1. Cidadela Imperial de Hanói ou Thăng Long

Hanoi capital Vietna

Comece a explorar a capital do Vietnã pela milenar cidadela da cidade, construída em 1010 para ser o palácio real, servindo para esse fim até 1810. Foi amplamente destruída pelos franceses durante a corrida imperialista, mas alguns dos seus prédios conseguiram sobreviver. Durante a Guerra do Vietnã, serviu de base militar para os vietcongues e em 2010 foi reconhecida como patrimônio mundial da UNESCO.

Hanoi capital VietnaHanoi capital Vietna

Para chegar até seu portão principal, que se localiza em sua grande muralha, é preciso atravessar um longo campo onde ficavam alguns dos palácios que foram destruídos pelos franceses. Lá dentro, é possível andar pela muralha e ver ao longe a Torre da Bandeira, onde tremula uma enorme flâmula do país.

O sítio é imenso e impressionante. Em seus fundos ainda se encontram restos arqueológicos de mais prédios destruídos pelos europeus.

2. Mausoléu de Hồ Chí Minh

Depois da visita à Cidadela, ande até o Mausoléu de Hồ Chí Minh, um dos monumentos mais importantes do país.

Para quem não sabe, Hồ Chí Minh foi o líder do movimento de independência e primeiro presidente do país, governando o Vietnã durante boa parte da guerra em luta pela reunificação. Apesar de ter falecido antes do fim do conflito e nunca ter podido ver de fato seus ideais se concretizarem, sua figura permaneceu como ícone local, sendo ainda hoje idolatrado no Vietnã por seus compatriotas.

Com sua figura tomando tais proporções, nada mais justo, pelo pensamento local, que se erguesse um memorial, inspirado no mausoléu de Lênin, em Moscou, onde se encontra seu corpo embalsamado. Uma vez ao ano (durante os meses de setembro e outubro) seu corpo é enviado à Rússia para manutenção, e infelizmente visitamos a cidade justamente durante esses meses, não sendo possível ver o tão famoso líder.

Para quem for visitar o local, fique atento às regras de etiqueta, sendo proibido trajar roupas acima dos joelhos, comer, beber, fotografar ou filmar em seu interior e saiba que a visitação só é permitida na parte da manhã, então programe-se para isso.

3. Templo da Literatura ou Văn Miếu

Hanoi capital Vietna

Após o mausoléu, é possível caminhar até o Templo da Literatura, um dos prédios mais bonitos da cidade. Construído em 1070, abriga a primeira universidade do Vietnã. Mas, antes de tudo, é um templo confucionista, uma filosofia chinesa criada por Confúcio.

Hanoi capital Vietna Hanoi capital Vietna Hanoi capital Vietna

Com inúmeros jardins verdes e lagos artificiais, dentro de suas muralhas ficam guardados vários pequenos prédios com arquitetura bem singular, em especial o último deles, o próprio templo, totalmente vermelho. Um local de paz em meio ao caos vietnamita.

4. Prisão Hỏa Lò

Hanoi capital Vietna

Hỏa Lò é uma das atrações mais visitadas de Hanói. É uma antiga prisão, hoje transformada em um museu, importante para a história do Vietnã e da guerra contra os americanos.

Foi construída pelos franceses para abrigar os presos políticos durante a colonização do Vietnã pela França. Depois, foi reutilizada pelos vietcongues para prender os soldados americanos capturados durante a guerra do Vietnã. Era conhecida pelos americanos como Hanói Hilton, em referência à grande cadeia de hotéis.

Hanoi capital Vietna

Durante a ocupação francesa chegou a ter mais de dois mil prisioneiros em apenas um ano, num local que só poderia abrigar 450. A maioria desses presos era de militantes que buscavam a independência do país. Viviam em condições subumanas, onde permaneciam durante toda sua estadia com um dos pés algemados, eram mal alimentados e muitos morriam decapitados numa das duas guilhotinas existentes na prisão.

Hanoi capital Vietna Hanoi capital Vietna Hanoi capital Vietna

Já durante a Guerra do Vietnã, muitos americanos, em sua maioria pilotos derrubados de caças, que eram ali presos. No museu é possível ver uniformes dos soldados capturados, sendo um deles o Senador John McCain, candidato a presidente dos Estados Unidos contra Barack Obama em 2008.

Hanoi capital Vietna

5. Lago Hoàn Kiếm

Hanoi capital Vietna

No final do dia, nada como assistir ao pôr do sol do Lago Hoàn Kiếm, o mais famoso de Hanói. Ao seu redor, vibra a vida urbana da cidade, cheio de prédios com restaurantes em seus topos, com lindas vistas do lago.

Às margens do lago há uma ilhota e nela um templo, o Ngoc Son, sendo possível chegar atravessando uma linda ponte chinesa vermelha.

Hanoi capital Vietna Hanoi capital Vietna

Ao longe ainda dá para enxergar outra ilhota, mas que não é possível ser visitada: a Turtle Island, ou ilha da tartaruga, que possui uma pequena pagoda em homenagem a uma lenda do século XV. No mito, uma gigante tartaruga sagrada reivindicou a espada do imperador da época. Até hoje, acreditam que a espada se encontra no fundo do lago com a tartaruga.

De Ngoc Son é possível ver todo o lago, que durante o entardecer é mais esplendoroso ainda, com a cidade toda iluminada.

 

FONTE: Vida Cigana