1. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Criado em 1981, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses abrange 155 mil hectares de dunas, rios lagoas e manguezais. São dois tipos de cenários, dependendo da época do ano: durante a seca, o parque se transforma em um verdadeiro deserto banhado pelo oceano; com as chuvas, forma-se a paisagem clássica do lugar, uma incrível sequência de dunas e lagoas. O Pólo Parque dos Lençóis, situado no litoral oriental do Maranhão, envolve os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas, este último sendo o principal portão de entrada para esta fantástica beleza natural.

2. Circuito Lagoa da Gaivota e Lagoa da Andorinha

A Lagoa da Andorinha e a Lagoa da Gaivota são as mais populares de Santo Amaro. Elas estão localizadas muito próximas à cidade e o acesso fácil faz com que elas estejam entre as mais visitadas. O grande ponto positivo, especialmente para quem não pode ou não quer fazer longas caminhadas, é que os carros 4×4 chegam praticamente à beira das lagoas. O trajeto a pé será bem curto e o esforço praticamente nenhum. Ótima pedida para relaxar. As lagoas estão tão próximas à cidade que até mesmo a pé é possível chegar até lá. O ideal é contratar um guia, mesmo sem a necessidade de um carro para fazer o trajeto.

3. Rota das Emoções 

Se você gosta de viajar e está sempre procurando um novo roteiro para fazer nas férias, com certeza você já deve ter ouvido falar sobre a Rota das Emoções, roteiro turístico que tem início (ou fim) nos Lençóis Maranhenses no Maranhão, depois passa pelo Delta do Parnaíba e pelo litoral do Piauí até chegar a fantástica vila de Jericoacoara, no Ceará.

4. Centro histórico de São Luís

A caminhada pode começar na Rua do Sol, que abriga o Museu Histórico e Artístico do Maranhão e o Teatro Arthur Azevedo, com vistosa fachada cor-de-rosa. Dali, atravesse a Rua do Egito e siga para a parte mais baixa da cidade, onde estão as mais bem-preservadas construções revestidas de azulejos. À primeira vista, sua função pode parecer puramente estética, mas, na verdade, os portugueses forraram as paredes para ajudar a diminuir a temperatura interna nos casarões. Em seguida, visite a Matriz da Sé, a Casa de Nhozinho e o Palácio dos Leões. A Casa das Tulhas, na Rua da Estrela, é um bom ponto final: aqui você encontra quitutes típicos do estado para levar para casa.

5. Chapada das Mesas 

Na cidade de Carolina, no sul do Maranhão, fica uma das belezas naturais mais incríveis do Brasil. A paisagem da Chapada das Mesas é diversificada e combina belíssimas cachoeiras, paredões, bosques de buritizais, cânions e um pouco do sertão! Conheça um pouco mais desse lugar famoso entre os aventureiros.

6. Alcântara 

Boa para passeio de um dia desde São Luís, Alcântara já foi uma das cidades mais ricas do Maranhão entre os séculos 18 e 19, mas muito do patrimônio histórico se perdeu. Vestígios do passado podem ser vistos em sobrados coloniais cobertos por azulejos portugueses, nas ruínas do mercado de escravos Palácio Negro e no prédio da prefeitura, onde funcionou uma cadeia pública no século 18. Defronte à Praça do Pelourinho estão as ruína da Igreja Matriz de São Matias e o interessante Museu Histórico, um belo exemplar da arquitetura de época.

onde comprar:

(nossa seleção de empresas de turismo especialistas nesse destino)

Lotus Turismo e Aventura
Mangue Brasil Turismo
Taguatur Turismo e Eventos
Venturas