Localizado na Região Norte do Brasil, o Estado do Amapá é fortemente influenciado pela cultura amazônica.
Na sua culinária isso se traduz por suas influências indígenas, com pratos feitos a partir de carnes de caça, o uso da mandioca e seus derivados como farinha seca, farinha d´água, as frutas características da região, e sobretudo, devido à abundância de rios e peixes de água doce no Norte do país, a pesca.
O estado possui um extenso litoral banhado pelo Oceano Atlântico e, obviamente, se fazem presente nas mesas dos amapaenses os frutos do mar.
Outro elemento de destaque no Amapá é a criação de búfalos, e toda uma cadeia de produtos alimentícios que esse animal proporciona.
Pratos típicos
O camarão no bafo é uma prato muito apreciado no Amapá. Em sua receita, além do camarão, de pimenta dedo de moça, cebola e tomate, também é adicionado cachaça de alambique.
A importância do prato é tanta que a Prefeitura de Macapá, principal cidade e capital do estado, promove concursos para eleger qual restaurante faz o melhor camarão no bafo da cidade.
A gurijuba é um peixe muito comum no litoral norte do país. No Amapá ele é encontrado abundantemente entre a foz do Rio Araguari até a foz do Rio Cunani.
Ele pode ser encontrado de diversas maneiras para comercialização, entre algumas como Filé de gurijuba, Gurijuba defumada, Gurijuba salgada, e até Hambúrguer de Gurijuba.
Consta que na culinária amapaense há 73 pratos feitos de gurijuba, dos mais comuns aos mais requintados.
O tucunaré é um peixe de água doce cujo habitat natural é a bacia amazônica. Na culinária do Amapá ele é muito apreciado e facilmente encontrado na brasa, ou na Caldeirada de tucunaré.
No município de Pracuúba, distante 256 quilômetros de Macapá, é realizado o festival do Tucunaré.
O tacacá é onipresente na culinária da região norte do Brasil, inclusive no Amapá.
É um caldo bem temperado em cuja receita vai camarão, goma de mandioca, alho, sal, pimenta de cheiro, jambu, e tucupi, que é o sumo retirado da raiz da mandioca brava, que confere sabor e a cor amarelada ao prato.
As frutas típicas, usadas também para doces, sucos e sorvetes
As frutas mais conhecidas do Amapá, mas que também estão presentes por toda a região norte, são o açaí e o cupuaçu.
No Amapá também são encontradas frutas menos conhecidas do restante do país, e por isso são consideradas exóticas. Algumas delas são o tucumã, o mari, o taperebá, o uxi.
A bebida nativa, Gengibirra
A gengibirra é uma bebida à base de cachaça, gengibre, água e açúcar. É muito consumida das festas e rodas de marabaixo, uma manifestação cultural com dança e música tradicional e típica do Amapá.
A criação de búfalos e seus produtos alimentícios que enriquecem a culinária e gastronomia do Amapá
Os búfalos foram introduzidos no Amapá nos anos 1950, como alternativa a criação de gado e se adaptaram melhor a planície e geografia do estado.
Sua carne é muito apreciada, e se comparada com bovinos contém menos índices de gordura, colesterol e calorias, e mais proteínas e minerais.
O leite de búfala caiu na graça dos produtores e hoje é a fonte para a produção de diversos queijos artesanais.
O mais famoso deles é o queijo do Marajó, receita típica da Ilha de Marajó e com uma tradição de mais de 100 anos.
Festival Amapá Sabor
Realizado em Macapá pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Amapá (SINDBAR), o Festival Amapá Sabor durante quatro dias apresenta as riquezas da culinária amapaense, suas tradições e as novidades gastronômicas. Em 2018 o festival chegou em sua 10º edição.
Ao Amapá
O Amapá é um dos estados com natureza mais preservada do Brasil, e sua culinária é riquíssima. Ainda desconhecido por grande parte da nossa população, é um estado que tem uma grande cultura para se descobrir.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.