A Serra da Bocaina é um parque nacional criado na década de 70 visando preservar ecossistemas naturais, o parque dispõe de uma incrível biodiversidade de fauna e flora e é um dos poucos lugares no país que abriga animais ameaçados de extinção.
Localizado na divisa entre os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, ao sudeste do Brasil,  faz parte da Serra do Mar, sendo que 60% de seu território está situado no Rio de Janeiro e 40% em São Paulo,  por isso engloba algumas de suas cidades, como Paraty e Angra dos Reis.

1. Pico da Bacia

Conhecida também como Pedra Alta, possui 2.050 metros de altitude e é o segundo maior cume da região, perdendo apenas do Pico do Tira Chapéu. Para chegar até o topo, é necessário fazer uma trilha de 16km (ida e volta), mas ao chegar desfrutará da bela vista para as cidades do Vale do Paraíba, como Resende, Itatiaia, Cruzeiro entre outras.

Pico da Bacia

2. Pico do Tira Chapéu

Com 2.088 metros de altitude, é o ponto mais alto da Serra da Bocaina e um dos pontos mais procurados. A trilha se estende em 9km (ida e volta), não é muito longa, porém bastante intensa nas subidas, o tempo médio para concluí-la é de 01h30. Do topo, pode-se ver desde o Vale do Paraíba até as baías de Angra dos Reis e Paraty.

Pico do Tira Chapéu

3- Trilha do Ouro

Esta trilha é um antigo caminho construído no século XVII para escoar o ouro que vinha de Minas Gerais. A trilha é uma das principais atrações da região e tem cerca de 40km o tempo estimado para completa-la é de três dias de caminhada moderada. A travessia percorre o topo da Serra da Bocaina (a 1.540 metros de altitude), em São José do Barreiro, e desce até a vila de Mambucaba, no litoral do Rio de Janeiro. No percurso, pode se observar as mais famosas cachoeiras da região, suas araucárias e bananeiras tropicais, e ainda lugares históricos, como fazendas centenárias e ruínas de um antigo engenho de cana-de-açúcar.

Trilha do ouro

4- Cachoeira dos Veados

Considerada uma das cachoeiras mais bonitas da região, possui três quedas d’água que chegam a quase 200 metros, formando poços de até dois metros de profundidade. Fica a aproximadamente 20km da portaria do parque. Sendo assim, é a maior cachoeira do Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Cachoeira dos Veados

5- Cachoeira das Posses

Também formada pelas águas do rio Mambucaba, sua queda principal é forte e chega até 40 metros de altura, mas como seu poço é composto por rochas, acaba impossibilitando o visitante de tomar banhos. Também existe uma queda secundária próxima à principal que forma um poço situado a 8km da entrada do parque.

Cachoeira das Posses

onde comprar:

(nossa seleção de empresas de turismo especialistas nesse destino)

Barreiro Turismo