Cancún, em meio a suas maravilhosas praias e natureza exuberante, conta com dois espetaculares parques naturais inseridos em meio a mescla de vegetação nativa e mar. Xel-Há e Xcaret são duas divindades que não podem deixar de serem visitadas. Se encante em meio ao misticismo da cultura da cultura maia e os segredos exuberantes que estes atrativos guardam:

Parque Xel-Há

Xel-Há, é o nome que os antigos Maias batizaram ao local que se encontra este maravilhoso parque, que significa “Onde nasce a água”, é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza e um aquário natural espetacular. O parque é um modelo de aproveitamento turístico sustentável, com atrativos para toda a família.

A lenda conta que os deuses maias uniram sabedoria, ilusões e amor pelo belo, para criar um lugar que reunisse o melhor da natureza em um só local, ao qual chamaram Xel-Há. Uma vez criado, os deuses ficaram tão maravilhados com o lugar, que deciriam permitir a entrada a todos os mortais. Para cuidar dele e dos elementos que o rodeiam, estes deuses nomearam três guardiões: “Huh”, a iguana, Guardiã da Terra, “Chuc Kay”, o pelicano, Guardião do Ar, e “Kay Op”, o peixe loro, Guardião da Água. Segundo a lenda, estes guardiães cuidam do parque e de todo aquele que o visita.

Parque Ecológico Xel-Há

Esta maravilha natural é um lugar de indescritível beleza. Nade e pratique o snorkel entre peixes tropicais que fizem da baia de Xel-Há seu lar. Admire e percorra as trilhas deste paraíso a pé, em bicicleta ou em um divertido mini trem. Se encante admirando diferentes espécies da flora e fauna em seus habitats naturais durante seu recorrido. Disfrute de uma experiência inesquecível em um Parque All Inclusive, se deliciando com pratos típicos mexicanos em um dos quatro restaurantes disponíveis no parque, além é claro de não deixar de provar algumas das bebidas mais populares do Xel-Há.

Recorra pelos maiores rios subterrâneos do mundo, os quais se fundem com mar em uma preciosa e bela baia ideal para a prática de snorkel e admirar as centenas de peixes. Vista nadadeiras, colete salva-vidas e uma viseira: com isso, explore as águas cristalinas e a presença da vida submarina. Descubra o fenômeno da Haloclina e Termoclina, um efeito visual que ocorre quando a densa água do mar e a água doce dos rios se mesclam sem terminar de fundir suas fórmulas secretas.

Atrativos:

Caverna Xel-Há

Explore e descubra um lugar de tranquilidade e reflexão que resguarda a maravilha natural de Xel-Há. A caverna maia é um lugar enigmático e pronto para ser descoberto por você:

Santuário do Caracol Rosa Xel-Há

Em seu insaciável desejo pela preservação da natureza, Xel-Há decidiu proteger e salvar esta bela espécie que está em perigo de extinção criando seu próprio santuário.

Tirolesas Salpichanga

Disfrute de uma tirolesa que terminará com uma divertida “águarrisagem” nas refrescantes águas do rio de Xel-Há:

Recorrido Rio Xel-Há

Se deixe levar pelas águas frescas dos rios subterrâneos e recorra por belos cenários no rio Xel-Há praticando snorkel ou mesmo em uma roda flutuante.

Snorkel Xel-Há

Venha mergulhar na baia, no rio e na lagoa de Xel-Há, além de disfrutar das tirolesas aquáticas desta maravilha natural:

Piedra del Valor

Penhasco Escalável: A Piedra del Valor é uma das atividades mais extremas do parque; se jogue de uma altura de 5 metros, libere seu espírito e termine com um refrescante splash!

Cenotes

Descubra a magia, o misticismo e a beleza destas cavidades naturais que são parte da maravilha natural de Xel-Há:

Fenda Ixchel e Gruta El Dorado

Em meio as trilhas da selva que te levam até o rio, você pode encontrar a Fenda Ixchel, um espaço misterioso de água cristalina para aqueles que buscam um lugar mais íntimo para nadar.

Voo do Chuck Kay

O voo do Chuck Kay te fará sentir incrivelmente livre, voe em um cipó e se jogue para se refrescar nas águas de uma das cavidades naturais dentro do parque:

Trepachanga

O Trepachanga trata-se de um verdadeiro desafio de equilíbrio, agilidade, coordenação e resistência:

Mirante Farol Xel-Há

Um lugar maravilhoso para observar desde o ponto mais alto tudo o que faz do Xel-Há uma maravilha natural e para se divertir descendo em um tobogã a mais de 30 metros de altura:

Além disso tudo, não deixe também de disfrutar de outros atrativos como a Baía Xel-Há, a Baía de los Caprichos, o Início do Rio em meio aos Manguezais, o Mundo das Crianças, a Muralha Maia, as trilhas pela selva, o Jardim de los Chacahs, a Ponte Flutuante, a Tierra de Huh, na qual se faz um passeio em bicicletas. E pra quem pensa que soltar pipa é só no Brasil, aproveite para  soltar o “papelote”, que é como os mexicanos chamam a pipa em Xel-Há. Não deixe também de conhecer o Viveiro Xel-Há e o incrível Meliponário, você não vai querer ir embora tão cedo!

Parque Xcaret

Xcaret, que significa “pequena baia”, é um parque na Playa del Carmen com mais de 50 atrações naturais e culturais, onde você se reencontra com a natureza e com o México em sua maravilhosa e rica fauna e flora, além de suas exuberantes atrações que te recordam o quão grandiosa é esta terra e sua história.

Disfrute ao máximo das diversas atividades aquáticas que te levarão a lugares místicos nos territórios de Chaac, deus maia da água. Se aventure em meio a rios subterrâneos, uma área de praia, lagoa e poços naturais de água do mar. Há uma área especial para crianças chamada Mundo de Niños, onde se pode nadar em cavidades naturais de menor profundidade e piscinas desenhadas para elas.

Você poderá conhecer um incrível aquário de arrecife de coral e uma área de tartarugas marinhas dentro do parque. Conheça mais sobre a flora e fauna regional conhecendo o Mariposário, o Aviario, a Trilha da Selva Tropical e o Museu Vivente de Orquídeas e Bromélias. Além disso, em diferentes seções do parque, se pode ver onças pintadas, flamingos, macacos aranha, morcegos, tapires, veados, entre muitas outras espécies.

 

Uma das principais razões para visitar o Xcaret é a apresentação “Xcaret México Espectacular”, uma experiência de arrepiar, que faz o mexicano se sentir orgulhoso da cultura e história de seu país. No parque também se pode disfrutar da cerimônia dos “Voadores de Papantla”, o “Espetáculo Ecuestre”, ou as “Danças Pré-hispânicas” no Pueblo Maya. Também não perca o Museu de Arte Popular Mexicano, o cemitério mexicano “Puente al Paraíso” e a Fazendo Henequenera. Explore este parque maravilhoso e descubra porque o Xcaret é o lugar mais emblemático da Riviera Maya.

Atrativos

Rios Subterrrâneos

Se prepare para uma experiência que somente é possível viver na Riviera Maya: os incríveis rios subterrâneos. Deixe-se levar pelo frescor da água que vem do interior da terra:

Plaza Principal

Se surpreenda desde sua chegada com tudo o que você encontrará logo no primeiro lugar do recinto assim que chega ao Xcaret, um dos parques do México mais famosos a nível mundial. Disfrute da comida, artesanato, música e tudo o mais do México que você imaginar!

Rio del Paraíso

Especialmente para você, que deseja viver a experiência dos rios subterrâneos sem se molhar, recorra estas paisagens paradisíacas a bordo de uma balsa:

Fazenda Henequenera

Visite um casarão típico do século XIX, tributa a época de ouro das antigas fazendas de Yucatán. É cheia de curiosidades em seu interior, descubra!

Cavernas ao Povo Maia

Em Xcaret você se dará conta de que os caminhos são através da selva, e debaixo dela! Atreva-se a explorar esta original rota que te levará até o Povo Maia.

Adega "Vino de México Xcaret"

Em um lugar inesperado do Xcaret se encontra uma das melhores adegas de vinho do país, com as mais finas etiquetas de vinho nacional.

Capela de Guadalupe

O amor do México pela Virgem de Guadalupe se demonstra em uma original capela. Admire seu altar único, passeie pelos túneis e descubra por conta própria muitos outros elementos guadalupanos.

Povo Maia

Viaje ao coração de Yucatán e se integre a vida cotidiana de um Povo Maya, seus lares e seus costumes. Além disso, descubra quais surpresas se apresentam ao sol se pôr.

Zonas Arqueológicas

Aproxime-se da história dos mayas nas zonas arqueológicas do Xcaret, cenário de importantes acontecimentos na vida comercial, marítima e religiosa dos antigos habitantes de “Polé”, hoje Xcaret.

Cemitério Mexicano "Puente al Paraíso"

Recorra esta réplica de um autêntico cemitério mexicano que sintetiza a forma em que os mexicanos vivem a morte. Identifique os simbolismos que este lugar guarda.

Sea Trek

Você sonha em conhecer o mundo por debaixo do mar, mas não sabe nadar? Com Sea Trek vai poder realiza-lo! Graças a seu moderno capacete, você baixará até 7 metros de profundidade e caminhará pelo fundo marinho de maneira natural, não perca!

Mundo de Niños

Agora suas crianças tem um oásis dedicado a eles no Xcaret. As crianças menores de 12 anos disfrutarão de horas de pura diversão em tobogãs, pontes penduráveis, túneis e cavidades naturais.

Paraíso Aquático

Em Xcaret seu dia está completo com a areia do mar caribenho. Deslize por um tobogã até uma piscina natural ou relaxe em uma espreguiçadeira em frente a baia.

Raias: Encontro Interativo

Sinta a suavidade das nadadeiras das raias, as alimente e entre na água para observar como elas parecem voar debaixo da água. Aprenda sobre estas maravilhosas criaturas e os cuidados de conservação de sua espécie com os experts do parque.

Casa dos Sussurros

Há pessoas que não sabem guardar segredos, mas uma casa? Conheça este original recanto, onde nenhum segredo está a salvo. Se atreve a contar os seus?

Snuba Arrecife

Descubra os segredos do arrecife “Barracuda” sem ser um mergulhador expert. Snuba combina a tecnologia do mergulho com a comodidade do snorkel, com um tanque de oxigênio que flutua na superfície para que possa se mover com liberdade pela beleza do arrecife.

Adventure Kids

Uma aventura diferente e segura para as crianças. Elas podem interagir e alimentar pequenas raias, e depois praticaram snorkel com elas em uma tranquila lagoa. Uma maneira inesquecível de aprender mais da natureza no parque Xcaret.

Torre Cênica

Observe as paisagens naturais que fazem parte da beleza do Xcaret desde uma altura de 80 metros: selva, rios e o encantador mar do Caribe.

Snorkel Tour

Mergulhe na vida do arrecife de coral INAH, muito próximo da costa do Xcaret. Admire as formas do coral, os peixes tropicais e diversas espécies marinhas que o habitam. Se não deseja praticar o snorkel, você pode viajar como acompanhante e disfrutar da vista desde um barco.

Adrenalina

Realize um divertido passeio de lancha a uma velocidade de até 90 km/h, com acrobacias e giros de 360º no azul turquesa do mar caribenho. Prepare-se para se encharcar da cabeça aos pés!

Além disso tudo, também não deixe de nadar com golfinhos, tubarões, conhecer a Capela de São Francisco de Assis, fazer o Snuba Baia e também o Sea Trek com raias! Se jogue!

onde comprar:

(nossa seleção de empresas de turismo especialistas nesse destino)