O estado do Rio de Janeiro possui os mais belos destinos e atrativos turísticos, devido tamanha grandeza o dividiremos em Litoral Norte, Litoral Sul, Região Serrana e Capital.
Neste poste falaremos sobre a capital carioca e suas belas praias, desde as mais famosas até as mais escondidas e de beleza única. Descubra:

1. Ipanema

Clássica. Essa maravilha, que virou música eternizada por Tom Jobim, está localizada na zona sul do Rio, confundindo sua paisagem com a história e a arte da cidade.Com seu lindo pôr sol e visual único que mescla praia-cidade, atrai grande número de turistas e moradores, além de ser frequentada por celebridades.

O Posto 9 é um dos principais pontos de encontro (e de paquera) de Ipanema, uma dica, não deixe de provar o biscoito Globo e o sacolé, marcas registradas da praia. Se a obrigação é relaxar e aproveitar o melhor do Rio, essa é uma parada obrigatória.

Praia de Ipanema

2. Prainha

Localizada na zona oeste do Rio, trata-se de um verdadeiro recanto natural, por sua beleza única e particular. A paisagem composta de morros de mata atlântica e mar inacreditavelmente azulado faz dessa uma das praias preferidas dos cariocas e visitantes. Uma dica é subir até o alto do Restaurante Mirante para garantir fotos perfeitas.

É protegida por dois morros de mata atlântica, com algumas das melhores ondas da cidade para surfe e um mar inacreditavelmente azulado. Espremida entre o mar e o verde, a pequena faixa de areia da Prainha parece justificar o diminutivo do nome. Mas é mais fácil acreditar que o apelido carinhoso, bem no estilo ‘carioquês’, é só uma forma delicada de falar do aprazível recanto da Zona Oeste.

Prainha

3. Grumari

Com tons de mar impressionantes, 2,8 km de extensão, está cercada por costões e morros com vegetação de restinga. O contraste entre o límpido mar azulado e a mata verde encantam quem visita esta joia que, assim como a Prainha, fica dentro da Reserva Ambiental do Grumari, garantindo a preservação de suas belezas.

Destino perfeito para relaxar em meio às areias avermelhadas da praia e amantes do surf. Dica extra: no canto esquerdo fica a praia de Abricó, frequentada por naturistas.

 

Praia Grumari

4. Barra da Tijuca

Uma das praias mais famosas do Rio é bastante frequentada não só por moradores e turistas, mas também por surfistas, já que a água verdinha do mar costuma estar sempre agitada por conta dos ventos fortes. É a maior praia do Rio de Janeiro, com seus 18 quilômetros de extensão, sendo grande parte dela totalmente urbanizada, com calçadão beirando a avenida, ciclovia e muitos quiosques.

A partir da Reserva de Marapendi, uma área de proteção ambiental, que a Barra começa a ficar mais tranquila e limpa. Vale a pena tirar algumas horas do dia para passear por lá também.

Praia Barra da Tijuca

5. Copacabana

A preferida dos gringos e dos cartões-postais, Copacabana é famosa por ser palco do “maior réveillon do mundo”, quando milhões de pessoas se espremem para assistir à queima de fogos. Durante os dias ensolarados, também aglomera turistas.

O mundo se encontra em Copa. Por lá os turistas e cariocas convivem em perfeita sintonia junto com os vendedores ambulantes. O calçadão mais famoso do Brasil e a estátua de Carlos Drummond de Andrade ficam na orla de Copacabana. Aproveite para provar a autêntica e tradicional caipirinha brasileira na praia mais icônica do país.

Praia Copacabana

6. Praia do Arpoador

Arpoador é um verdadeiro convite para passar o dia inteiro por lá curtindo o mar, relaxando debaixo do guarda sol, se exercitando nos aparelhos de musculação ou fazendo manobras radicais na pista de skate.

O mar verde e agitado é favorável para a prática de surfe, e, mais próximo às pedras, de mergulho submarino. Não deixe de curtir o pôr do sol junto com os outros frequentadores na pedra do Arpoador, que costumam bater palmas enquanto o fenômeno acontece.

Arpoador

7. Reserva

A praia da Reserva é uma das mais  alternativas do Rio, talvez a maior em tamanho e também em calmaria. Por conta da extensão,  dificilmente fica lotada. Situada entre os bairros da Barra da Tijuca e Recreio, Zona Oeste, fica incrustrada na Área de Proteção Ambiental de Marapendi. Por isso, a Reserva Florestal acabou emprestando o nome à praia.

Praia da Reserva
Praia da Reserva

8. Leblon 

Localizada em um dos bairros mais nobres do Rio (e que dá o nome a ela), a Praia do Leblon é muito conhecida por sua excelente infraestrutura turística, que conta não só com o calçadão, ciclovia e quiosques, como também os hotéis, restaurantes e lojas de alto nível nas proximidades.

Seus frequentadores costumam ser moradores do bairro, famílias com crianças e turistas, que podem relaxar na areia ou jogar frescobol. Por ali, paparazzis quase sempre conseguem encontrar um bom registro de famosos se refrescando e tomando sol no Posto 12. A vista do Pão de Açúcar e do Morro Dois Irmãos no entardecer é de arrancar suspiros!

Praia do Leblon

9. Praia Vermelha

Fica entre dois morros, e está próxima a entrada dos bondinhos do Pão de Açúcar, na Urca, um dos cartões-postais da cidade. Com sua areia avermelhada e mar calmo, é muito frequentada por amantes de canoa havaiana, do remo e pescaria.

A visão que se tem da areia para o Pão de Açúcar é deslumbrante, ideal para uma caminhada inspiradora. Sua infraestrutura conta com um restaurante, quiosques, um parquinho e uma área de preservação ambiental logo ao lado. 

Praia Vermelha

10. Praia da Macumba

É querida por surfistas e também para quem quer fugir do agito. A orla é tão agradável quanto a de Copacabana ou Ipanema, mas o fluxo de pedestres é menor, o que permite uma caminhada agradável com parada nos quiosques.

O pontal Tim Maia a separa da praia do Recreio. Em maré baixa, um estreito caminho na areia se forma da praia até o pontal, permitindo que se chegue nele. A subida até o alto leva cerca de uma hora. O visual lá de cima vale o esforço da subida! 

Praia da Macumba

11. Praia do Secreto

O nome já diz tudo: a Praia do Secreto é um local longe de todo o circuito turístico do Rio de Janeiro. Seu acesso é possível por uma trilha em um penhasco, ou a pé pela água, quando a maré está baixa. Mesmo com essas dificuldades, o destino tem se tornado muito visitado, principalmente aos finais de semana.

Situada entre a Praia da Macumba e a Prainha, a Praia do Secreto é, na verdade, uma piscina natural formada pela água do mar entre as pedras. Seu acesso é feito através de suas vizinhas, e é imprescindível chegar até ela com o filtro solar já aplicado no corpo e munido de chinelos.

Praia do Secreto

12. Praia Joatinga

Localizada dentro de um condomínio do Joá, na Zona Oeste do Rio, a Praia da Joatinga não é restrita somente aos moradores (ainda bem!). Chegar a pé é uma tarefa difícil, por isso, a praia é conhecida por atrair artistas e famosos, em busca de privacidade e tranquilidade.

O hype da praia pequena e com mar agitado é sua localização escondida entre as pedras e casarões e o mar com belos tons de verde e azul.

Praia de Joatinga

onde comprar:

(nossa seleção de empresas de turismo especialistas nesse destino)

CiaEco
Rio Máximo Turismo
Passeio Rio Receptivo
Rio Natural