O estado do Rio de Janeiro possui os mais belos destinos e atrativos turísticos, devido tamanha grandeza o dividiremos em Litoral Norte, Litoral Sul, Região Serrana e Capital. Neste poste falaremos sobre o Litoral Sul e seus belos destinos turísticos nos municípios de Angra dos Reis, Paraty e Ilha Grande:
1. Centro Histórico de Angra dos Reis
Com o City Tour você pode andar pelos principais atrativos da cidade e conhecer um pouco de sua história. O tour a pé começa na frente da Igreja do Carmo, que também tem um convento ao lado, embora pareça uma coisa só. A igreja foi construída na época do Brasil colonial, com apenas uma torre. O City Tour passa também pela Igreja Matriz, que também conta bastante da história de Angra, pela rua do Comércio e pela praça General Osório, que foi projetada por Burle Marx.
2. Ilha de Cataguases – Angra dos Reis
A Ilha de Cataguases é uma das mais bonitas da Baía da Ilha Grande. Rodeada de uma areia branco-neve, com água muito limpa, que pinta o mar verde esmeralda de Angra. Repleta de pitangueiras, a praia conta com águas calmas, sendo ideal para crianças.
3. Ilhas Botinas – Angra dos Reis
Também conhecidas como “Ilhas Irmãs” ou “Ilhas Gêmeas”, são o cartão-postal de Angra. Suas águas são tão cristalinas que é possível observar o fundo do mar por até 10 metros de profundidade. A ilha leva este nome devido ao seu formato.
4. Banqueta-Jussaral – Angra dos Reis
Esse caminho está cheio de história! Antigamente, o trajeto era usado para levar produtos até a cidade. O passeio sai do rio Banqueta e termina na antiga estação de ferroviária Jussaral. A caminhada dura em média duas horas e passa pelas pedras colocadas pelos escravos para facilitar o transporte das mercadorias.
5. Lagoa Azul – Ilha Grande
A Lagoa Azul é um piscina natural entre duas ilhotas, a lagoa está localizada às margens da Ilha Grande, a mais famosa ilha da região, com uma água transparente e azul-esverdeada, cujo fundo é um céu de estrelas do mar entre cardumes de peixes multicoloridos, lulas e corais. Onde você encontra um dos mais belos pontos de mergulho e snorkeling da Ilha Grande.
6. Vila do Abraão – Ilha Grande
A Vila do Abraão é o centrinho de Ilha Grande e, portanto, parada obrigatória. É lá que a maior parte das pousadas, restaurantes e comércio de Ilha Grande estão instalados. É o lugar mais agitado da Ilha.
7. Praia de Lopes Mendes – Ilha Grande
É considerada uma das praias mais bonitas do Brasil. De fato, é uma praia e tanto, de quase 3 quilômetros de extensão e com areias tão finas, que faz até barulho quando pisa. Se você pega onda, aproveite. É uma das únicas praias de surf da região, já que fica do lado de fora da Ilha Grande.
8. Cachoeira da Feiticeira – Ilha Grande
A Cachoeira da Feiticeira é de beleza espetacular e exalta a admiração de quem a visita, certamente é uma das melhores caminhadas em toda a Ilha Grande e roteiro certo de quem quer aproveitar ao máximo tudo o que a ilha tem para oferecer.
9. Centro Histórico de Paraty
O ponto de partida para os turistas que chegam a Paraty é o Centro Histórico, onde nasceu a “Villa de Nossa Senhora dos Remédios de Paraty”. Ele pode ser tranquilamente percorrido a pé em uma tarde, mas a ajuda de um guia é sempre bem-vinda para entender as questões históricas que envolvem a região. Há vários tours guiados oferecidos na cidade. Eles têm baixo custo e tornam a visita muito mais interessante.
10. Forte Defensor Perpétuo – Paraty
Construído em 1822 para defender a Baía de Paraty, o Forte Defensor Perpétuo tem vista privilegiada para a cidade. O local, no Morro da Vila Velha, abrigou o primeiro povoado de Paraty, antes de a cidade descer para onde hoje está o Centro Histórico. O Forte protegeu a cidade em meio ao processo de independência do Brasil. Hoje o prédio preserva áreas como a Casa do Comandante, a ala do Quartel da Tropa e o Quartel dos Inferiores. Hoje os três prédios são tombados pelo IPHAN.
11. Ilha Comprida – Paraty
Ela está entre as paradas mais populares dos barcos que partem do cais do Porto de Paraty com turistas. A Ilha Comprida é um sonho para os visitantes que curtem mergulhar cercados por vida marinha. A ilha não oferece praia, mas tem uma enorme piscina onde é possível curtir o mergulho com snorkel. Os barcos costumam oferecer o aluguel do equipamento e também espaguetes para flutuação. Peixes não faltarão durante o mergulho. A água transparente ajuda a fazer belas fotos com câmeras subaquáticas. Um verdadeiro paraíso para a vida marinha.
12. Praia do Cepilho – Paraty
Este pequeno paraíso oferece todo o necessário para o visitante ser feliz. A Praia do Cepilho tem areia branca e fina, um visual incrível com grandes e belas pedras por onde corre o mar, um bar com boa comida e bebida gelada e, para fechar o pacote, um espetáculo dos surfistas nas ondas. A Praia do Cepilho foge um pouco da rota mais turística da Vila de Trindade, em Paraty. Exatamente por isso, costuma ser mais tranquila e vazia. É o tipo de praia para quem deseja curtir sem preocupação.
13. Ilha do Algodão – Paraty
Com águas transparentes e profundas, a Ilha do Algodão é ideal para quem deseja praticar snorkeling. O local é ponto de parada de vários passeios de barco e escunas, muito comum em Paraty, onde os visitantes podem nadar tranquilamente e curtir os peixes que tomam conta da água. Na Ilha do Algodão, as paradas não são em praias, ou seja, você irá mergulhar em alto mar. A Ilha é a maior da região e quem desejar poderá visitá-la também em passeio particular. A região costuma ser ponto de passagem de golfinhos, que aparecem especialmente em dias de tempo mais fechado ou após as chuvas.
Fontes: Guia.melhoresdestinos Queroviajarmais
onde comprar:
(nossa seleção de empresas de turismo especialistas nesse destino)
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.