O estado do Rio de Janeiro possui os mais belos destinos e atrativos turísticos, devido tamanha grandeza o dividiremos em Litoral Norte, Litoral Sul, Região Serrana e Capital.
Neste poste falaremos sobre o Litoral Norte e seus belos destinos turísticos nos municípios de Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio:

1. Praia do Farol – Arraial do Cabo

Grande estrela de Arraial do Cabo, a Praia do Farol é uma das mais belas de toda a Região dos Lagos e, sem exageros, de todo o Brasil. Ela ganhou fama especialmente por ter sido classificada pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) como uma das mais perfeitas praias do país, seguindo critérios de pureza da água, qualidade da areia e paisagem. A fama se espalhou e hoje a Praia do Farol é um dos passeios imperdíveis em Arraial do Cabo.

Praia do Farol

2. Prainhas do Pontal do Atalaia – Arraial do Cabo

A escadaria que dá acesso às Prainhas do Pontal do Atalaia parece levar ao paraíso. Do alto do morro, o que se vê é um cenário paradisíaco. Difícil não ficar hipnotizado pela vista no topo da escada, de onde se vê a areia branca, o mar colorido e o verde ainda preservado na vizinha Ilha do Farol.

Pontal do Atalaia

3. Praia Grande – Arraial do Cabo

A Praia Grande recebe esse nome por causa da imensa extensão de sua areia, são 40 km aproximadamente. As ondas de mar aberto atraem os surfistas que enfrentam a água gelada com belas manobras. Grande parte pertence a reserva ambiental, porém no início da praia se encontram diversos quiosques e uma boa estrutura para curtir. É na Praia Grande, que acontece a maioria dos eventos em Arraial e fica bem movimentada também na parte da noite, com a galera praticando diversos tipos de esporte como vôlei, slackline, futebol de praia por toda sua extensão.

Praia Grande

4. Praia do Forno – Arraial do Cabo

A trilha escondida no final da Praia dos Anjos leva a um dos mais incríveis paraísos de Arraial do Cabo. O esforço da subida será rapidamente recompensado ao avistar o mirante que permite uma vista paradisíaca da cidade. A Praia do Forno é um dos principais cartões de Arraial do Cabo e não é para menos. O colorido da água na enseada e a faixa de areia branca cercada pela exuberante vegetação formam um cenário digno de muitas fotos. O caminho até a praia só pode ser feito a pé ou de barco.

Praia do Forno

5. Orla Bardot – Búzios

A Orla Bardot possui a Igrejinha de Sant’Ana, a estátua de Juscelino Kubitschek e também a escultura que representa os pescadores no mar. O caminho é cercado pela praia e por banquinhos, de onde se pode acompanhar o movimento do mar.

Orla Bardot

6. Rua das Pedras – Búzios

É em um dos mais populares pontos turísticos de Búzios, a Rua das Pedras. O local concentra todo o movimento noturno e oferece aos visitantes dezenas de bares, restaurantes e lojinhas, tornando a região — aberta apenas para pedestres — predileta entre os visitantes da cidade.

Rua de Pedras

7. Praia da Foca – Búzios

A pequena Praia da Foca, pouco conhecida pelos turistas, é um dos mais lindos cantinhos de Búzios e merece várias visitas. Falamos em várias porque a praia sofre um bocado a variação da maré e a cada hora do dia ela apresenta características bem diferentes.  

Praia da Foca

8. Porto da Barra – Búzios

O complexo de entretenimento localizado na Praia de Manguinhos atrai pelo belo visual e pelos bons cardápios dos restaurantes. O local, construído à beira-mar, oferece ambientes descolados e aconchegantes para quem deseja continuar curtindo depois da praia. Vá ao pôr do sol, aproveite o espetáculo sentado no píer e depois escolha um dos restaurantes, bares e lounges para aproveitar a brisa de final de tarde. É lugar para relaxar e ser feliz, sem preocupação. Além dos restaurantes, você encontrará também no Porto da Barra várias lojinhas com peças de design e equipamentos para a prática de surf, SUP e outros esportes aquáticos. 

Porto da Barra ao pôr do sol

9. Forte São Matheus – Cabo Frio

Localizado no canto esquerdo da praia, o Forte que São Matheus foi construído pelos portugueses, no século XVII, para defender o local das invasões dos franceses, ingleses e holandeses. Sendo um grande atrativo turístico nos dias de hoje.

Forte São Matheus

10. Ilha do Japonês – Cabo Frio

A Ilha do Japonês é um paraíso ecológico de águas calmas, rasas e quentes, lugar tranquilo para relaxar, muito procurado por praticantes de stand up e caiaques. Por proporcionar esta mansidão é um destino muito procurado. Uma ilha pequena, deserta e coberta, em grande parte, por vegetação. Apesar de não apresentar nenhuma infraestrutura, recebe muitos visitantes. Em frente à ilha, o Restaurante Recantu’s Bar oferece tudo que for necessário para passar o dia por lá.

Ilha do Japonês

11. Bairro da Passagem – Cabo Frio

O bairro da Passagem surgiu como base de  apoio na travessia para o Canal do Itajuru. Tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), é a área de povoação portuguesa mais antiga de Cabo Frio e o único núcleo urbano entre 1616 e 1660. As riquezas arquitetônica e histórica transformaram o local em ponto turístico que ainda mantém características da fundação da cidade.

Bairro da Passagem

12. Mirante da Capela da Guia – Cabo Frio

A Capela de Nossa Senhora da Guia se encontra em cima de um morro, de onde se tem uma bela vista panorâmica da cidade. O acesso é pelo Largo Santo Antônio, onde inicia uma escadaria íngreme que leva ao mirante.

Vista do Mirante da Capela da Guia

Fonte: Guia.melhoresdestinos
Mapadecultura.rj.gov

onde comprar:

(nossa seleção de empresas de turismo especialistas nesse destino)

Bardot Brazil
CiaEco
In Búzios Receptivo
Tortuga Tur