Tem vontade de fazer aquela tão sonhada viagem de trem pela Europa, Ásia e África, mas não sabe nem por onde começar? Aqui vão algumas dicas gerais para os passageiros de primeira viagem sob os trilhos. Vale a pena reforçar que cada companhia é diferente.

1. Passagens

Antecedência! A viagem de trem demora um longo tempo para planejamento, aproveite para comprar as passagens para ter mais segurança e certeza de embarque, ter também um assento bom e um preço mais em conta.

2. Embarque

Seja pontual em seu embarque. Se suas passagens estão compradas com antecedência, é recomendado chegar 1 hora antes na estação. Mas, se resolveu pegar o trem e não tem passagens, chegue umas 2 horas antes da saída do trem. Na primeira vez que estará em uma estação, tome seu tempo para procurar nas telas o número do trem, a hora de chegada e a hora de partida. Não espere o último momento para se dirigir à plataforma do trem!

Trem de luxo França

3. Dentro do trem

Nas portas do lado de fora do trem, existem os números que indicam o vagão. Localize o que está em seu bilhete e entre. Busque seu assento, se acomode e aguarde. A viagem provavelmente será longa e você terá tempo para passear pelo trem.

Com seu assento localizado e malas guardadas, você tem várias opções: passear pelo trem, aproveitar a paisagem e as vistas, ir ao vagão restaurante e tomar um refresco, utilizar o sistema multimídia que os trens mais novos oferecem e ver um filme, ou então ler um romance ao lado da janela.

Uma dica boa é ter contigo um guia da cidade ou mesmo do trem, para explorar ao máximo os locais.

4. Paradas e Estações

As paradas não são sempre anunciadas, ou podem ser anunciadas em uma língua que você não entenda. Anote o horário previsto de chegada e os nomes das últimas estações antes da sua parada; assim, você estará preparado para sair do trem quando ele chegar ao destino. Geralmente, o nome das estações fica claramente visível nas plataformas. Pergunte a um funcionário ou a um passageiro local caso você tiver dúvidas.

5. Alimentação

Muitos trens europeus de longa distância têm vagões-restaurante com serviço completo (café da manhã, almoço e jantar). Outros trens oferecem refeições leves, lanches e bebidas em um vagão-bufett. Consulte uma tabela de horários na internet para qual trem tem restaurante ou vagão-bufett. Verifique também se é possível levar sua comida e bebida a bordo.