A Serra da Mantiqueira é uma cadeia de montanhas ao Sul de Minas Gerais, que se estende para o estado de São Paulo e Rio de Janeiro. É uma das mais belas regiões do Brasil,  que atrai turistas todos os anos, como casais, apreciadores da natureza, praticantes de trekking e amantes de aventura.

1. Pico dos Três Estados

O pico dos Três Estados é uma montanha em cujo topo está o ponto onde se encontram as divisas geográficas dos estados Brasileiros de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Fica a uma altitude de 2665 m e localiza-se na extremidade oriental da Serra Fina. O ponto tríplice das divisas é marcado no cume por um pequeno tripé de ferro lavrado com os nomes dos três estados, nas respectivas direções.

2. Pico dos Marins

O pico localiza-se numa curta ramificação da serra da Mantiqueira, a menos de 1 km ao sul da divisa com Minas Gerais, mas inteiramente dentro do território paulista. Mais especificamente na divisa dos municípios de Piquete e Cruzeiro. Tem uma altitude de 2420,7 metros, e é muito procurado por praticantes de turismo de aventura.

3. Pedra da Mina

O pico da Pedra da Mina, é oficialmente a quarta montanha mais alta do Brasil, com 2798 metros de altitude. Localiza-se na serra Fina, uma seção da serra da Mantiqueira. Localiza-se a entre os estados de Minas Gerais e São Paulo. A Pedra da Mina está incluída na Área de Proteção Ambiental Serra da Mantiqueira e o lado paulista da montanha faz parte de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).

4. Pedra do Baú

O complexo da Pedra do Baú é um conjunto de rochas gnaissicas localizada no cidade de São Bento do Sapucaí, no estado de São Paulo. Seu ponto mais alto tem uma altitude de 1964 metros e é conhecido por abrigar algumas rotas de escalada esportiva. O complexo é formado pelo Bauzinho, Pedra do Baú e Ana Chata. Vale salientar que o local possui taxas de visitação e preservação que variam de 10 a 200 reais, dependendo do veículo para acesso.

5. Observatório do Pico dos Dias

O Observatório do Pico dos Dias (OPD) é um observatório astronômico localizado entre os municípios de Brazópolis e Piranguçu no estado de Minas Gerais. É operado e mantido pelo Laboratório Nacional de Astrofísica e localiza-se a 1 864 m de altitude. O observatório pode ser visitado de março a novembro, às terças-feiras, durante o dia, devendo as visitas serem agendadas com antecedência. Não é cobrada taxa de visitação.

 

onde comprar:

(nossa seleção de empresas de turismo especialistas nesse destino)

Montanero Expedições