Barcelos - AM

UAMTOUR LAB 4 - agosto 2021

ficha técnica

organização

Laboratório De Turismo Uamtour

Marcus Di Tommaso

MUNICÍPIOS brasileiros com potencial de aumentar turístico

ALUNOS DO CURSO DE TURISMO

Geovana Santana Azevedo

Tayná da Silva Rodrigues

Barcelos

A história da cidade de Barcelos teve início na Aldeia de Mariuá – construída pelo tuxaua Camandri, da nação Manau, à margem direita do Rio Negro. Fundada em 1728 com o nome de Missão de Nossa Senhora da Conceição de Mariuá (mari = grande; iuá = braço; significa, portanto, braço grande ou grande braço do Rio Negro) pelo Frei Carmelita Matias de São Boaventura, vindo do Rio Japurá.

É construída a primeira capela, ainda de palha, que recebe o nome de Nossa Senhora da Conceição, logo em seguida o lugar ganha um hospital e um colégio. A missão progrediu rapidamente e aos Manau juntaram-se Barés, Banibas, Passés e Uerequenas, anos depois Frei Mathias é substituído por Frei José de Madalena.

Em 1754 o Capitão Francisco Xavier Mendonça Furtado chega à Mariuá, para cumprir tratado de limites entre Portugal e Espanha, fica por dois anos na Vila e executa as primeiras obras no lugar, pontes, ruas, praças, além de prédio para residência do demarcador espanhol e o palácio das demarcações.

Em 6 de Maio de 1758 Mariuá é elevada à categoria de Vila com o nome de Barcelos e recebe a Capitania de São José do Rio Negro, tendo como primeiro Governador Joaquim de Melo e Póvoas.

O Município de Barcelos, é o maior município do Estado e é o segundo maior município do Brasil em área territorial, sendo um dos maiores do mundo. Foi a primeira capital do Estado do Amazonas, que foi considerada até o ano de 1758 e faz divisa com a Venezuela e os municípios de Iracema e Caracaraí de Roraima.

Benefícios que o turismo traria para Barcelos

O turismo é um grande gerador de emprego e renda, o que pode ser um grande aliado para uma cidade pouco desenvolvida. O consumo dos turistas no local também é outro fator que pode ajudar a melhorar a economia local, além do turismo ser uma ótima maneira de espalhar informação sobre a cultura da região. O turismo gera também uma melhor infraestrutura, o que consequentemente beneficia a própria população.

melhor época:


O clima predominante da região amazônica é o Tropical. A temperatura média varia durante o dia entre 28°C e 38°C e durante a noite entre 16°C e 26ºC, sendo possível conhecer o local o ano todo. Mas se você quer conhecer as praias, a melhor época é de setembro até fevereiro, por causa da vazante do Rio Negro, esse período também é bom para a pesca. Já se o seu foco for visitar as cachoeiras, o melhor é ir entre abril e setembro, período das chuvas.

Principal foco turístico da região:

O principal foco é na Pesca Esportiva, com grande investimento também no Ecoturismo.

COMO CHEGAR:

  • Manaus- 400 km
  • Parintins- 712 km
  • Itacoatiara- 553 km
  • Manacapuru- 362 km
  • Coari- 347 km

A maneira mais fácil de chegar é saindo da Capital Manaus, podendo ser:

De Avião:
Barcelos possui um aeroporto próprio que recebe aviões de pequeno e médio porte que saem de Manaus. Esse voo dura cerca de 1 hora.
Ou
De Barco:
A viagem pode ser feita através de vias fluviais, o trecho Manaus para Barcelos, dura em média 30 horas. Os barcos saem do Porto de São Raimundo.

Vegetação:

A floresta é caracteristicamente tropical, do tipo Floresta Ombrófila Densa, ou seja, Floresta Amazônica. Entre as árvores de grande porte destacam-se, pelo seu valor econômico, as da seringa, castanha do brasil, copaíba e maçaranduba, além das plantas medicinais.

curiosidades:

Barcelos possui a maior concentração de peixes tucunarés de toda a Amazônia. O maior peixe tucunaré já pescado na história foi em Barcelos, com 12,445 kg. A pesca desportiva é muito valorizada pelos seus habitantes e ecologicamente correta.

O Turismo se destaca como grande fonte econômica, principalmente o Ecoturismo e a Pesca Esportiva, que vem recebendo um intenso investimento.

Na época junina, ocorrem as festas folclóricas, nas quais se destacam danças de bois-bumbás e quadrilhas. No verão, período em que ocorre a vazante dos rios, a cidade oferece à comunidade local e aos visitantes praias de rara beleza.

Atrativos naturais:

Arquipélago Mariuá

Localizado às margens do rio Negro, o Arquipélago Mariuá inclui um mosaico de ecossistemas de águas pretas que estão entre os mais frágeis da Amazônia e incluem rios, ilhas, lagos, florestas inundadas, praias arenosas, campos e pântanos. São mais de 1.400 ilhas, que apresentam rica diversidade sociocultural, com cerca de 30 comunidades.

Abismo Guy Collet

O abismo Guy Collet é a caverna mais profunda do mundo formada por quartzito e também a de maior desnível do Brasil, com 671 metros de profundidade. A caverna foi catalogada por Pesquisadores da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SB) e da ONG Akakor Geographical Exploring durante a expedição ao interior da Amazônia.

Parque Estadual Serra do Aracá

Criado em 1990, localizado no município de Barcelos, ocupando uma área de 1.818.700 ha. No interior encontra-se o Rio Aracá, que forma a mais alta queda d’água do Brasil.

Parque Nacional do Jaú

O Parque Nacional do Jaú é o maior parque nacional do Brasil e do mundo, em floresta tropical úmida contínua e intacta, com 2.377.889,00 ha. Localizado entre os municípios de Novo Airão e Barcelos, ao norte do Amazonas, leva o nome do principal rio do Parque, e de um dos maiores peixes brasileiros, o jaú. Hoje, esse paraíso ecológico é conhecido como modelo de Unidade de Conservação na Amazônia, formando, juntamente com as Reservas de Desenvolvimento Sustentável de Amanã e de Mamirauá, o maior corredor biológico preservado do mundo, com mais de 5,7 milhões de hectares.

Cachoeira do El Dorado

A Cachoeira do El Dorado é a mais alta queda d’água do Brasil com mais de 353 m de altura. Está localizada no monte Tantalita, na serra do Curupira, no município de Barcelos. A cachoeira está a 211 km da cidade. A região é uma das mais selvagens do planeta, é caracterizada por montanhas acima de 2 mil metros de altura, rios caudalosos, ilhas fluviais e praias de areia branca.

Cachoeira do Aracá

A Cachoeira do Aracá é formada pelo Rio Araça, que tem cerca de 365 metros de queda livre. Sendo uma das mais altas cachoeiras do Brasil, está localizada numa região de difícil acesso no interior do Parque Estadual Serra do Aracá.

Praia Grande

A Praia Grande é o mais famoso e mais visitado ponto turístico do município de Barcelos. Localizada em frente à sede do município separada pelo caudaloso Rio Negro cerca de 1 km de distância. Devido ao fácil acesso e grande extensão, esta praia abriga grandes eventos como diversos festivais e réveillon. Revela-se durante a estiagem nos meses de setembro a março.
Praia da Ilha do Governador
A Ilha do Governador está localizada em frente à cidade de Barcelos, distante cerca de 700 metros, no período da vazante revela praia de areia branca em quase toda a margem, o que faz dela uma ótima opção de lazer para adultos e crianças.

Atrativos culturais:

Centro de Barcelos

Aqui você pode conhecer a história do local e ainda visitar algumas construções do início do povoado.

Praça municipal

Mais movimentada durante o fim da tarde, aqui é o ideal para passear juntamente com os nativos e assistir a um pôr do sol às margens do Rio Negro.

NACIB – Núcleo de Arte E Cultura Indígena de Barcelos

Com a fibra de piaçaba, cipó-titica, cipó- uambé e arumã, sementes naturais e madeira, o núcleo que reúne indígenas das etnias Baré, Baniwa, Tariano, Tukano e Tuyuca produz seu artesanato com as técnicas tradicionais do trançado e do entalhe. A diversidade de produtos encanta, reunindo desde bio-joia e cestaria, até peças decorativas e utilitárias, como bancos, barcos em miniatura, abanos, bolsas, entre outros.

Eventos Tradicionais:

Festival do peixe ornamental

É a principal festa do município e da região. O evento homenageia a cultura local e os pescadores, conhecidos como piabeiros, e atrai grande quantidade de turistas para o evento.

Festejo de Nossa senhora da Conceição

Acontece entre 30 de novembro a 8 de dezembro em homenagem à padroeira de Barcelos.

Festejos de Santo Alberto

Acontece entre 28 de julho e 7 de agosto em homenagem ao padroeiro do distrito de Carvoeiro, comunidade pertencente à região de Barcelos.

ONDE COMPRAR:

Não há muitas opções para quem deseja realizar compras na cidade, há poucos comerciantes como a loja Andreia Confecções, onde se encontra dos mais diversos produtos para compra.
*Imagem da loja

ONDE SE HOSPEDAR:

Foi selecionado 2 opções de pousada entre as muitas opções que a cidade oferece e você pode escolher a que melhor se encaixa em seu perfil. Como por exemplo a Pousada Flor da Mata que fica na Rua Dorval Porto, Centro, telefone: (97) 3321-1633 e a Pousada Mariuá que fica localizada na Ilha do Governador, em frente a cidade, telefone: (97) 3321 -1002 – Site: www.peacockbassexpedition.com.br

Na avenida Mariuá, você achará muitas opções de hotéis como por exemplo o Hotel Cidade, Hotel Macêdo e Hotel Rio Negro.

ONDE comer:

Restaurante Mana, fica na Rua Mendonça Furtado, 383 Centro, Barcelos

Restaurante dos Freitas ao lado do Hotel Rio Negro. Comida a quilo, boa e barata.
Várias opções de quiosques de lanches na beira do rio.

Dica: A carne de caça (anta, tartaruga, jacaré, etc) é um dos atrativos gastronômicos da cidade, porém não se deve comer em qualquer lugar, pois se não for bem preparado pode causar dor de barriga.

o que levar:

  • Roupas leves.

O local é característico por suas atrações naturais, então roupas próprias para trilhas, cachoeiras e praias é o ideal;

  • Bateria extra.

Às vezes durante uma trilha você precisa usar o GPS ou a bússola e pode acabar ficando sem celular;

  • Água e lanches.

A estrutura turística do local ainda é um pouco precária, então o melhor é estar preparado;

  • Itens de higiene.

Durante a trilha ou durante um dia na praia talvez eles sejam necessários.

FONTES DE PESQUISA: