Santa Catarina é privilegiada no que diz respeito a diferentes atrativos, porém, o que mais se destaca seguramente são suas praias maravilhosas. Automaticamente, muitos já associam essa imagem praieira do estado à ilha de Florianópolis, porém, além das belezas que se podem encontrar na Ilha da magia, a costa continental do estado conta com praias que são verdadeiras joias.

Com uma mais bela que a outra, separamos a parte continental das praias catarinenses por suas regiões: Bombinhas, Garopaba, Palhoça, Camboriú, Imbituba e Porto Belo. Descubra estes verdadeiros paraísos:

Bombinhas:

PRAIA DE QUATRO ILHAS

Caracterizada pela calmaria e em meio a vegetação preservada, foi reconhecida como a segunda melhor praia do sul do Brasil. De água azul e transparente, a areia branquinha conta com cristais de quartzo, dando um ar místico no local. Ponto de encontro do público jovem, é muito boa para o surfe. Também conta com algumas trilhas ecológicas para os mais aventureiros. Disfrute deste que é o paraíso perfeito para passar um belo dia de praia tomando um banho de sol e de mar, um banho de novas energias, relaxando sem preocupações.

PRAIA LAGOINHA

Perfeita para o mergulho livre, Lagoinha é um local indispensável para quem visita a região. Esta preciosidade conta com piscinas naturais para banho e mergulho, tendo águas límpidas e calmas perfeitas para família. Seu tamanho pequeno lhe dá um charme especial, dando a paisagem uma beleza autêntica e única. Uma joia que deve ser visitada, você não vai querer ir embora!

PRAIA DO MARISCAL

Com uma paisagem deslumbrante, esta praia é um verdadeiro refúgio. Seu nome tem relação com a grande quantidade de mariscos presentes em quase toda a sua orla. Com água tão transparente que se pode ver o corpo inteiro, está cercada por vegetação restinga. O bom desta praia é que, devido à sua grande extensão (cerca de 4km), conta com áreas onde o mar é mais calmo, e outras onde é mais agitado e com ondas, sendo perfeita tanto para crianças e famílias quanto para surfistas e os mais aventureiros.

Praia ideal para todo o tipo de turista, Mariscal é um excelente lugar para aproveitar um belo dia de sol e relaxar. Se está visitando Bombinhas, não deixe de visitar e disfrutar dessa maravilha.

 

PRAIA DE BOMBINHAS

Principal e mais movimentada praia de Bombinhas, esta beleza conta com cerca de 1km de extensão. É cercada de ótima infraestrutura de hospedagem, gastronomia, serviços turísticos e comércio. Sua água cristalina com pequenas ondas lhe dá um tom especial, juntamente com a areia branquinha.

Aqui você encontra o melhor da culinária catarinense, com pratos típicos da região. Para quem busca momentos de diversão, há grandes opções de bares e boates para agitar a vida noturna do local.

 

PRAIA DE ZIMBROS

Uma das mais bonitas de Bombinhas, sua faixa de areia clara conta com várias conchinhas que dão um charme especial. O mar verde e calmo lembra uma piscina, fazendo com que seja perfeita para famílias, além da prática de esportes aquáticos como caiaque, vela, windsurfe e pesca. Em terra, se pode fazer ciclismo, trilhas e caminhadas. Aqui se pode comer um delicioso peixe fresquinho, juntamente com belos frutos do mar. Pela noite, muitas pessoas fazem luaus e apresentações musicais para atrair o público. 

Trata-se se um importante destino turístico, também devido a dar acesso à trilha Costeira de Zimbros, procurada por pessoas do Brasil e do mundo. O visual é belíssimo! E se você curte o pôr do sol, esse é o lugar perfeito!

 

Garopaba:

PRAIA DA FERRUGEM

O clima do local é perfeito para as férias, com muita diversão e tranquilidade. O mar é cristalino, conta com dunas, e há a presença de ondas fortes de um lado e piscinas naturais de outro, sendo ideal para todos os públicos.

Para quem está em busca de badalação essa é a praia certa tanto de dia quanto pela noite, tendo no canto esquerdo uma grande concentração de jovens e surfistas. Este lindo cenário, que também muito visitado por turistas gaúchos e argentinos, é mais do que digno de ser conhecido e contemplado.

 

PRAIA DO SILVEIRA

Simplesmente linda. O verde das montanhas a caracteriza como uma praia selvagem harmonizando a paisagem com a areia branca e mar límpido. Controlada a nível ambiental por seus moradores e grande parte de seus frequentadores, a Silveira consegue se manter livre da urbanização descontrolada. 

Ótima para a prática de surfe, é palco de alguns campeonatos da modalidade. Durante a temporada de observação, ela também oferece shows magníficos ao observar as baleias do continente. Simplesmente imperdível.

Praia Silveira SC Continente

 

Palhoça:

GUARDA DO EMBAÚ

É considerada uma das dez mais lindas do Brasil. Conta com uma longa e extensa porção de areia clara e bem fina, além do mar azul. Com a presença do Rio da Madre a paisagem tem uma combinação mais que especial com a mescla entre mar e rio, ao qual é preciso atravessa-lo para chegar a praia. Existe uma pequena praia no canto Norte que pode ser alcançada por uma trilha, sem a necessidade de atravessar o rio.

O clima é uma delícia! O local conta com um jeito alternativo, de vila, pousadas super aconchegantes espalhadas pelas ruas de terra e aquele jeito de levar a vida pegando onda com calma que faz com que a noite acabe cedo na vila.

PRAIA DA PINHEIRA

Considerada um verdadeiro paraíso, está a cerca de 50 km de Florianópolis e a aproximadamente 430 da cidade de Porto Alegre. Pinheira é ainda uma das raras praias catarinenses que dispõe de uma natureza intocada e de brilhar os olhos. Isso ocorre devido a praia estar inserida dentro do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, protegido por lei.

Também tem uma linda paisagem e um ambiente menos rústico para quem deseja aproveitar as férias. Com vistas encantadoras e muito verde, consiste em uma enseada que se divide em quatro partes. Elas seguem todas em uma mesma porção de areia, que se dividem em três partes cada, sendo que cada uma é cortada por um riozinho, dando um charme especial.

Camboriú:

PRAIA LARANJEIRAS

Com uma riqueza natural inigualável, tem águas tão claras que atrai a presença de mergulhadores, além da areia branquinha. Tem cerca de 750 metros de tamanho, cercada por Mata Atlântica, e o mar calmo do Oceano Atlântico. Tem seu nome justamente pela presença de laranjeiras na área, que dão uma beleza particular a paisagem.

A praia está localizada a seis quilômetros do centro de Camboriú, podendo ser acessada tanto pela rodovia Interpraias, por passeios de escuna ou por teleférico. A praia tem boa estrutura de bares e também se pode fazer passeios de bondinho. É considerada a segunda principal praia do município, com atrações para toda a família.

PRAIA ESTALEIRINHO

Localizada há onze km do centro, tem cerca de um quilômetro de tamanho, sendo muito tranquila e preservada, com boas opções de restaurantes e bares, que reúnem muitos jovens nas areias douradas e grossas que caracterizam a praia. Tem uma paisagem e um mar incrível, uma dica é fazer uma caminhada até as pedras que estão no costão direito.

Com águas límpidas e cristalinas, é ótima para um delicioso banho e descansar tranquilamente. Na parte do costão esquerdo está o morro e no direito há pedras. É uma bela opção para os que buscam sossego e não abrem mão de uma boa estrutura junto com a praia.

Ilha de Porto Belo

Em um local privilegiado na costa do litoral sul brasileiro, a ilha de Porto Belo faz brilhar os olhos de quem a visita por sua rara beleza. O meio ambiente bem conservado que a rodeia é, com certeza, o diferencial que caracteriza o local, sendo grande motivo de atratividade. A atividade turística se desenvolve no local oferecendo boa infraestrutura e conforto aos turistas.

Além disso, o uso turístico da ilha é feito com controle de capacidade de carga, uma das principais características da prática de turismo sustentável que é feita pela ilha, respeitando os limites da natureza e garantindo sua preservação. A variedade de fauna e flora impressionam, assim como suas lindas praias e variados atrativos, como espaços para esportes e opções de trilha com pinturas rupestres. O mar da ilha é límpido, tranquilo e azul, excelente para a prática de mergulho, tudo isso protegido em meio ao frescor e tropicalismo do clima de Mata Atlântica que predomina no local. Muito verde e ar limpo, impossível de não se encantar.

Imbituba:

PRAIA DO ROSA

Com visuais incríveis, a praia do Rosa é sem dúvida uma das mais belas de Santa Catarina e do Brasil. Quase intocada, esse paraíso conta com uma faixa de areia em formato de curva, com cerca de 2 quilômetros de extensão e mar digno de variadas fotos pois conta com um visual exuberante e belas ondas que atraem muitos surfistas.

É dividida em Rosa Norte, Rosa Sul e Lagoa do meio, que com um pequeno canal dá acesso justamente a uma lagoa. Com um ar de praia selvagem, está cercada por montanhas. Dica: Se pode realizar três trilhas na praia do Rosa: Trilha praia do luz, trilha porto novo e trilha praia vermelha, perfeitas para lindas fotografias.

 

onde comprar:

(nossa seleção de empresas de turismo especialistas nesse destino)

BombinhasTur
BravaTur
Centrotur