1. Museu Histórico Nacional

Museu criado em 1922 pelo Presidente Epitácio Pessoa com apenas duas galerias dedicadas à história do Brasil. Atualmente o Museu Histórico Nacional ocupa todo o complexo arquitetônico da Ponta do Calabouço e é o mais importante museu de história do país, com um acervo com cerca de 258 mil itens, entre objetos, documentos e livros. O museu mantém galerias de exposições de longa duração e temporárias, além da Biblioteca especializada em história do Brasil, história da arte, museologia e moda, mantém também programas para estudantes, professores, terceira idade e comunidades carentes. Pátios internos e uma agradável cafeteria oferecem uma opção para descanso.
 
Fonte: Blog Carioca da Gema

2. Museu de Belas Artes

Situado no centro histórico do Rio de Janeiro, o edifício onde se encontra este museu foi projetado em 1908 pelo arquiteto Adolfo Morales de los Rios. O Museu de Belas Artes foi criado oficialmente em 1937 por ordem do então presidente Getúlio Vargas. Atualmente  é uma das instituições museológicas mais importantes do país dedicada à conservação, divulgação e aquisição de obras representativas da produção artística brasileira. Seu acervo é constituído por mais de 70 mil itens representativos de vários períodos da história da arte e da contemporaneidade.
 
Fonte: Site Meu RJ

3. Museu do amanhã

O Museu do Amanhã foi inaugurado em dezembro de 2015 pela Prefeitura do Rio e que está sob gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). É um museu de ciências diferente, com ideias, explorações e perguntas sobre o presente e sobre o que o futuro pode trazer, oferecendo uma narrativa sobre como poderemos viver e moldar os próximos 50 anos a partir das perspectivas da sustentabilidade e da convivência.

 

Fonte: Museudoamanha.org

4. Museu de Artes Modernas

Este museu é um marco da arquitetura, sendo resultado do trabalho do arquiteto Affonso Eduardo Reidy e do paisagista Roberto Burle Marx. O museu de Artes Modernas possui mais de 15 mil obras, com um seu acervo de esculturas e pinturas de artistas de renome internacional, além de grandes artistas  latino-americanos. Tem como missão a preservação, a reflexão e a difusão da produção das artes modernas e contemporâneas por meio de exposições, publicações e empréstimos de obras.
Fonte: Visit Rio

5. Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Um dos prédios mais belos do Rio de Janeiro, o Theatro foi inaugurado em 14 de julho de 1909 e é considerado a principal casa de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul. Ao longo de pouco mais de um século de existência ele tem recebido os maiores artistas internacionais e os principais nomes nacionais da dança, da música e da ópera.

 
Fonte: Vânia Laranjeira

6. Biblioteca Nacional do Brasil

A Biblioteca Nacional do Brasil  foi considerada uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo pela UNESCO, e também a maior biblioteca da América Latina. Seu grande acervo foi calculado em cerca de dez milhões de itens. Com mais de 200 anos é a mais antiga instituição cultural brasileira e foi organizada para substituir a Livraria Real, que foi consumida pelo incêndio que se seguiu ao terremoto de Lisboa em 1755 e que sua origem remetia às coleções de D. João I.

 
Fonte: Rafael Andrade

7. Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro

A Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, é uma catedral católica localizada no centro da cidade e foi inaugurada em 1979 para substituir a Igreja de Nossa Senhora do Carmo como catedral da cidade. Seu projeto arquitetônico foi elaborado por Edgar de Oliveira da Fonseca e alguns colaboradores, e o paisagismo, assim como o Museu de Artes Modernas, ficou a cargo de Roberto Burle Marx.
 
Fonte: Alexandre Macieira

onde comprar:

(nossa seleção de empresas de turismo especialistas nesse destino)

RIO40GRAUS Turismo
Via Fly Viagens