Embu das Artes

UAMTOUR LAB 3 - MARÇO 2021

ficha técnica

organização

Laboratório De Turismo Uamtour

Marcus Di Tommaso

MUNICÍPIOS PRóximos a são paulo com potencial turístico

ALUNOS DO CURSO DE TURISMO

Sophia Campos Prieto

Tiago Jerônimo Marcelino De Lima

Embu das Artes

Tudo começa em 1624,quando dois grandes proprietários da região doaram à igreja uma quadra de terras, o intuito era a construção da capela do rosário que se iniciou em 1628. O projeto foi liderado pelo Padre Belchior de Pontes que transferiu para  suas proximidades a aldeia de M’Boi.

A aldeia originou a corruptela de Embu

Em 1740 foi iniciada a construção de um convento anexo à capela, foram reunidos no aldeamento vários padres artistas que elaboraram os trabalhos de decoração da mesma, a verba utilizada na obra foi possibilitada através da venda de algodão que era cultivado em grande escala.

No final do século XIX, a Cúria Diocesana de São Paulo contratou o engenheiro Henrique Boccolini para demarcação do patrimônio, ele foi responsável pelas primeiras obras de apoio à conservação das construções.

Em 1959 a comunidade local começou a desenvolver atividades artísticas explorando o turismo como fonte de renda do Município.

Formação Administrativa

Em 1880 é criado o distrito de M ́ Boi, pertencente ao município de Itapecerica da Serra. Em 1938 o distrito passa a se chamar Embu. Alguns anos mais tarde, mais precisamente em 1959, o distrito é elevado à categoria de município.

BENEFÍCIOS QUE O TURISMO TRARIA PARA Embu das Artes

Certamente a atividade turística tem muito a agregar! Geração de empregos, aumento do consumo de produtos no comércio, melhorias nas ruas e estruturas da cidade. O Embu das Artes é uma cidade que já encara o Turismo como um de seus principais elementos há algum tempo.

dicas

Links Úteis

O Site São Paulo sem mesmice preparou um guia super interessante sobre tudo que o Embú das Artes tem a oferecer.

https://saopaulosemmesmice.com.br/o-que-fazer-em-embu-das-artes-sp/#g4

O site da prefeitura tem tudo bem detalhado já que o Turismo é um ponto forte da cidade.

http://cidadeembudasartes.sp.gov.br/embu/portal

FONTES DE PESQUISA:

hospedagem:  Tripadvisor, Booking.com

História e atrativos: Prefeitura do Embu das artes

restaurantes: Embudasartesnet

Atrativos: São Paulo sem mesmice

O QUE LEVAR:

Pouca coisa!

Óculos de Sol,protetor solar, uma garrafinha de água e talvez um chapéu. A cidade é cheia de ladeiras então a ideia é não “Carregar” muita coisa.

principal atração

Embu das Artes é conhecida como cidade do artesanato justamente pela grande produção de peças com essa característica, sejam elas de decoração, móveis ou bijuterias. Com isso, o grande foco do turismo local vem do artesanato, seja nas lojas que vendem desde redes à móveis, ou nas galerias de arte e até mesmo na feirinha livre que acontece no centro da cidade e emoldura restaurantes charmosos.

MELHOR ÉPOCA PARA VISITAÇÃO:

No verão a cidade é muito quente e no inverno, as temperaturas são bem baixas. Um local que tem uma natureza abundante como o Embu, a melhor época é a primavera, clima fresco, flores etc.

ONDE COMER:

Empório São Pedro

 Com 20 anos de tradição, o pequeno bistrô fica localizado na Viela das Lavadeiras, o restaurante de comida mista entre italiana e brasileiras conta com deliciosos pratos, tendo opções vegetarianas.                                                                Endereço: Rua Siqueira Campos – Viela das Lavadeiras, casas 28 e 75 – 2875 – Centro

Telefone:(11) 4781-2797

O Garimpo

O restaurante é um dos mais tradicionais de Embu das Artes, localizado no coração da cidade, serve culinária alemã e outros pratos diversificados.                         Endereço: Rua da Matriz, 136 – Centro                                                             Telefone: (11) 4785 1400   

Buenos Aires

Como o nome sugere, a especialidade da casa é a culinária argentina. O restaurante é indicado para o almoço, já que encerra às 17:00. Instalado em um casarão colonial, fica localizado na Rua da Matriz, 62 – Centro                         Telefone: (11) 4557 0623

ONDE SE HOSPEDAR:

 Pousada Vale do Sol

Localizada em Embu, a Pousada Vale do Sol dispõe de restaurante, estacionamento privado gratuito, piscina ao ar livre e bar. Todos os quartos desta pousada incluem mesa de trabalho e TV de tela plana.Na Pousada Vale do Sol, você pode saborear um buffet de café da manhã. Endereço: Rua Vereda das Tulipas, 3899

Hotel Vale das Artes

O Hotel Vale das Artes dispõe de Wi-Fi gratuito em toda a propriedade e oferece acomodações a apenas 800 metros da Feira de Artes e Artesanatos, em Embu. Há estacionamento privativo gratuito disponível no local. O café da manhã está incluso na diária. Endereço: Rua Cassio M’Boy, 47

 Pousada Villa Serena Bed & Breakfast

Situado em Embu, o Villa Serena Bed & Breakfast oferece acomodações com piscina ao ar livre, estacionamento privativo gratuito, jardim e terraço. A pousada dispõe de quartos família.Na pousada, os quartos estão equipados com guarda-roupa, TV de tela plana e banheiro privativo. Muitos casais buscam por essa hospedagem. Endereço: Rua João de Barros, 661

Parques e Praças:

Embu das Artes é um município privilegiado, com vegetação de Mata Atlântica e Cerrado. Este último, ainda pouco explorado na região, precisa de estudos, mapeamentos e projetos de preservação.

Praça das artes

Localizada no centrinho da cidade, a Praça das Artes é um dos principais pontos de parada para os turistas, nela encontramos um charmoso coreto que traz um elemento de nostalgia. Aos finais de semana e feriados, barraquinhas e artistas da feirinha marcam presença exibindo seus trabalhos. Há pouco tempo a praça ganhou um letreiro com o nome da cidade, atração que já é super concorrida para tirar fotos.

Localização:  Rua da Matriz, 16A – Centro –  Embu das Artes – SP.

Parque lago Francisco Rizzo

 principal área verde em Embu das artes com mais de 200 mil metros quadrados. O parque dispõe de um lago, o Lago Francisco Rizzo onde encontramos diversos tipos de peixes, é uma ótima opção de passeio ao ar livre.

Localização:  Rua Alberto Giosa, 390 – km 282 da Rodovia Regis Bittencourt – Embu das Artes – SP

COMO CHEGAR:

O município se localiza ao lado da cidade de São Paulo, uma média de 34 KMs do centro da capital até o centro do Embu. A melhor opção de transporte é ir de carro pela Rodovia Régis Bittencourt, o trajeto leva em média 40 minutos.

Atrativos Culturais:

Eventos tradicionais

Temos a Festa de Santa Cruz, a festa mais antiga do Embu. O evento reúne uma série de apresentações que mesclam fé, religiosidade e cultura por meio da música, dança, teatro e culinária relacionadas aos festejos iniciados pelos padres jesuítas a partir do século XVII. O evento acontece sempre no mês de Maio

Centro Cultural Assis do Embu

O Espaço conta com um acervo sobre toda a história do Embú das Artes, além disso promove exposições temporárias e apresentações artísticas com entrada gratuita.  Localização: Largo 21 de Abril, 29 – Embu das Artes – SP.

Museu de Arte Sacra dos Jesuítas

 O Museu se localiza no Largo dos Jesuítas, principal ponto de acesso do centro histórico de Embu das Artes e faz parte de um conjunto arquitetônico que possui um grande valor histórico. No acervo são encontrados imagens sacras do século XVII a XIX em madeira, terracota e armações em roca esculpidas pelos jesuítas e índios. Localização: Largo dos Jesuítas, 67 – Centro – Embu das Artes – SP.

Memorial Sakai

O Memorial reúne toda obra do mestre Sakai, esculturas de barro e terracota desenhadas pelo artista. O local também dispõe de uma escola de terracota com cursos regulares e oficinas gratuitas.

Localização: Rua Rebolo Gonzáles, 185 – Vila Cercado Grande – Embu das Artes – SP

Feira de artes e artesanato

A feira de artes e artesanato ocorre aos finais de semana e feriados e é hoje uma das maiores atrações da cidade. A feira ocupa algumas das principais ruas do centro histórico. A feira oferece uma variedade de trabalhos artísticos que vão de pinturas, esculturas, cerâmica, roupas, bijuterias e comidas artesanais. Localização: A feira ocupa algumas ruas no centro da cidade, as principais são    Rua Nossa Senhora do Rosário, Rua Joaquim Santana, Rua Boa Vista, Tv Mal. Isidoro Lopes e Largo 21 de Abril. Funcionamento: Sábado, Domingos e Feriados das 11h às 18h.

Feira do Verde de Embu das Artes

A Feira do Verde de Embu das Artes acontece no mesmo dia da Feira de Artes e Artesanatos, e se localiza na Rua Siqueira Campos. A Feira oferece uma diversidade de plantas, flores e árvores frutíferas de pequenos produtores. Não é tão grande quanto a Feira de Artes, ocupa apenas uma rua do centro histórico. Localização: Rua Siqueira Campos– Centro – Embu das Artes – SP.

Viela das lavadeiras

A Viela das Lavadeiras é um dos locais favoritos quando o assunto é tirar fotos,o ponto turístico se localiza no centrinho histórico e recebeu esse nome pois antigamente era usada como passagem por mulheres que iam até o Rio lavar suas roupas. Outro fator super interessante é que suas paredes são compostas por grafites. Localização: Rua Siqueira Campos, 2-122 – Centro – Embu das Artes – SP

Lojas e antiquários

 No Embú das Artes encontramos diversas lojas com uma grande variedade de itens modernos para decoração de casas e também antiquários com móveis antigos.Esses estabelecimentos se localizam no miolo do centro histórico nas ruas Nossa Senhora do Rosário, Rua Joaquim Santana, Rua Boa Vista e Largo 21 de Abril.