Criado em 1962 e localizado no extremo sul do litoral de São Paulo, o Parque Estadual Ilha do Cardoso preserva uma grande diversidade de aspectos de vegetação da Mata Atlântica. Localiza-se na divisa de São Paulo com o Paraná, no meio de uma série de parques estaduais. Então a única cidade próxima, usada como ponto de acesso, é Cananéia.

Na Ilha do Cardoso, as praias dividem o dia do visitante com trilhas, cachoeiras, piscinas naturais, dunas, e a hospitalidade dos caiçaras, que tem muito a ensinar de sua cultura e tradições. 

Cananéia
Cachoeira em Cananéia
Cachoeira Grande - Ilha do Cardoso

Caracterizada com acomodações rústicas, na Ilha quase não existem hotéis, apenas pequenas pousadas e campings. Em toda a Ilha, os nativos estão dispostos a levar os visitantes aos lugares mais bonitos e inóspitos, pois tem como base o turismo de base comunitária, onde tudo é elaborado por eles juntamente a estâncias turísticas, o que é declarado na região como sustentável e para um turismo consciente. Para um bom aventureiro, a Ilha do Cardoso é um ótimo lugar para trilhas, maravilhas praieiras, mergulhos e para explorar.

Cananéia
Trekking Ilha do Cardoso
Trekking Ilha do Cardoso - Cananéia

Maravilhas Praieiras 

Núcleo Perequê – Praia de Itacuruça

Golfinhos em Cananéia

Costão e Praia do Marujá

Praia da Lage

Praia de Cambriu