pacotes acabam até saindo mais baratos.

Ultimamente essas empresas estão instaladas em diversas áreas que podem se relacionar ao turismo, como o Uber e 99 taxi, que não são usadas somente por turistas, mas que podem trazer conforto para aqueles que decidirem usar em suas viagens.

Esse tipo de empresa totalmente online já existe na área financeira, imobiliária e agora está avançando rapidamente no turismo e a tendência é continuar assim, pois a tecnologia é de fácil acesso e pode ser compartilhada com grandes massas.

Se você quiser ler mais sobre as Travel Techs, entre na matéria do Panrotas: Panrotas.com.br.

Outras formas que a tecnologia influenciou o turismo e as principais Tendências Tecnológicas no Turismo

Como sabemos, a base de uma boa viagem são as experiências vividas pelos turistas e a tendência é cada vez mais usar inovações tecnológicas para atingir esse propósito. Trouxemos aqui alguns exemplos de tendências para você se antenar sobre o mercado, elas são:

  • Inteligência Artificial

Essa é uma das tendências que pode ser utilizada nas mais diversas áreas e vem sendo implementada rapidamente. Um exemplo disso são os robôs que auxiliam os turistas nos aeroportos, restaurantes e hotéis da China e do Japão. Chatbots também é uma forma de otimizar o atendimento ao cliente que está sendo empregado por hotéis e companhias aéreas. Se tiver interesse no assunto e quiser ler mais sobre robôs no aeroporto do Japão, acesse: 33 Gigahttps://33giga.com.br/

A biometria para agilizar embarques nos cruzeiros e aeroportos, facilitar o check-in nos hotéis e até em ônibus turísticos autoguiados na Finlândia é mais uma maneira que a inteligência artificial está envolvida a favor do turismo e da autonomia do viajante.

Com esses exemplos, já temos uma grande visão sobre como o setor turístico e as empresas estão investindo cada vez mais em novidades tecnológicas para atender melhor e mais rápido o seu cliente, mas também impressionar com a tecnologia desenvolvida e a inteligência artificial tomando cada vez mais espaço no dia a dia de hotéis e aeroportos.

  • Realidade Virtual e Realidade Aumentada

Os óculos VR têm sido utilizados como forma de entretenimento, seja em museus, em aviões, hotéis ou até mesmo em restaurantes.  Também são uma opção para aumentar as vendas em agências e operadoras, pois estão sendo aplicados como “amostras grátis” do turismo de algum lugar, para o cliente ter a experiencia virtual do local e comprar pacotes para conhecê-lo pessoalmente.

Eles possibilitam que o usuário tenha uma ideia de como seria conhecer determinado destino e assim criar mais expectativa de ir para aquele local o mais rápido possível.

Já em relação à RA, ela é semelhante ao VR, porém é mais barata e funciona de forma mobile, o que significa que você terá a experiência direto do seu celular e em qualquer lugar. Para o turismo essa é uma ótima opção também, pois podemos conhecer um pouco da cidade e das atrações do lugar para onde queremos ir.

A tecnologia multissensorial de realidade virtual permitirá que os turistas entrem em quartos de hotéis ou restaurantes virtualmente ou até visitem carnavais de rua do conforto do sofá da nossa casa. Realmente a tecnologia está mudando as formas de se fazer turismo.

  • Big Data

            Big data é um termo que descreve o grande volume de dados de uma empresa e ele pode ser analisado para orientar melhores decisões e estratégias futuras que a empresa deve tomar.

            Acredite, se tem algo que é muito utilizado pelas empresas é o Big Data, ele é o grande aliado para as propagandas personalizadas e com tudo que o usuário estava procurando, essa é uma forma de atrair e surpreender os clientes para se interessarem por sua empresa e o que ela tem a oferecer.

  • Uso da voz

A próxima grande tendência que trazemos aqui para você pesquisar é o uso de voz através de assistentes virtuais como a do Google, pesquisas mostram que em dois anos 50% das buscas serão feitas dessa maneira. Isso automaticamente influenciará o funcionamento das OTA’s, das redes hoteleiras e dos proprietários independentes.

Iremos poder reservar hotéis e restaurantes apenas com o uso de nossa voz, imagine quão rápido será isso! Definitivamente não nos ocupará mais tanto tempo essas burocracias na hora de viajar e teremos tempo de sobra para aproveitar o que a cidade tem a oferecer aos turistas.

  • Visual

Como já falamos antes, as aparências das redes sociais são de extrema importância para a nova geração. Um estudo da Schofields (2017) registrou que 40% dos millenials escolhem destinos, hotéis e restaurantes “instagramáveis”, ou seja, que sejam interessantes e bonitos o suficiente para tirarem fotos e chamarem a atenção no instagram e em outras redes sociais.

A exemplo disso, a Eastvjet lançou um aplicativo chamado Look&Book, que ao acessar o instagram registra a foto do destino, adiciona ao app, reconhece o lugar e automaticamente mostra as opções de voo.

Portanto, o turismo está cada vez mais voltado a exibição nas redes sociais e as empresas têm que pensar nessas questões ao criar o visual e a publicidade do seu lugar ou serviço.

  • Startups voltadas para o turismo pós pandemia

Algumas startups foram criadas com o propósito de recuperar o turismo após a pandemia, seja através de ajuda a empresas do setor sobre como lidar com a crise ou empresas que agilizam o processo de remarcações de passagens e reembolsos de passageiros através da Inteligência Artificial.

Durante esse período, uma empresa chinesa também criou câmeras infravermelhas para detectar e rastrear pessoas com febre nos aeroportos, isso faz com que evite contato e, consequentemente, um possível contágio.

Devido a esse período ao qual estamos passando, as pessoas irão confiar e procurar por alternativas mais seguras para viajar e as empresas já estão se adequando ao momento, por isso que a tecnologia está em tanto avanço na área e ela é uma grande aliada as startups para esse momento tão delicado de retomada das atividades.

  • Turismo sem sair de casa

A tecnologia no turismo também permite que as pessoas façam tours virtuais por diversas atrações, quase como um óculos de realidade virtual, mas através da tela do computador ou do celular.

Como o momento em que vivemos é muito delicado e muitas pessoas vão demorar para se sentirem seguras para sair de casa para viajar, com as lotações dos destinos após a pandemia, o turismo sem sair de casa é uma ótima alternativa para quem quer conhecer as atrações sem realmente estarem presentes nelas.

Convido você a conhecer mais sobre as Startups e um pouco do turismo online através do site Whow!https://www.whow.com.br

MARKETING DIGITAL PARA DESTINOS TURÍSTICOS

INTEGRANTES:

  • Camila Biancardi
  • Emilly Silva de Araújo

O marketing é essencial para que o turismo se desenvolva rapidamente, atingindo novos públicos e popularizando destinos. O marketing no turismo é movimentado na ideia base de que “os clientes não querem apenas pacotes de viagem, mas sim experiências” dando abertura para o vasto âmbito digital, que fornece diversas formas de imersão, atraindo cada vez mais a atenção dos clientes. 

Algumas boas estratégias de marketing digital para alavancar o crescimento de um destino turístico é garantir a facilitação de acesso à mapas do destino, a definição de uma persona – tipo ideal de cliente – para o destino ajudará nas escolhas de futuras estratégias de marketing, direcionando o conteúdo para um público específico.

O marketing de um destino trabalha também com a própria imagem do destino, assim como um logotipo turístico é selecionado junto com o slogan do destino. Diversos meios de comunicação facilitam a propagação de informações. Ter apenas um site sobre o destino não é uma boa forma de divulgá-lo, contas em mídias sociais atualizando sobre os eventos mais importantes no destino, assim como o desenvolvimento de novas atrações é uma forma muito mais simples e direta de divulgação, já que algumas dessas mídias possuem formas de alavancar algum post para que chegue em um maior número de pessoas.

Já a forma mais conhecida de marketing no meio digital são os anúncios. Mesmo que você não goste de anúncios, essa é uma forma rápida e de fácil acesso para garantir a comercialização de destinos, portanto, quanto mais, melhor!

COMO PROMOVER UM DESTINO TURÍSTICO?

  • Oferecer experiências diferentes.
  • Ter sinergia com seu público.
  • Apostar na Inteligência Artificial.
  • Fazer automação de tarefas.
  • Redes sociais.
  • Marketing de influencers.

Os turistas não param de procurar experiências diferentes que fujam do roteiro, das mais triviais e fotográficas. Estamos acompanhando o crescimento das experiências como base do relacionamento entre marcas e pessoas. Logo, ao projetar sua proposta de valor e comunicá-la através de seus canais, tente se diferenciar com experiências únicas que surpreendem o consumidor.

Quando temos sinergia com o público, é possível conseguir criar histórias e memórias, o que traz uma ótima sensação para o consumidor também criar sua própria história. Isso é, dar vida e personalidade à marca e se concentrar em tornar a experiência única e memorável para o consumidor. Existem diversas razões que mostram o Marketing Digital no Turismo uma tendência, pois diferente das formas tradicionais de marketing, o marketing digital nos permite executar estratégias de retorno direto e em curto prazo, ajudando as marcas a expandir sua mensagem para alcançar mais clientes, melhorar sua reputação e etc.

Os CRMs armazenam, depuram, coletam dados de pessoas e nos permitem obter informações sobre nosso público, passar do CRM tradicional para as ferramentas que integram a Inteligência Artificial nos permite criar experiências ligadas aos nossos clientes antes mesmo de ser um, passando pelo momento em que eles se tornam convidados até a lealdade.

Com as redes sociais podemos tornar nosso público-alvo mais próximo, interagindo e comunicando sobre promoções, descontos e novidades em primeira mão. Existem os influencers, que são pessoas com perfis de relevância, fazendo parcerias com sua marca, pode-se alcançar um bom número de visualizações.

POR QUE É IMPORTANTE DEFINIR A SUA PERSONA?

Primeiro vamos à definição de PERSONA: é um personagem semi-fictício, baseado em dados e comportamentos reais, que representam o cliente ideal de uma marca ou empresa. O objetivo é criar um perfil que resume as principais características dos clientes para que a marca consiga criar estratégias alinhadas ao seu público e capazes de atender suas demandas.

A definição de sua persona é muito importante para:

  • Obter mais conhecimento sobre o público.
  • Entender o valor de seu produto.
  • Ajudar a definir quais canais de comunicação serão mais úteis.
  • Definir melhor uso da linguagem.
  • Ter uma boa experiência no próprio site/redes sociais.

Existem vários tipos de perfis para a indústria do turismo, alguns deles são: O perfil Mochileiro, Viajante Solo, Cliente de Luxo, Cliente de Baixo Custo, Turismo Religioso, Turismo de Aventura, Ecoturismo e etc. Dessa forma podemos falar sobre a segmentação turística, que nada mais é
do que trabalhar com grupos específicos de consumo. A segmentação parte de uma parcela da oferta turística, para direcionar um destino para um segmento específico. Esta estratégia, é capaz de dar ao destino turístico uma identidade, e dessa forma direcionar melhorias no marketing.

ficha técnica

organização

Laboratório De Turismo Uamtour

M E DI TOMMASO VIAGENS E TURISMO - EPP, CNPJ 29.049.633/0001-76

Marcus Di Tommaso

ABETA - Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura

Luiz Del Vigna - Diretor Executivo

produção de conteúdo e pesquisas

Conceito de gestão da comunicação

Isadora Rodrigues Dos Santos

Letícia Monfradini Vianna

Mateus Julio Nunes De Campos

Pedro Augusto Primo Kraide

Tainá Aparecida Da Silva Moreno

Comunicação interna

Carla elizabeth pereira salas

Geovana Santana Azevedo

Kerolayne da Silva Souza Machado

Sarah Sipans Yole

Tayná da Silva Rodrigues

Comunicação com o público

Camila Bertocco Biancardi

Daniel Cezar Prado

Danilo Vilela Dos Santos

Emilly Silva De Araújo

Sophia Rodrigues De Medeiros

UNIVERSIDADE DE TURISMO ANHEMBI MORUMBI

Sobre a UAMTOUR

Um laboratório que prepara alunos para o mercado de trabalho, com foco prioritário na pesquisa e desenvolvimento de soluções para o universo do turismo, hotelaria, gastronomia, transporte e eventos como um todo.

Com o objetivo de potencializar a qualificação profissional de alunos dos mais diversos cursos acadêmicos que se vinculem com o setor, criando uma conexão mais profunda entre universidade e indústria, a partir da administração do capital humano.

Buscar soluções que forneçam oportunidades para os próprios membros da comunidade (alunos, professores, pesquisadores, entre outros), gerando conhecimento e experiência para os estagiários ingressarem no mercado, também faz parte do projeto.

alunos feliz

Proporcionar um aprendizado diferenciado, onde:

  • 70% do seu desenvolvimento será mediante a prática de atividades reais de uma empresa no dia a dia;
  • 20% através da troca de experiências e do relacionamento com pessoas e empresas;
  • 10% com treinamentos, estudos, cursos, entre outros.
 
  1. Pesquisas de destinos;
  2. Seleção e classificação de fornecedores;
  3. Elaboração de roteiros de viagem;
  4. Atendimento (on-line) ao cliente;
  5. visitas técnicas nas empresas;
  6. contato com empresários do setor;
  7. participação de projetos junto com as associações de classe do segmento;
  8. participação em eventos

e muito mais…

 
  1. atividades complementares de curso
  2. estágio não remunerado

DURAÇÃO: 

estágio de 2ª a 6ª feira (4h por dia)

atividade complementar  (ON LINE – hora/trabalho)

TÉRMINO: 25 junho.

  • estar cursando turismo (independente do semestre)
  • falar inglês
  • comunicação 
 
 
  1. seguro de vida
  2. certificado de participação (para atividades)
  3. certificado de estágio
 
 

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