UM INICIANTE NÃO DEVE COMEÇAR SÓ

Surfista iniciante dicas

Essa dica não é a primeira por acaso. Muitas pessoas tentam começar a surfar sozinhas e não sabem os riscos que elas podem está passando ao fazer isso. Desde uma contusão mais simples até correr risco de morte. 

Uma pessoa experiente no surf pode te auxiliar na forma correta da remada para evitar lesões e deixa-la mais eficiente. Te dar dica de como e por onde entrar no mar, como sair, qual o melhor pico para você que está iniciando, sem falar no mais importante que é ter alguém te acompanhando de perto, caso algum acidente ocorra. Ou seja, se possível procure um amigo(a) que já surfa algum tempo ou uma escolinha.

O mar é fonte de prazer, mas pode ser muito traiçoeiro caso você não saiba seus “macetes” e nada melhor que uma pessoa que já passou por tudo isso para te guiar.

CONVERSE COM SURFISTAS LOCAIS

Dicas aprender a surfar iniciante

Essa segunda dica pode ser uma extensão da primeira. Os surfista locais com toda certeza são as pessoas que mais entendem do pico. Chegando na praia se informe com eles quais são as melhores condições para você que é iniciante naquele determinado local e se existe algum lugar da praia mais adequado para quem está nos primeiro passos.

Esses surfistas podem te informar da existência de pedras ou corais no fundo do pico e onde estão localizadas. Se existe algum  tipo “canal” para entrar e sair mais facilmente, se o pico tem correnteza e quais locais você deve evitar naquela praia.

NÃO SE DESESPERE

Surfista iniciante cuidados

É normal até para um(a) surfista experiente se afobar quando leva uma vaca dependendo do tamanho da onda, porém isso não vai ajudar em nada. Muito pelo contrário apenas irá piorar a situação.

Na maioria das vezes passamos pouco tempo em baixo d’água, o nosso desespero é que faz parecer uma eternidade. Isso tudo porque seu coração acelera e assim nosso corpo consome muito mais oxigênio que o normal. Por isso, em pouco tempo em baixo d’água a necessidade latente de respirar bate.

A melhor coisa a se fazer nessas horas é relaxar e esperar a onda parar de te rodar. Por menor que seja a onda ela tem força pra te girar e você não tem onde se segurar. Logo, lutar contra a onda é inútil. Deixe para gastar energia e fôlego quando esse gasto for efetivo em alguma coisa. Espere a onda se dissipar e guarde essa energia para voltar pro outside e conseguir se livrar das próximas ondas que podem ir direto para você.

PROTEJA A CABEÇA

Aprender a surfar dicas

Depois da vaca muitos iniciantes além de se desesperar esquecem de se proteger. A primeira ação que se deve fazer ao cair da prancha é proteger a cabeça.

De forma geral não temos noção de onde pode estar a prancha depois que caímos e rodamos com a onda. Tanto o bico quanto as quilhas podem te machucar fortemente se pegar de jeito. Uma pancada forte na cabeça pode te fazer apagar, piorando muito sua situação na água. Além do mais, se tiver pedra ou coral no fundo a onda pode te jogar contra ela.

Por isso, assim que cair da prancha não esqueça de proteger a cabeça com os braços ou até um capacete para locais com ondas maiores e com fundo coral ou pedra.

NÃO DEIXE SUA PRANCHA SOLTA

Surfista iniciante cuidados

Sei que é difícil se segurar na emoção de ficar em pé em uma onda, mas precisamos de muito cuidado quando temos algo que pode ferir as outras pessoas. Quando finalizar uma onda ou quando estiver furando a arrebentação, não deixe a prancha solta.

Muitos iniciantes ao acabar a onda se jogam para trás para cair na água e soltam a prancha. Muita vezes dão impulso na prancha para frente ao se jogar. Nessa jogada ou até mesmo a prancha solta com a “cordinha” esticada pode bater em um outro surfista que esteja entrando no pico.

CONHEÇA AS REGRAS DE BOA CONVIVÊNCIA DO SURF

surf dicas iniciante
regras do surf iniciante

Se você está começando é bem importante saber dessas regras, para se proteger e proteger os outros surfistas no pico. Além de evitar um monte de aborrecimentos.

  1.  A prioridade da onda é de quem está por dentro dela. Exemplo: A onda vem quebrando da esquerda para direita. Quem estiver mais para esquerda da onda tem a preferência.
  2. Não rabeie! Essa regra é consequência da primeira. Se alguém já está na onda e ainda está por dentro da onda, com preferência (Regra 1) não entre na onda. Você estará rabeando o outro surfista e isso pode causar alguma confusão. Lembre-se: Um surfista por onda!
  3. Se você está entrando no pico e alguém vem surfando a onda a sua frente, reme para o lado oposto que a onda está quebrando para sair do caminho do surfista. Exemplo: Você está entrando e está olhando a onda de frente (de costas pra praia), se onda estiver quebrando para a sua direita, reme para sua esquerda, para o lado da espuma.
  4.  Respeite a fila. Na maioria dos picos existem lugares específicos para as ondas quebrarem devido ao fundo. Logo, os surfistas se acumulam em apenas um local para pegar as ondas. Para organizar isso existe um fila imaginária. Se você acabou de pegar a onda, vá para o final da fila esperar sua vez novamente.

fonte: http://alonesurf.com.br/freesurf/cuidados-iniciante-surf-deveria-saber/

onde comprar:

(nossa seleção de empresas de turismo especialistas nesse destino)

UAM Tour
UAM Tour
UAM Tour