A originalidade e autenticidade da gastronomia paraense vêm ganhando o respeito e a admiração de profissionais da área no Brasil e no exterior.

1. Rota Gastronômica: Queijo do Marajó

O queijo do Marajó ou o queijo de búfala – um dos ícones da culinária da Ilha do Marajó – possui uma rota exclusiva que permite ao visitante e admiradores da boa gastronomia experimentar essa iguaria de sabor suave e delicado. A colossal Ilha do Marajó, o público tem a oportunidade de vivenciar o universo rural paraense. Toda a fabricação do famoso queijo regional, a produção dos artesanatos locais, além de degustação de iguarias que remetem a forte herança cultural e dos hábitos alimentares do povo marajoara.

 

 

2. Rota Gastronômica: Comida Ribeirinha

A cultura ribeirinha das ilhas de Belém se diferencia pelas práticas e fazeres do dia a dia, que mesmo sofrendo influência da capital, ainda produzem seus alimentos de forma orgânica, caçam, pescam, criam aves e porcos, produzem cacau e chocolate e apanham açaí de modo tradicional. Os moradores das ilhas de Belém mantém, assim, a cultura original, principalmente na alimentação, com temperos caseiros plantados em seus quintais. Conhecer o universo da gastronomia ribeirinha é experimentar uma imersão nas práticas alimentares locais, a partir dos serviços culinários oferecidos pelas famílias e comunidades.

FOTO: CRISTINO MARTINS / AG. PARÁ
DATA: 25.07.2017
BELÉM – PARÁ

3. Rota Gastronômica: Peixe da Esquina

De cores, sabores e aromas, a comida é uma das características mais significativos de Santarém, no poente do Pará. Desde a dona de casa até mesmo aos chefes de cozinha o pensamento sobre tempero local é coletivo: ele é especial e insubstituível.  No pólo Tapajós, é vez de vivenciar a experiência das práticas alimentares  do Oeste do Pará. Repleta de cores, sabores e cheiros peculiares, culinária cabocla de Santarém e Belterra tem seu foco na diversidade do pescado encontrado em rios férteis como Amazonas e Tapajós, que fazem a culinária local ser diferenciada no Brasil. Além de ser eleito como o melhor destino turístico gastronômico, Santarém também recebe anualmente o Festival Nacional Gastronômico de Santarém.

onde comprar:

(nossa seleção de empresas de turismo especialistas nesse destino)

Gekos Receptivo
Passaporte Pará
Festival Gastronômico de Santarém

Warning: file_put_contents(): Only 4096 of 7140 bytes written, possibly out of free disk space in /var/www/html/wp-content/plugins/essential-addons-for-elementor-lite/includes/Traits/Generator.php on line 285