A comunicação é uma “ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra mensagem como resposta” basicamente podemos dizer que grande parte do sucesso em relações, sejam elas quais forem, está ligado à comunicação.
Comunicar-se vai muito além do uso das palavras e gestos, no entanto, como lidamos diariamente com diferentes tipos de públicos, classes sociais,culturas e valores totalmente diferentes, um bom profissional deve se preocupar em variar sua comunicação para atingir com eficácia o maior número de pessoas. No estudo da neurolinguística, por exemplo, é comum perceber que comunicação não é só propriamente se comunicar ou falar, mas sim se fazer entender.
A gestão da comunicação visa garantir que as informações corretas sejam obtidas no momento em que a pessoa precisa, pelo canal mais adequado, diminuindo o tumulto de informações e as preservando. Isso só é possível através do planejamento, execução e monitoramento das estratégias de comunicação.
A comunicação interna tem a ver com o relacionamento do público interno de uma organização, ou seja, seus colaboradores, prestadores de serviços e terceirizados. Os objetivos principais dessa comunicação, estão a formação de um relacionamento ágil e transparente e a definição de uma política organizacional comum, com metas e objetivos claros a serem seguidos.
Essa troca dentro do ambiente da instituição é de extrema importância porque o trabalho não é isolado e a empresa é um sistema interdependente. Assim, todos devem poder falar e ser ouvidos.
Já a comunicação externa, é direcionada para clientes, consumidores, concorrentes, governo e sociedade em geral. Ela está relacionada a imagem que a empresa passa a esses públicos, difundindo sua marca e valores.
Não se trata de propaganda, nem se limita a ela. Atividades de assessoria de imprensa, branding, publicidade e marketing são utilizadas de forma integrada, divulgando ações, projetos e interesses da organização.
Uma comunicação eficiente vai muito além de ser articulado, é necessário que o ouvinte entenda o que está sendo falado, para que não hajam ruídos na comunicação. Para isto, separamos alguns aspectos importantes da comunicação que devem ser levados em consideração.
Tanto de forma falada ou escrita, o uso incorreto da língua portuguesa torna a comunicação ineficiente. Mesmo sendo uma dica óbvia, muitas pessoas ainda cometem erros de português, tanto na forma escrita como em uma conversa.
Para evitar este tipo de erro, você deve se atentar no que está sendo falado/ escrito, no caso da escrita é imprescindível revisar o conteúdo, a fim de detectar possíveis falhas.
Para tornar a sua comunicação mais eficiente é necessário conhecer o individuo que vai receber a mensagem, pois, cada pessoa interpreta a mensagem de acordo com o seu ponto de vista, ou seja, sua educação e suas vivências.
Para otimizar a comunicação, reflita sobre quem vai receber a mensagem e sobre o ambiente em que a mensagem será transmitida. Desta forma você poderá gerenciar melhor a sua comunicação, utilizando-se de termos mais simples, ou complexos e abordagens mais sérias ou mais descontraídas.
A escuta ativa é muito importante em um bom diálogo, a escuta ativa consiste em escutar atenciosamente, prestando atenção de fato na mensagem que está sendo transmitida.
Trata-se de um conceito relativamente simples, porém de difícil aplicação. É comum as pessoas em uma conversa falarem mais do que o necessário, ou então apensa aguardarem uma pausa para falarem, sem prestar devida atenção no que está sendo dito.
A escuta ativa consiste em prestar atenção no diálogo, sem julgar o que está sendo dito e sem interrupções, oferecendo ao final um argumento ou opinião em seu momento de falar, dinamizando a comunicação.
Normalmente presta-se atenção apenas ao que está sendo falado, porém, quem está recebendo a mensagem pode não informar que entendeu claramente a mensagem.
Nesses casos é necessário prestar atenção em outros meios de comunicação, como a linguagem corporal, para assegurar que a mensagem foi recebida. O principal canal é a linguagem corporal.
Estudos indicam que 10% da comunicação apenas se dá de forma oral. Os outros 90% são fruto da linguagem corporal, sendo expressão facial, tom de voz e postura. Logo, deve-se prestar atenção no receptor da mensagem, em suas reações.
Por fim, pratique a comunicação para aprimorar suas técnicas, que são importantes tanto no meio profissional quanto social.
Estabelecer uma estratégia que consiga otimizar a comunicação interna da empresa não será a tarefa mais fácil, pois, devido à existência de vários setores e profissionais diferentes presentes na mesma organização, muitos desafios irão surgir. Porém ter um bom gerenciamento de crise e gestores bem treinados para identificar dificuldades e corrigi-los antes que se tornem verdadeiras complicações é mais simples do que pode parecer.
Alguns dos desafios na comunicação que você poderá enfrentar é:
Quando se cria um bom planejamento estratégico é muito mais fácil fazer todos os colaboradores da organização se dedicarem para a melhoria dos resultados. E para isso é de suma importância comunicar os processos e etapas da maneira certa e em mais de um canal, além de manter o comunicado em ambientes onde possam sempre ser consultados, assim todos terão acesso e conhecimento.
Não adianta nada criar todo um planejamento estratégico e a informação não chegar para as pessoas, por isso, invista em um jornal mural ou tv interna para possibilitar que o colaborador tenha acesso fácil e rápido a informação, em qualquer momento e situação.
Muitas empresas ainda lidam com sistemas velhos e a lentidão que os acompanham, mas a tecnologia vem avançando e é necessário que você esteja sempre acompanhando-a. Não modernizar sua empresa deixando os meios de comunicação de lado, não trará benefícios como o engajamento e, consequentemente, faz com que as mensagens mais importantes simplesmente não cheguem aos receptores alvo.
Os grandes embaixadores da sua marca serão seus colaboradores, pois eles têm forte influência sobre as percepções que a marca deixa no mercado e, se eles não estiverem bem informados, ou não sentirem que a empresa os valoriza, as chances de sucesso da empresa ficam reduzidas, portanto, fazer grandes investimentos na comunicação externa e gritar aos quatro ventos todas as maravilhas realizadas pela organização não irão adiantar se os funcionários não ajudarem a construir a imagem e reputação que a empresa deseja ter. Existe uma forte correlação entre a boa comunicação interna e o engajamento de funcionários. Quando os empregados entendem o que a empresa espera de seu trabalho e a importância daquilo que realizam todos os dias, é mais fácil se engajar nas causas e objetivos da organização. Eles se veem representados no sucesso obtido.
Geralmente em toda organização a liderança sempre se responsabiliza em passar os valores e as metas dentro de umaequipe ou setor, e mesmo que ela defenda a existência de uma comunicação mais transparente, tem informações especificamente atribuídas a outras pessoas da hierarquia. Portanto o desafio passa a ser conseguir separar a notícia por interesses e entregar essa informação já segmentada ao seu departamento, para que o processo de comunicação se torne mais ágil e eficiente, pois entregando a mensagem certa para o encarregado correspondente influi no desempenho da função do empregado o que torna o clima muito mais agradável.
Hoje em dia a falta de diálogo na empresa é cada vez mais normal, pois muitas vezes a liderança fala e o colaborador apenas escuta, não participa ou dá o seu feedback. Por isso, ao desenvolver a gestão da comunicação nos meios internos, não se esqueça de pensar em como ouvir o colaborador, seja por meio da criação de uma pesquisa interna ou de um ambiente em que ele se sinta confortável e seguro em se expressar.
Essa sondagem possibilita sua empresa a entender o público (externo e interno também), de forma a compreender oque ele quer, o que ele pensa, o que ele consome, e sabendo isso você passa a conseguir atingir essas pessoas estrategicamente.
Não adianta nada criar todo um planejamento estratégico e a informação não chegar para as pessoas, por isso, invista em um jornal mural ou tv interna para possibilitar que o colaborador tenha acesso fácil e rápido a informação, em qualquer momento e situação.
Você irá estruturar um mapa de todos os envolvidos, colaboradores, diretoria, fazendo um levantamento de datas importantes em um período restrito, para produzir material de forma adequada e em tempo certo. É sempre bom ter o planejamento de todas as ações.
Se faz necessário esquematizar os tópicos importantes, qual será a pauta do dia, fazer um alinhamento de estratégias, para ter em mente tudo o que deve ser feito e como deve ser executado, para deixar o roteiro do dia à disposição de todos.
Não esqueça de realizar o planejamento focado em comunicação, pensando sempre em ações, encontrando uma forma de realçar o cliente e tornar-se parâmetro de planejamento da marca.
Ser assertivo na mensagem que se quer passar é sem dúvida a dica mais preciosa. É fundamental ser estratégico, estudar o público e mercado, estar atento aos detalhes e defender o cliente.
O gerenciamento da comunicação é uma ferramenta extremamente importante porque conduz e monitora as atividades do projeto, visando gerar resultados esperados, dentro do prazo estabelecido e de acordo com o que o orçamento prevê.
Entender a situação de cada pessoa e identificar que cada um entende e se comunica de formas diferentes é um passo fundamental para gerenciar a comunicação de um projeto ou grupo, a diversidade não necessariamente é um impasse mas sim um aliado desde que você possa disseminar o conhecimento e individualidades de cada pessoa.er.
Saber ser entendido pelo outro é mais importante do que propriamente passar a “mensagem”, dentro de um gerenciamento da frase “você não está me entendendo” por “eu não estou me fazendo entender” pode facilitar, então a maneira com que se faz a transmissão, e que tipo de comunicação usar para tal faz total diferença.
Deixar as coisas claras em um projeto de maneira onde tudo tenha começo, meio e fim ou a conclusão nesse contexto. A objetividade e foco no mesmo alvo em um projeto facilita cabeças pensantes a se conectar neurologicamente e assim alavancar o trabalho feito, tendo em base como já dito o começo, o meio e o final para tudo e o foco no que se está fazendo naquela etapa, ou naquele momento, para não se distrair com o que já foi, e nem com o que virá a s
A comunicação é uma peça chave no turismo, estabelecer uma conversação transparente e sincera é a melhor maneira de poder dar ao cliente o que ele deseja ao comprar um roteiro turístico ou destino, evitando assim mal entendidos que possam gerar frustrações durante a viagem.
A comunicação, seja ela interna ou externa, é de extrema importância para que qualquer empresa tenha sucesso, pois ela é essencial para evitar ruídos, otimizando os processos internos e qualificando o trabalho.
Para que os colaboradores sigam motivados e alinhados com a visão, missão e valores da empresa é preciso que ocorra um fluxo de informação e comunicação entre eles, porque somente assim as ideias continuarão seguindo o mesmo objetivo final. Portanto, a comunicação é um processo inseparável ao funcionamento do negócio e influencia o clima organizacional.
Não conhecer o público interno
As organizações não têm somente o público externo para lidar, como os clientes e consumidores, portanto é fundamental prestar atenção no público interno. A empresa que não conhece internamente também não saberá como se comunicar com os funcionários, perdendo uma grande chance de engajamento e interação entre aqueles que compõe a organização.
Como cada departamento desempenha uma função distinta, é preciso considerar a diversidade existente, porque somente assim você conseguirá se comunicar de forma eficiente com cada setor, tornando o trabalho mais objetivo e sem falhas na comunicação.
Falha na comunicação da mensagem
Durante uma rotina intensa do dia a dia, pode ocorrer uma perda de comunicação entre a empresa e o colaborador. Isso acontece porque não foi planejado um tempo para se atualizarem ou se o canal utilizado não é eficiente. A fim de evitar que isso aconteça, é importante oferecer as tecnologias necessárias para promover a boa comunicação, além de treinar e capacitar os colaboradores mostrando como utilizá-las de forma eficaz.
Equipes mal comunicadas
O principal problema atrás do atraso de entregas ou do cruzamento de informações é a falta de comunicação entre departamentos e filiais. Com as equipes trabalhando à distância, é necessário que o cuidado com esse tipo de falha seja redobrado, pois o sucesso dos projetos depende das interações entre diferentes departamentos. Uma possível solução para esse problema é a implantação de ferramentas de integração como uma Intranet, canais de vídeo chamada ou chat.
Não ouvir opiniões
Uma tendência dentro das empresas é a comunicação unilateral, feita de forma hierarquizada, fazendo que os colaboradores não se sintam a vontade de compartilhar suas dúvidas, sugestões e opiniões. Para que isso seja evitado, é indicado abrir um espaço próprio para comunicação, isso faz com que os colaboradores sejam encorajados a participarem, além de fazer com que eles se sintam parte da empresa.
Usar canais de informações obsoletos
A tecnologia chegou para ajudar e melhorar o desempenho das empresas, então se as informações ainda são passadas através de papéis pendurados em quadros, isso tem que mudar. Ao investir em uma ferramenta de comunicação e compartilhamento de documentos você aumentará a produtividade e reduzirá retrabalhos.
Centralizar a comunicação por e-mail
Esse é um erro comum nas empresas, pois é uma forma fácil de enviar informações, porém é essencial tomar cuidado para que os funcionários não recebam um grande volume de mensagens e acabem perdendo as de maior importância. Essa falha pode ser evitada se a empresa souber o que cada ferramenta irá suprir, por exemplo, o e-mail é útil para troca de mensagens entre colaboradores, fornecedores e gestores, entretanto não é o ideal para atualizações de documentos, envio de comunicados, pesquisa e outros, pois versões obsoletas podem ser compartilhadas por engano. A melhor forma de contornar esse problema é através da segmentação da comunicação na empresa, com recursos e ferramentas apropriadas para cada situação.
Falta de segmentação
Evite utilizar a mesma linguagem para se comunicar com todos os funcionários, adapte a comunicação de acordo com o departamento e o nível hierárquico dos colaboradores. Não são todos os membros que precisam receber as mesmas mensagens o tempo todo, então é importante utilizar uma ferramenta que permita segmentar a comunicação entre as equipes de forma rápida e fácil.
Falta de feedback
Às vezes a falha de comunicação não está na falta de canais e sim na ausência da própria comunicação. Para manter o clima organizacional saudável e a qualidade alta é preciso aplicar o feedback de forma consistente, já que é por meio dele que os colaboradores conseguem identificar os erros e os acertos de seus trabalhos. A falta desse feedback é sentida como uma despreocupação com o desempenho dos agentes, fazendo com que eles se sintam desmotivados a continuarem.
Alguns veem a comunicação empresarial como uma forma de manipulação das organizações para favorecer sua imagem ou simplesmente uma maneira de espalhar coisas boas e esconder as ruins, mas na verdade é algo que se relaciona com a sobrevivência e manutenção da empresa, tanto interna, quanto externamente. É ela que vai garantir que os colaboradores trabalhem de forma conjunta e alinhada aos objetivos da empresa, e ainda fazer com que eles se sintam pertencentes a ela, implicando em aumento de desempenho, inovação constante e criando defensores da sua marca.
Quando você mantém todas as informações da sua empresa presas nos setores mais altos e não informa seus funcionários do que realmente está acontecendo, de forma transparente, você acaba abrindo espaço para que se criem especulações, teorias, fofocas e rumores dentro da organização.
Com uma boa comunicação empresarial, você consegue ter uma interação efetiva com seus funcionários e os mantêm informados sobre a realidade da situação da empresa, evitando essas especulações e fazendo com que eles estejam mais conectados a ela.
Um funcionário que não tem identificação nenhuma com o local que trabalha, ou que não possui orgulho de fazer parte da realidade da empresa, dificilmente dará o seu melhor em qualquer tarefa, buscará melhorias ou defenderá a empresa em um momento de crise.
Por isso, manter uma comunicação empresarial constante e verdadeira com seus funcionários, é essencial para evitar esse tipo de coisa e fazer com que eles se sintam mais importantes e reconhecidos como peças-chave dentro da organização. Com a abordagem e os incentivos certos, logo eles perceberão que são fundamentais para a empresa e estarão mais dispostos a dar o seu melhor por ela.
Com uma boa comunicação empresarial, os colaboradores irão se sentir mais valorizados e importantes dentro da organização e, consequentemente, irão ter mais liberdade para tirar suas dúvidas e propor melhorias na empresa como um todo.
Isso é extremamente importante, uma vez que pode ajudar a empresa a se desenvolver e ter inovação de forma constante.
Se você se comunica de forma eficaz tanto com o público interno, quanto com o externo, com certeza também sai ganhando em quesitos como credibilidade e autoridade.
Uma empresa que aparece, se posiciona, é aberta e transparente quanto a suas políticas e atividades, ganha mais respeito e destaque frente aos colaboradores, aos clientes e à comunidade.
Por isso é sempre importante ouvir as pessoas, de qualquer setor, área ou comunidade e usar a comunicação empresarial para dar respostas mais humanas e satisfatórias a elas.
Em uma empresa na qual os colaboradores conversam, entendem as atividades uns dos outros e trabalham em conjunto para garantir o crescimento e a sustentabilidade da empresa, com certeza a produtividade será muito maior e, realizar tarefas e processos cotidianos, será muito mais fácil e seguro.
Portanto, investir em uma boa comunicação empresarial internamente é uma ótima forma de manter sua equipe alinhada, motivada e muito mais produtiva.
Funcionários que se entendem, entendem a realidade da empresa, confiam nela e em suas atividades, se sentirão muito mais motivados para realizar suas tarefas e terão muito mais disposição para ajudar colegas e trabalhar em equipe.
Portanto, a comunicação empresarial faz com que o clima organizacional fique muito melhor, mais leve, e que as pessoas se sintam mais à vontade com seu trabalho e mais felizes com a empresa.
Dar a conhecer sua visão
Isso funciona para evitar maus entendidos. É importante que todo o pessoal conheça a missão e a visão que tem a empresa, e que a compartilhe. Conhecer quais são os objetivos a seguir contribuirá para que os empregados se mantenham motivados enquanto ao cumprimento de seus trabalhos.
Divulgar no lugar certo e do jeito adequado
O primeiro passo para garantir que os colaboradores saibam o que está acontecendo na empresa é definir os meios adequados para as divulgações corporativas oficiais. Podem ser através de e-mail, murais, boletins informativos, jornais, entre outros recursos. Mas o foco é o colaborador e que os meios e mensagens devem ser adequados à realidade dele.
Criar um bom clima na empresa
Para que a informação e comunicação seja fluida, é importante tirar as barreiras que possam existir entre o pessoal, como por exemplo, a fofoca, os prejuízos, e a falta de confiança, reforçando para isso a confiança, o reconhecimento do trabalho individual e fomentando o respeito entre o pessoal, com o propósito de incentivar o diálogo entre todos.
Realizar treinamento
A realização de treinamentos corporativos é outra prática de responsabilidade do RH que pode ser utilizada para otimizar a comunicação no trabalho. Para isso, é indicado incluir no processo de onboarding do negócio um módulo sobre as normas, regras, boas práticas e ferramentas disponíveis para a troca de informações entre os colaboradores.
Utilizar a tecnologia a seu favor
A tecnologia pode ser uma grande aliada para a transmissão de informações ao público. E-mails, softwares e outras ferramentas digitais podem facilitar muito a comunicação, garantindo que seja rápida e eficiente.
Incentivar o trabalho grupal
Uma maneira de melhorar a comunicação pessoal é promovendo o trabalho em equipe. A planificação de atividades fora do escritório também pode ser de grande ajuda com o propósito de gerar confiança e familiaridade. Esse tipo de atividade foca em reforçar a comunicação, contribuindo também a impulsar o compromisso e o bem-estar entre os empregados.
Planejar reuniões de staff periodicamente
Muitas vezes delegamos todo o processo comunicativo nas redes sociais, tais como LinkedIn, sistemas de mensagem internos, Facebook, os correios corporativos. Porém, eles possuem uma utilidade incrível ao momento de transmitir informação, a comunicação direita, cara a cara, sempre será a forma mais eficaz para a conhecer os detalhes de algum tema.
Resolver as situações conflitivas
É frequente, e até normal, que nos ambientes corporativos se apresentem diferenças entre os colaboradores, devido a pluralidade de opiniões e visões que prevalecem no entorno. Porém, é importante impedir que essas diferencias se transformem em problemas capazes de afetar a harmonia grupal, ou interferir no clima empresarial. Nesses momentos, deve prevalecer a conversação com o líder, assim como com os afetados, sempre mantendo um intercâmbio sincero e baseado no respeito.
Incentivar o feedback
Além de ter canais de ferramentas de comunicação, é importante que a empresa adote uma política de incentivo ao feedback, ou seja, ações que deixem os profissionais confortáveis em fazer reclamações e oferecer dicas. Dessa forma, os colaboradores se sentem valorizados e a empresa coleta informações importantes que podem ser utilizadas de forma estratégica, otimizando processo e atividades que contribuem não apenas para o fluxo de comunicação, mas para diversas outras finalidades de negócio.
Acompanhar indicadores de resultado
Por fim, uma estratégia importante para garantir a qualidade da comunicação no trabalho é adotar indicadores de resultado para as ações implementadas, como avaliação da eficiência dos processos, ferramentas e canais adotados. Dessa forma, é possível identificar se o plano está gerando resultados positivos e dentro do esperado pelo RH e tomar decisões que otimizem o seu entorno, como alterações nas plataformas, mudanças de fornecedor e inclusão de novas estratégias.
Segue abaixo algumas dicas infalíveis para a comunicação interna:
Saiba quem é o seu público
Para se comunicar bem, é preciso antes saber quem vai receber a mensagem, assim, quando você tem o seu público bem definido, fica mais fácil direcionar a mensagem certa, qual a linguagem ideal e qual a melhor forma e momento para fazer a abordagem.
Seja transparente
Ser transparente é uma das mais importantes dicas da comunicação empresarial, por isso, na medida do possível, mostre para os colaboradores tudo o que acontece na companhia, como resultados, indicadores, e deixe claro a importância que o trabalho de cada um tem no alcance dos objetivos. Isso fará com que os colaboradores confiem mais na gestão e se sintam motivados.
Centralize a comunicação
Quando a comunicação na empresa não acontece é um grande problema. Tal gestão requer a centralização e a proteção de todos os dados importantes e, nesse contexto, ferramentas como a nuvem e aplicativos para comunicação empresarial, são alternativas seguras.
Promova um bom clima organizacional
Promover o diálogo entre os colaboradores, por meio de reuniões e happy hours, por exemplo, é uma ótima alternativa para melhorar o clima interno e fazer a comunicação fluir sem muitos problemas.
Assim como elogiar os resultados de destaque é uma excelente estratégia e ter uma boa gestão de conflitos, pois quando personalidades muito diferentes precisam trabalhar juntas, é natural que conflitos ocorram. Por isso, empresas sempre buscam formas de lidar com o problema através da comunicação interna e gestão de equipes.
Dar a conhecer sua visão
Isso funciona para evitar maus entendidos. É importante que todo o pessoal conheça a missão e a visão que tem a empresa, e que a compartilhe. Conhecer quais são os objetivos a seguir contribuirá para que os empregados se mantenham motivados enquanto ao cumprimento de seus trabalhos.
Divulgar no lugar certo e do jeito adequado
O primeiro passo para garantir que os colaboradores saibam o que está acontecendo na empresa é definir os meios adequados para as divulgações corporativas oficiais. Podem ser através de e-mail, murais, boletins informativos, jornais, entre outros recursos. Mas o foco é o colaborador e que os meios e mensagens devem ser adequados à realidade dele.
Criar um bom clima na empresa
Para que a informação e comunicação seja fluida, é importante tirar as barreiras que possam existir entre o pessoal, como por exemplo, a fofoca, os prejuízos, e a falta de confiança, reforçando para isso a confiança, o reconhecimento do trabalho individual e fomentando o respeito entre o pessoal, com o propósito de incentivar o diálogo entre todos.
Realizar treinamento
A realização de treinamentos corporativos é outra prática de responsabilidade do RH que pode ser utilizada para otimizar a comunicação no trabalho. Para isso, é indicado incluir no processo de onboarding do negócio um módulo sobre as normas, regras, boas práticas e ferramentas disponíveis para a troca de informações entre os colaboradores.
Utilizar a tecnologia a seu favor
A tecnologia pode ser uma grande aliada para a transmissão de informações ao público. E-mails, softwares e outras ferramentas digitais podem facilitar muito a comunicação, garantindo que seja rápida e eficiente.
Incentivar o trabalho grupal
Uma maneira de melhorar a comunicação pessoal é promovendo o trabalho em equipe. A planificação de atividades fora do escritório também pode ser de grande ajuda com o propósito de gerar confiança e familiaridade. Esse tipo de atividade foca em reforçar a comunicação, contribuindo também a impulsar o compromisso e o bem-estar entre os empregados.
Planejar reuniões de staff periodicamente
Muitas vezes delegamos todo o processo comunicativo nas redes sociais, tais como LinkedIn, sistemas de mensagem internos, Facebook, os correios corporativos. Porém, eles possuem uma utilidade incrível ao momento de transmitir informação, a comunicação direita, cara a cara, sempre será a forma mais eficaz para a conhecer os detalhes de algum tema.
Resolver as situações conflitivas
É frequente, e até normal, que nos ambientes corporativos se apresentem diferenças entre os colaboradores, devido a pluralidade de opiniões e visões que prevalecem no entorno. Porém, é importante impedir que essas diferencias se transformem em problemas capazes de afetar a harmonia grupal, ou interferir no clima empresarial. Nesses momentos, deve prevalecer a conversação com o líder, assim como com os afetados, sempre mantendo um intercâmbio sincero e baseado no respeito.
Incentivar o feedback
Além de ter canais de ferramentas de comunicação, é importante que a empresa adote uma política de incentivo ao feedback, ou seja, ações que deixem os profissionais confortáveis em fazer reclamações e oferecer dicas. Dessa forma, os colaboradores se sentem valorizados e a empresa coleta informações importantes que podem ser utilizadas de forma estratégica, otimizando processo e atividades que contribuem não apenas para o fluxo de comunicação, mas para diversas outras finalidades de negócio.
Acompanhar indicadores de resultado
Por fim, uma estratégia importante para garantir a qualidade da comunicação no trabalho é adotar indicadores de resultado para as ações implementadas, como avaliação da eficiência dos processos, ferramentas e canais adotados. Dessa forma, é possível identificar se o plano está gerando resultados positivos e dentro do esperado pelo RH e tomar decisões que otimizem o seu entorno, como alterações nas plataformas, mudanças de fornecedor e inclusão de novas estratégias.
O fato de estarmos lidando com diferentes perfis comportamentais e personalidade muitas vezes gera ruídos e discordâncias nas relações cotidianas, o que impacta diretamente a produtividade do negócio e por consequência, seus resultados. Quando implementada corretamente no ambiente de trabalho, a gestão da comunicação evita que os setores compartilhem informações erradas entre si. Além disso, ela contribui com a criatividade e facilita a liderança das equipes.
É importante que a empresa encare a comunicação como uma aliada para os negócios, pois o bom relacionamento com seus públicos, interno e externo, assegura o reconhecimento perante a sociedade, valoriza os recursos e o potencial de seus colaboradores, e auxilia no fortalecimento da reputação. Alguns dos impactos positivos que a gestão da comunicação causa na empresa são:
Forneça informações de maneira clara e objetiva. O primeiro passo consiste em fornecer objetivos bem definidos e informações claras para todos os membros do time. É importante que cada função seja detalhada ao máximo de modo que possa ser repassada sem ruído. Ou seja, não deixe nada implícito na mente dos colaboradores.
Para se certificar de que todos entenderam a mensagem passada, questione os colaboradores no fim da conversa para analisar se eles entenderam qual é a meta do projeto. Lembre-se de que um clima organizacional agradável, no qual os funcionários sentem-se confortáveis para fazer perguntas, gera benefícios para todos os envolvidos. Essa é a melhor forma de garantir que as informações passadas sejam compreendidas e cada membro saiba exatamente o que precisa fazer e em quanto tempo as atividades devem ser cumpridas.
Ambos os conceitos são focados nos funcionários, mas o papel de cada um é diferente. O endomarketing é a adaptação do marketing para o público interno nas organizações, nesse caso a solução está em ações da própria empresa para que cada empregado se sinta acolhido, valorizado e alinhe seus valores aos corporativos. Aqui os funcionários são vistos também como clientes e o engajamento se dá através da persuasão, que convence os empregados a agirem de determinada forma ou adotarem alguma prática, por exemplo.
Já a comunicação interna é relacionada a troca de informações em si, é sobre as interações que promovem mensagens sobre a organização, seus objetivos, situações e atividades que precisam ser executadas. Nessa situação o engajamento vem do autoconvencimento, porque os colaboradores consomem as informações transmitidas pelos canais oficiais e tomam uma atitude.
Por mais que esses campos possam ser confundidos, a comunicação interna se limita somente a comunicação propriamente dita, enquanto o endomarketing pode incluir atividades de outras áreas, como eventos, recursos humanos, festas, premiações e programas voltados ao bem-estar dos funcionários.
Referências:
Referências das imagens:
Os resultados da empresa são diretamente influenciados pela melhora do negócio para os consumidores. A preocupação com a comunicação externa tem crescido nos últimos anos, porque é perceptível o crescimento na competitividade e no faturamento. É fundamental, também, o uso de múltiplas plataformas para a transmissão de comunicados a diferentes públicos. Portanto, para que haja um retorno positivo em relação a comunicação externa, é preciso definir os seus públicos de interesse e fazer um planejamento voltado aos seguintes pontos: seu público-alvo e o uso de recursos tecnológicos.
Uma das principais formas de impulsionar a comunicação tanto externa quanto externa, é utilizando TVs Corporativas como murais digitais.
Essas ferramentas ajudam na distribuição de comunicados e notícias referente a empresa, tornando a comunicação mais dinâmica e chamativa, podendo ser colocadas em diversos locais, de acordo com o propósito delimitado.
No mercado, há inúmeras ações e ferramentas para facilitar a comunicação interna e torná-la mais eficiente e atrativa de acordo com o perfil do público e os objetivos da organização. Algumas opções são:
intranet: portal interno para a divulgação de notícias, comunicados, conteúdo institucional etc.;
mural de recados: instalado em um ponto estratégico dentro da empresa, esse veículo possibilita a comunicação com os trabalhadores nos escritórios, nas fábricas e em locais em que a equipe não tenha acesso à internet;
TV corporativa: canal para disseminar informações de forma atrativa e dinâmica com o uso de vídeos;
rede social corporativa: a rede social corporativa é um canal para promover o relacionamento entre os funcionários e incentivar a troca de informação;
eventos internos: eles ajudam a promover o bem-estar e a qualidade de vida no trabalho, capacitar equipes e comemorar datas como dia das mães, dos pais, páscoa, aniversariantes do mês etc.
Os principais métodos pelo qual as empresas podem fortalecer sua comunicação e vínculo com o público se dá através do Marketing Digital, principalmente das parcerias e divulgações, que realçam as marcas de criadores de conteúdo, também chamados de influencers digitais; outra possibilidade também através das Redes Sociais se dá através de enquetes promovidas nos Stories das Empresas, onde as pessoas respondem perguntas e ganham saldos para gastar com as empresas em forma de vouchers. Redes Sociais possíveis são: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.
Além do Marketing Digital, também pode-se fortalecer comunicações com o cliente, através de meios alternativos muito correntes hoje em dia como o e-mail através de assinaturas eletrônicas via e-mail, também é possível estabelecer comunicações fortes via aplicativos de smartphone, inclusive por notificações pontuais estratégicas, e atividades semelhantes.
O turismo é um setor que tem como base a informação para estimular as pessoas de diversas culturas e lugares. Para isso foram criadas algumas regras e normas direcionando a visitação e os parâmetros a serem seguidos. Um ótimo exemplo que temos é a NBR ISO 21103:2014 Esta Norma especifica os requisitos mínimos para a informação a ser fornecida aos participantes antes, durante e após as atividades de turismo de aventura.
Os exemplos de alguns parâmetros veremos a seguir:
1. O uso de máscaras no lugar independente se é fechado ou aberto.
2. Acessibilidade para idosos e pessoas com PCD.
3. Seguir todas as regras do lugar, por exemplo respeitando a cultura e os moradores locais.
4. Em caso ocorra imprevisto as atividades serão canceladas.
5. Todo grupo de visitantes serão acompanhados por guias.
6. As pessoas deverão levar seus próprio medicamentos.
A importância do fortalecimento da identidade de marca não pode, de forma alguma, ser contestada ou subestimada, pois pertence aos alicerces que sustentam todo um complexo sistema de fatos relacionados ao sucesso de qualquer empreendimento. Mas o que é esse termo tão importante? A definição não é complexa, e os motivos para o foco nesse quesito são facilmente verificáveis, a identidade de uma marca é o conjunto do que remete à ela, que pode ser tanto conceitos quanto elementos materiais.
Temos o conjunto de metas concretas estipulados para o empreendimento. Este é um conceito que transparece de forma indireta, pois geralmente não é exposto ao público, mas não deixa de ser vital, por manter o alinhamento empresarial e a coerência de serviços prestados, que devem sempre estar aproximando os envolvidos dos objetivos em questão. Esse é, então, um conceito que torna a marca mais consistente, mais confiável ao cliente, pois o alinhamento interno e o foco em objetivos bem demarcados entregam uma imagem de seriedade e maturidade ao cliente.
São uma compilação de práticas e posicionamentos defendidos pela marca, e, por consequência, também pelos representantes dela. Funcionam como balizas que guiam as ações dos colaboradores em busca dos objetivos supracitados. Em tempos de grande valorização de diversos tipos de ativismo, uma declaração formal e clara dos valores de uma marca é uma forma excelente de deixar claras as causas defendidas por ela. Feita essa exposição de valores, o resultado no fortalecimento identitário aumenta o engajamento.
Todo empreendimento tem um motivo para existir, seja ele algum setor de mercado para suprir, um público alvo, um problema em especial a ser resolvido, entre uma infinidade de outras razões possíveis. Este conceito é primordial e deve ser claro tanto para a estrutura interna da empresa quanto para os clientes, que, apossados desse conhecimento, estarão cientes do que a marca visa cumprir no segmento em que está inserida.
ou prossiga para a avaliação do passo 3 e comentários do post.
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