Guanajuato é uma antiga cidade mineira, com ruas cheias de magia que convidam a caminhar e descobrir cada um dos seus cantos. Esta cidade considerada Patrimônio da Humanidade tem muito a oferecer e dar aos turistas. Em Guanajuato o tédio não existe, pois há sempre algo para fazer, ver e conhecer na capital deste maravilhoso estado mexicano. Vamos conhecê-los!

1. Teatro Juarez

É talvez depois do Palácio de Belas Artes da Cidade do México, o teatro mais bonito do México. Construído entre 1872 e 1903, em estilo dórico romano, foi inaugurado em 27 de outubro de 1903 pelo então Presidente Porfirio Díaz com a ópera Aída. Ele está localizado na Plazuela de Cata.

2.Casa del Conde Rul y Valenciana

É um lindo edifício neoclássico de dois andares, do arquiteto e pintor Eduardo Tresguerras, de Celaya. Sua fachada é de pedreira cor-de-rosa e pertenceu a Diego Rul, um espanhol rico que fez fortuna em sua juventude na Espanha e no México nas Minas de Zacatecas durante o século XVIII. Também é onde Bento XVI ficou durante sua visita a Guanajuato.

Casa del Conde Rul y Valenciana

3. Jardín del Cantador

Outro lugar muito interessante em Guanajuato é este Parque do século XIX. Tem colunas em pedreira, fontes e em seu centro um quisco. Seu nome é devido a José Carpio, um músico que animou os habitantes com sua música neste lugar durante o período colonial.

Jardín del Cantador
Jardín del Cantador

4.Sierra de Santa Rosa

É uma bela reserva natural, uma das mais importantes do estado. É ideal para praticar ecoturismo com atividades como camping, observação de pássaros e aprender sobre a flora e a fauna da região. Na Cuenca de la Esperanza há aluguel de tendas com banheiros e alguns serviços para o visitante. Está localizado a 5 km ao norte de Guanajuato. Há visitas guiadas com ótimos preços.

Sierra de Santa Rosa
Sierra de Santa Rosa

5. Zona Arqueológica Plazuelas

É considerado por muitos o mais importante de Guanajuato, está localizado na comunidade de San Juan el Alto Plazuelaso. Estes são edifícios que datam entre 600 e 900 d. C. Sua beleza arquitetônica pode ser vista nos edifícios conhecidos como Casas Tapadas e seu jogo de bola. Há um museu no local que é aberto para visitação.
Outras opções interessantes para conhecer são as rotas que partem de San Miguel de Allende, Guanajuato para conhecer as comunidades indígenas localizadas a apenas 40 minutos de distância. Você pode aprender mais sobre os usos e costumes que admiravelmente continuam a fazer parte das tradições.

Zona Arqueológica Plazuelas
Zona Arqueológica Plazuelas

onde comprar:

(nossa seleção de empresas de turismo especialistas nesse destino)