É um município do estado de São Paulo, de clima subtropical, que atualmente conta com 403.183 habitantes, conhecidos como carapicuibanos. Fica a 29km de distância da capital, seus vizinhos são Osasco, Barueri e Jandira.
Carapicuíba foi uma antiga aldeia de índios, uma das doze Aldeias fundadas pelo Pe. José de Anchieta (por volta de 1580), para preservar a educação e a moralização dos silvícolas na presença do homem branco.
A cidade já foi distrito policial, distrito de paz, já foi parte do município de Cotia e Barueri, e foi em 26 de março de 1965 que tornou-se município.
Geraria mais empregos, alavancaria o comércio local, melhoria da qualidade de vida da população, valorização do trabalho do artesão e pequenos comerciantes.
O visitante pode ter uma ótima estadia em qualquer época do ano, mas pelo calor e menos chance de chuvas recomendamos ir no verão.
Bem acessível, o turista pode ir de carro ou transporte público, saindo da estação pinheiros vá até o final da linha e pegue a linha CPTM L8 descendo na estação Carapicuíba, dessa estação é possível ir andando as opções de hospedagem mas recomendamos pedir um Táxi ou Uber.
Anfiteatro FUCA : Rua José Fernandes Teixeira Zuza, 500 – Vila Cretti
Teatro Municipal Jorge Amado: Espaço tradicional com peças teatrais para crianças e adultos, além de músicas e palestras, localização: Av. Miriam, 86 – Centro
Casa da Cultura: Conserva o acervo das imagens e objetos indígenas, esculturas que contam a história pelo seu estilo e arte. Fica localizado na Praça da Aldeia Casa, 16
Aldeia de Carapicuíba: Tombada em 1940 pelo IPHAN, a Igreja da Aldeia está localizada no centro da praça e foi construída em 1736, tinha como orago São João Batista. Atualmente o orago é Santa Catarina de Alexandria. Bem em frente à porta se vê a cruz, colocada sobre um alto pedestal de tijolos. Essa visão lembra folclore, religião, família.
Parque do Planalto: Parque público verde com campos de futebol, trilhas pavimentadas, playground e bancos para relaxar. Localizado na Rua Serra de Mailasqui, 40- Jardim Planalto.
Parque dos Paturis: É um parque que fica localizado próximo à divisa com Osasco, Rua Garça – Vila Municipal.
Parque Gabriel Chucre: Inaugurado em 2012, foi construído sob termo de compensação ambiental. O Parque está vinculado ao Rio Tietê tanto em sua história quanto em sua proposta projetual. Está equipado para oferecer lazer e recreação, além de centro de educação ambiental. Localização: Avenida Consolação, 505 – Vila Gustavo Correia. Site Parque Gabriel Chucre
Praça Amazonas: Avenida Amazonas – COHAB
Praça da Aldeia: Praça da Aldeia – Jardim Marilu. É nessa praça que está localizada ao centro a Igreja da Aldeia e em uma das casas ao lado está a Casa da Cultura.
Praça das Bandeiras: Av. Dep. Emílio Carlos – Vila Caldas. A praça possui bancos feitos com eucalipto tratado, arborização com coqueiros e plantas ornamentais. As bandeiras, que dão nome à praça, ficarão alojadas em três mastros, sendo a do Brasil um mastro de 30 metros de altura, a do estado de São Paulo, 20 metros e da cidade de Carapicuíba também com 20 metros. A praça oferece à população e aos visitantes um local de descanso e lazer.
Praça das Pedras: Rua dos Patriotas – Vila Lourdes
Praça São Pedro: Localizada no bairro Vila Sul Americana.
Fantasy Park: Localizado no Plaza Shopping Carapicuíba. Estrad. Ernestina Vieira, 149 – Vila Dirce. Aberto todos os dias das 10 às 22 horas. Site Fantasy Park
Festa de São Pedro: É considerada a maior festa junina da região Oeste da Grande São Paulo, acontece de 20 a 29 de junho na Vila Sul Americana. Realização de novena, missas e procissão. A comemoração homenageia o santo padroeiro de Carapicuíba, São Pedro.
Festa de Santa Cruz: Acontece na Aldeia de Carapicuíba, nos dias 1 a 4 de maio, tem suas origens no período da colonização portuguesa, com a influência religiosa dos padres jesuítas. A festa surgiu como forma de facilitar a catequese dos povos nativos da região, agregando às tradicionais danças indígenas em volta da fogueira, um elemento cristão – a cruz.
O primeiro dia é marcado pela apresentação de grupos e artistas que tocam e cantam música de raiz. No segundo, acontece o tradicional levantamento do mastro, dando início à dança de Santa Cruz, que segue por três dias consecutivos.
Festa de Santa Cruzinha: Celebrada na Aldeia Jesuítica, nos dias 14 e 15 de setembro, é uma das festas religiosas mais tradicionais e antigas de Carapicuíba, a celebração dá continuidade à tradicional Festa de Santa Cruz.
Festa de Santa Catarina: Acontece nos dias 24 e 25 de novembro, é uma homenagem a padroeira da Aldeia Jesuítica.
Plaza Shopping Carapicuíba: Ernestina Vieira, 149
Celular, gps e saco plástico para lixo