CAMAÇARI - BA

UAMTOUR LAB 4 - agosto 2021

ficha técnica

organização

Laboratório De Turismo Uamtour

Marcus Di Tommaso

MUNICÍPIOS brasileiros com potencial de aumentar turístico

ALUNOS DO CURSO DE TURISMO

Camila Biancardi

Emilly Araújo

CAMAÇARI

A cidade de Camaçari, localizada no estado da Bahia (BA), foi fundada no ano de 1758. A localidade está em uma altitude de 36m em relação ao nível do mar, e atualmente possui uma população estimada em 309.208 habitantes. A área total de Camaçari é de 762,7 km².
Está localizada relativamente próxima à capital da Bahia, Salvador. Essa proximidade com a principal cidade do estado fez com que Camaçari logo se desenvolvesse e começasse a atrair grandes indústrias. Este fato fez com que fosse criado o polo industrial de Camaçari. Trazendo a fama de “Cidade Industrial”.

A cidade possui alguns pontos interessantes para atrair turistas da Bahia e de outros estados brasileiros. Além de suas praias belíssimas, há muita movimentação na cidade, o que contribui para que mais turistas cheguem até ela. Por conta da presença do polo industrial, grande parte dos turistas chega até a cidade para negócios.
Um dos pontos mais procurados é a unidade do Projeto Tamar, importante programa de proteção às tartarugas marinhas que é referência no Brasil e no mundo. Além dele, a cidade abriga uma das principais vilas Hippies do país, localizada no distrito de Arembepe.

Benefícios que o turismo traria para CAMAÇARI

O Polo Industrial é uma das maiores economias da cidade, gerando oportunidades de empregos para a sociedade, expansão dos empreendimentos e até mesmo possibilidades de desenvolver uma melhor infraestrutura. O turismo seria outra forma de alavancar a economia, gerando oportunidades de emprego para a sociedade local, de expansão dos empreendimentos e até mesmo possibilidades de desenvolver uma melhor infraestrutura, valorizando também a cultura camaçariense. Fazendo com que Camaçari seja reconhecida pelo seu potencial.

História :

A história de Camaçari começa às margens do rio Joanes, em 1558, com a formação da Aldeia do Divino Espírito Santo pelos jesuítas João Gonçalves e Antônio Rodrigues. Logo depois, foi instalada a Companhia de Jesus, espaço para catequização dos índios tupinambás que viviam na região.

Em 1624, a Aldeia do Divino Espírito Santo desempenhou um papel importante na expulsão dos holandeses que chegaram à Bahia. Na época, sob a liderança do bispo D. Marcos Teixeira, várias autoridades foram acolhidas na vila e organizaram as tropas de resistência, juntamente com os índios, expulsando, um ano depois, os invasores.
Camaçari foi emancipada no dia 28 de setembro de 1758, por meio de decreto do Marquês de Pombal, que alterou o nome do povoado para Vila de Nova Abrantes do Espírito Santo e expulsou os jesuítas que viviam na região. Tempos depois, passou a ser chamada apenas de Vila de Abrantes.

Os primeiros registros apontam a existência de 544 casas e 1.200 habitantes. A vila, por falta de liderança jesuítica, teve a sede transferida para o arraial de Parafuso, não chegando a se efetivar e voltando novamente para Abrantes.
Nessa época, as terras que compõem o município pertenciam ao desembargador Tomaz Garcez Paranhos Montenegro. Graças à influência política, ele conseguiu trazer em 1860 a estrada de ferro para suas terras, o que impulsionou o crescimento da região.
O topônimo, que inicialmente se escrevia Camassary, tem origem tupi-guarani. O significado é árvore que chora, devido às folhas ficarem cobertas de gotículas.

melhor época:

Em relação ao melhor dia ou época para viajar a Camaçari, vale lembrar que o Nordeste faz calor o ano todo e essa escolha dependerá do seu objetivo: se for agito e baladas, o verão e o carnaval são boas pedidas. Se quer tranquilidade ou romance, pode valer a pena ir durante a primavera ou outono.

Os meses de dezembro, janeiro e fevereiro são os mais procurados e de maio a agosto são os menos, já que são tempos de chuva.

Principal foco turístico da região:

  • Turismo Industrial
  • Vegetação

As vegetações encontradas no município são dunas, manguezais, restingas, mata ciliar e atlântica. Existem três áreas de proteção ambiental (APA): Joanes/Ipitanga, Rio Capivara e Lagoas de Guarajuba.

Atrativos naturais:

Arembepe: A mais famosa aldeia Hippie do Brasil é um distrito de Camaçari, município que abriga belas praias e um dos maiores pólos petroquímicos do país. Sua beleza já encantou personalidades como a cantora Janes Joplin e o conjunto Novos Baianos, que lá fizeram longas estadias durante os anos 60. A praia, além de possuir águas cristalinas, piscinas naturais e arrecifes, abriga uma das mais importantes iniciativas de proteção ambiental do Brasil, o Projeto Tamar. O passeio a Arembepe vale a pena, tanto pelo clima de paz, quanto pelas diferentes opções de lazer que o lugar oferece.

Barra do Jacuípe: A área abrange um povoado de mesmo nome, onde residem pescadores e pessoas que trabalham na região. Jacuípe é muito procurada para o veraneio, já que possui muitas casas em condomínios bem estruturados. A paisagem mescla a praia, dunas, uma lagoa, e o bonito Rio Jacuípe, ótimo para aventuras de caiaque, jet-ski e pesca de linha. O local ainda é muito bom para o camping. Atenção apenas com mar, que, durante a maré alta, apresenta correntezas e ondas fortes.
Guarajuba: Praia urbana margeada por condomínios e hotéis de alto nível. Durante a noite, a praça central fica lotada de jovens, que tomam os bares do local, fazendo de Guarajuba o “point” da região. A praia, de águas tranquilas e quentes, conta com muitas barracas especializadas no preparo de frutos do mar. Com lojas, farmácias e bons restaurantes, este destino oferece em doses bem equilibradas belezas, agitos e comodidades.

Jauá: Pelo grande número de moradores permanentes, a localidade adquiriu um clima de cidade pequena. Em sua orla as noites de verão pegam fogo, recebendo um número muito grande de jovens que lotam seus bares. O clima do local é muito agradável, deixando ótimas impressões naqueles que o visitam. A praia é protegida em toda sua extensão por uma parede de corais, que torna o mar excelente para o banho durante todas as fases da maré. No trecho chamado de Pororoca, no entanto, as águas entram com força na enseada, fazendo a alegria dos surfistas.

Praia de Busca Vida: Com 9 km de extensão, esta praia de ondas fortes e mar aberto encontra-se quase privatizada, com a construção de um grande condomínio no local. Para curtir suas belezas, incluindo uma lagoa de mesmo nome, o visitante poderá chegar a pé ou de bicicleta. Os surfistas apreciam bastante as boas ondas que rolam lá, durante quase todo o ano.

Praia de Interlagos: Como o seu próprio nome já revela, a região está entre lagos, marcada por grandes dunas e um vasto coqueiral. A praia é de mar aberto com ondas fortes, o que atrai muitos surfistas. Tomada por um condomínio residencial de alto luxo, Interlagos só permite o acesso de automóveis dos moradores. Já para os pedestres, o acesso é livre.

Praia de Itacimirim: Com um resort de alto luxo, restaurantes e boas barracas de praia, Itacimirim é marcada por sua boa infra-estrutura. Ao norte, o Rio Pojuca encontra o mar, deixando as águas mais escuras e atraindo muitos peixes, como o Robalo. Com um grande número de casas de veraneio, o movimento no local só aumenta nos grandes feriados e no verão. Durante o resto do ano, a população nativa e os surfistas, interessados nas belas ondas do local, povoam a praia de forma constante.

Praia do Japonês: Bastante próxima a Jauá, sua vizinha mais famosa, esta praia é muito procurada por surfistas, que encontram no local, ondas com excelente formação em fundo de areia. O nome da praia foi atribuído ao seu primeiro habitante, um japonês.

Praia do Forte: A praia do forte é tão bela quanto as demais: coqueiros, águas em várias tonalidades de azul e areia dourada de tirar o fôlego dos desavisados. Mas, ela tem algo a mais, que é o projeto Tamar, responsável pela proteção das inúmeras tartarugas que migram todos os anos para se reproduzirem por lá. A praia do forte é um dos redutos naturais das espécies de tartarugas brasileiras e não é raro encontrar seus filhotes em direção ao mar durante a reprodução.

Atrativos culturais:

Museu UNICA: Museu de ciências em Camaçari, Bahia. Endereço: R. do Telégrafo – Bairro do Natal, Camaçari – BA

Museu Da História Cultural De Arembepe: Museu na Praia de Arembepe, Bahia Endereço: R. Direta de Arembepe, 4 – Abrantes, Camaçari – BA

Teatro Cidade do Saber
Endereço: R. do Telégrafo, s/n – Centro, Camaçari – BA. Horas: 08:00 – 20:00

Parque e Praças

Praça Agueda Bandeira Morais: Parque em Camaçari, Bahia. Endereço: Av. Ver. Pedro Ribeiro de Freitas – Gravatá, Camaçari – BA Horas: Aberto 24 horas.

Campo do Chafariz: Parque na Bahia Endereço: Parque Florestal, Camaçari – BA Horas: Aberto 24 horas.

Praça Céu Azul: Parque no Burizeiro, Bahia
Endereço: R. Sem Denominacao, 575 – Centro, Camaçari – BA. Horas: Aberto 24 horas.

Praça da Harmonia: Parque na Bahia
Endereço: R. Principal, 25 – Jardim Limoeiro, Camaçari – BA, 42801 Horas: Aberto 24 horas.

Horto Florestal: Parque ecológico em Camaçari, Bahia

Endereço: R. Bela Vista – Gleba B, Camaçari – BA Horas: 07:00 – 17:30.

atrativos de lazer:

Recanto Ecológico Sucupira: Com uma área de 27.000 m², o Recanto Ecológico Sucupira possui piscina, campo de futebol, parque infantil, lagos propícios à pescaria e um pomar de dar água na boca, com laranjeiras, limoeiros, jambeiros, mangueiras e coqueiros, é claro. Funcionando em sistema “day-use”, das 8h às 17h, o local é aberto ao público durante os domingos e feriados. O ingresso pode ser adquirido no local, não havendo necessidade de reservas. De segunda a sábado, o Recanto fica restrito a empresas, grupos de terceira idade e excursões escolares.
Esses grupos, entretanto, devem realizar um agendamento prévio.

Fazenda BoaVentura: Dentro de uma localização privilegiada, a fazenda possui
130.000 m² de Mata Atlântica, pasto e áreas de lazer. Localizada no distrito de Abrantes, Camaçari, a cerca de 10 minutos da estrada do côco, e conta com um super estrutura e pro?ssionais altamente capacitados e treinados para atender sempre da melhor maneira todas as necessidades dos nossos visitantes, a?nal, ver a satisfação dos nossos clientes ao ?nal de cada evento é a nossa maior
recompensa.
Endereço: Rua Terra Maior, Abrantes, Camaçari, Camaçari – BA Horas: 08:00 – 17:00.

Atrativos Religiosos:

Paróquia Do Divino Espírito Santo: Igreja católica na Bahia Endereço: Praça da Matriz, S/N – Abrantes, Camaçari – BA Horas: 09:00 – 12:00 e 14:00 – 19:00.

Paróquia São Tomé Apóstolo: Igreja católica em Camaçari, Bahia Endereço: R. da Acácia Amarela, 02 – Gleba e, Camaçari – BA

Igreja Presbiteriana de Camaçari: Igreja evangélica em Camaçari, Bahia Endereço: R. Dez de Abril, 253 – Alto da Cruz, Camaçari – BA
Horas: ter e qui (19:00 – 20:30) dom (09:00 – 11:00 e 18:00 – 20:30).

Unzo N’Ganga Kuatelesa Ninza: Destino religioso Endereço: Camaçari, BA
Horas: 09:00 – 15:00

COMO CHEGAR:

Distâncias entre Camaçari e as principais cidades do estado da Bahia.

  • Salvador: 51,9 km (50 min).
  • Feira de Santana: 105 km (1h 38 min).
  • Vitória da Conquista: 507 km (7h 35 min).
  • Porto Seguro: 700 km (10h 34 min).

Rio de Janeiro

• Carro: a média é de 25h, passando por diversos pedágios e viajando pela BR-116. Totalizando 1676 km.

• Avião: a média do tempo dos voos é de 1h55min, independente do aeroporto de partida. A chegada ocorrerá no aeroporto de Salvador, precisando que o trajeto seja completado por um traslado, carro ou ônibus. Se o voo tiver conexão, estima-se mais de 3h de viagem. O preço das passagens é a partir de R$868, dependendo da companhia aérea escolhida.

São Paulo

• Carro: a média é de 28h, passando por diversos pedágios e viajando pela BR-318 e BR-116. Totalizando 1949 km.

• Avião: a média do tempo dos voos é de 2h15min, independente do aeroporto de partida. A chegada ocorrerá no aeroporto de Salvador, precisando que o trajeto seja completado por um traslado, carro ou ônibus. Se o voo tiver conexão, estima-se mais de 3h de viagem. O preço das passagens é a partir de R$946, dependendo da companhia aérea escolhida.

Brasília

• Carro: a média é de 18h56min, passando por diversos pedágios e viajando pela BR-020 ou BR-242. Totalizando 1456 km.

• Avião: a média do tempo dos voos é de 1h50min. A chegada ocorrerá no aeroporto de Salvador, precisando que o trajeto seja completado por um traslado, carro ou ônibus. Se o voo tiver conexão, estima-se mais de 3h de viagem. O preço das passagens é a partir de R$1290, dependendo da companhia aérea escolhida.

Fortaleza

• Carro: a média é de 17h24min, passando por diversos pedágios e viajando pela BR-116 e BR-020. Totalizando 1293 km.

• Avião: a média do tempo dos voos é de 1h45min. A chegada ocorrerá no aeroporto de Salvador, precisando que o trajeto seja completado por um traslado, carro ou ônibus. Se o voo tiver conexão, estima-se mais de 3h de viagem. O preço das passagens é a partir de R$1419, dependendo da companhia aérea escolhida.

Eventos Tradicionais:

JANEIRO:

Festa de Reis Dia: 6 de janeiro
Locais: Barra do Pojuca e Cajazeiras de Abrantes
Considerada como uma das mais tradicionais do catolicismo, o evento celebra a visita dos três Reis Magos ao menino Jesus, após o seu nascimento, guiados por uma estrela no céu. O Reisado ou Folia de Reis, como também é popularmente conhecido, acontece em diversas regiões brasileiras de acordo com aspectos culturais locais. No município camaçariense, a festa é passada de geração em geração e conta com a participação de diversos grupos artísticos para apresentações culturais.

Lavagem Barra do Pojuca Dias: 10 a 13/01
Realizada há mais de 100 anos, a lavagem de Barra do Pojuca abre o ciclo de lavagens que acontecerão no novo ano. Rendendo homenagens a São Francisco de Assis, fiéis seguem em procissão por um percurso de aproximadamente dois quilômetros, saindo da entrada do distrito em direção a Igreja Matriz, localizada na praça principal. Além do tradicional cortejo, a programação ainda inclui apresentações culturais e a festa profana com a apresentação de diversas bandas.

Lavagem Monte Gordo Dias: 17 a 20/01
Também rendendo homenagens a São Francisco de Assis, Monte Gordo segue como manda a tradição. O percurso do cortejo religioso conta com três quilômetros até a Igreja Matriz, em frente à feirinha da localidade. Durante o trajeto, baianas, fanfarras, grupos de sopro e percussão acompanham fiéis e turistas que encaram a caminhada que exalta o padroeiro da localidade. Já a parte profana das comemorações será iniciada à noite, onde bandas locais e regionais se apresentam para moradores e turistas.

Lavagem Vila de Abrantes Dias: 18 e 19/01
O festejo, que acontece em homenagem ao padroeiro do distrito, São Sebastião, é precedido por um tríduo, que é celebrado na Igreja do Divino Espírito Santo, localizada na Praça da Matriz. Já a parte profana acontece no espaço de eventos Fonte da Caixa, ao lado do campo Nery Nunes, conhecido como Tudão. A programação conta com diversos shows, além de desfile de blocos.

Lavagem Jauá Dias: 24 a 27/01
Por fim, mas não menos importante, é a vez da comunidade de Jauá render homenagens ao protetor dos pescadores e da localidade, Bom Jesus dos Navegantes. Com percurso de aproximadamente três quilômetros, a concentração é feita na entrada de Jauá e segue sentido Rua Direta de Jauá, rumo à igreja católica, localizada nas proximidades da Lagoa do Papagaio. Durante o tradicional cortejo, baianas, fanfarras, grupos de sopro, percussão e de capoeira animam os devotos.

FEVEREIRO:

Festa de Yemanjá Local: Arembepe Dia: 2 de fevereiro
Ainda na madrugada, adeptos das religiões de matriz africana, turistas e devotos se juntam para reverenciar Yemanjá – a orixá mais conhecida e cultuada do país – através de oferendas e balaios. Toda a praia de Arembepe é tomada pelo azul e branco, cores tidas como favoritas da deusa africana. Baianas, grupos culturais e rodas de música que reverenciam Janaína, como ela também é conhecida, compõem a festa. No final da manhã, um cortejo de barcos leva os balaios cheios de flores e alfazema para alto mar.

Carnaval
Dias: 21, 22, 23, 24 e 25.
Quem escolher passar os dias da folia momesca na Costa do município, irá se divertir desfrutando de diversas apresentações musicais. A festa acontece nas

praças principais das localidades de Mutirão de Abrantes, Jauá, Arembepe, Barra do Jacuípe, Guarajuba e Monte Gordo. Cerca de 40 atrações musicais, entre os ritmos: arrocha, música eletrônica, axé, pagode, samba, entre outros, fazem a alegria dos foliões que preferem por um carnaval mais tranquilo, porém com a mesma qualidade da capital.

MARÇO:

Festival Arembepe Dias: 20 a 23/03
Assim como as lavagens que acontecem no mês de janeiro, a festa em Arembepe, que é realizada há mais de 70 anos, também homenageia um santo católico: São Francisco de Assis. Após o rito, que conta com cortejo e lavagem de escadarias, começa a parte profana das comemorações. Diferente das outras localidades, o evento em Arembepe ganhou um novo conceito e se tornou um festival. A prefeitura aposta na contratação de artistas de estilos variados e com apresentações simultâneas, tanto da arena, quanto nos três palcos, que animam seu público durante os dias de festa. E, além das atrações, o festival ainda conta com desfile de mais de 20 blocos.

ONDE COMPRAR:

Guarajuba Shopping: Shopping center na Bahia.
Endereço: Alameda Monte das Dunas, Km 42 – Guarajuba, Camaçari – BA Horas: 08:00 – 20:00

Outlet Premium Salvador: Outlet direto da fábrica de marcas internacionais em um shopping ao ar livre com praça de alimentação coberta.
Endereço: Estr. do Coco, Km 12,5 – Abrantes, Camaçari – BA, 42827-970 Horas: 09:00 – 21:00.

Boulevard Shopping Camaçari: Shopping amplo com mais de 100 lojas, uma praça de alimentação, um fliperama e cinema.
Endereço: Rodovia BA-535, s/n – Industrial, BA, 42800-938 Horas: 09:00 – 21:00

Shopping Riviera: Shopping center em Camaçari, Bahia Endereço: 42800-040, R. Costa Pinto, 20 – Centro, Camaçari – BA. Horas: 08:00 – 21:00.

Centro Comercial de Camaçari: Feira livre em Camaçari, Bahia Endereço: Centro Comercial de Camaçari – Centro, Camaçari – BA. Horas: 10:00 – 17:00

ONDE SE HOSPEDAR:

Onde se hospedar:

Camaçari Plaza Hotel (****)

Av. Deputado Luis Eduardo Magalhaes, 366 – Centro, Camaçari – BA, 42800-420

Diárias a partir de R$259;

Fica bem localizado dentro da cidade;

Estacionamento gratuito;

Permite animais;

Café da manhã incluso;

Wi-Fi gratuito.

SOS Hostel ( )

Tv. Getúlio Vargas, 2 – Alto da Cruz, Camaçari – BA, 42803-107

• Diárias a partir de R$140;

• Wi-Fi gratuito;

• Há a disponibilidade de uma cafeteira em cada quarto.

Hotel Cambuci (***)

Av. Jorge Amado, 3413 – Ponto Certo, Camaçari – BA, 42801-170

• Diárias a partir de R$227;

• Wi-Fi gratuito;

• Café da manhã incluso;

• Quartos para não fumantes;

• Estacionamento gratuito.

Clip d’Oro Hotel (***)

R. das Hortências, 41A – Qd. 79 – Lt. 16 – Parque das Mangabas, Camaçari – BA, 42800-970

• Diárias a partir de R$121;

• Wi-Fi gratuito;

• Quarto para não fumantes.

ONDE comer:

Restaurante Ki-Mukeka

Tv. Nossa Sra. do Carmo, 457 – Piaçaveira, Camaçari – BA, 42802-010

• Restaurante tradicional de moquecas, peixes grelhados, bacalhau, lagosta e mais, com atmosfera descontraída;

• Aceita entregas via iFood.

Bar e Restaurante Cabrito na Brasa

135, Tv. do Gravata, 59 – Alto da Cruz, Camaçari – BA

• Tem como especialidades a carne na brasa;

• Aceita entregas via UberEats.

Restaurante e Lanchonete Leoninos

Av. Dr. Manoel Mercês, 82 – Alto da Cruz, Camaçari – BA, 42807-380

• A principal é a comida caseira regional;

• Aceita entregas pelo telefone +55 (71) 3027-3974.

Restaurante e Pizzaria DiCasa

Av. Derba, 27 – Camaçari de Dentro, Camaçari – BA, 42804-529

• Ótima pizzaria na região de Camaçari;

• Caso haja agendamento ou entrega, entrar em contato pelo WhatsApp com +55 (71) 9151-8415.

Grano D’ Ouro -Restaurante & Macarrão

Av. Leste, R. do Ponto Certo, 55 – Centro, Camaçari – BA, 42800-121

• Uma das principais casas de massa de Camaçari;

• Telefone para contato: +55 (71) 3644-4242.

dicas:

Mapa geral do município: http://www.bahia-turismo.com/camacari/mapa.htm Mapa Interativo dos atrativos de Camaçari:
https://www.thinglink.com/scene/1015020334455193602?buttonSource=viewLimits

curiosidades:

  • O nome da cidade, Camaçari, é o mesmo de uma árvore que apresenta ameaça de extinção na região;
  • Além desse nome ela também chegou a ser chamada Montenegro em 1920;
  • A cidade de Camaçari é considerada a principal na região metropolitana de Salvador.

Camaçari, a cidade com nome de árvore que sofre escassez da espécie.

Destaque1, 2019. Disponível em: https://destaque1.com/curiosidades-camacari-a-cidade-com-nome-de-arvore-que-sofre-escassez-da-especie/.

Acesso em: 29 set. 2021.

FONTES DE PESQUISA:

Camaçari/BA. Portal Férias, 2021. Disponível em: https://www.ferias.tur.br/cidade/473/camacari-ba.html. Acesso em: 13 set. 2021.

Brasil/ Bahia/ Camaçari. Portal do Governo Brasileiro, IBGE, 2018. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/camacari/historico. Acesso em: 13 set. 2021.
O que Fazer em Camaçari: Onde Fica, Praias e Pontos Turísticos. TransPortal, 2021. Disponível em:
https://www.transportal.com.br/noticias/rodoviaria-salvador/o-que-fazer-em-cama cari/. Acesso em: 13 set. 2021.

Costa de Camaçari oferece experiência única durante o verão. Prefeitura de Camaçari, 2020. Disponível em:
https://www.camacari.ba.gov.br/costa-de-camacari-oferece-experiencia-unica-dur ante-o-verao/. Acesso em: 13 set. 2021.