A culinária neozelandesa é bastante diversificada e engloba quitutes de vários outros países, principalmente da Inglaterra, devido à sua colonização, e do Sudeste Asiático e Índia, pelo grande número de imigrantes vindos dessas regiões.

A Nova Zelândia é o paraíso dos amantes da boa comida e do bom vinho. Os vinhedos se estendem por todas as regiões, os chefes dão um toque local divertido na fina gastronomia, e os festivais servem sensações gustativas ao som de músicas regionais.

Vinho de primeira classe

Hawke’s Bay, Martinborough e Marlborough e Central Otago são regiões vinícolas símbolos da Nova Zelândia; escolha dentre 120 vinhedos dirigindo pela Rota do Vinho (Classic New Zealand Wine Trail). Se realmente estiver atrás de uma excursão para degustação de vinhos completa, inclua West Auckland, Gisborne e Canterbury ao seu itinerário. 

A maioria das vinícolas fica aberta para degustação, e muitas têm restaurantes finos dentro de suas propriedades. Há também muitas excursões para degustação de vinhos com motorista ou por meio de bicicletas, uma excelente forma de aproveitar a gama completa dos sabores locais. Nossas variedades internacionalmente aclamadas incluem Sauvignon Blanc, Chardonnay, Pinot Noir e o Bordeaux (variedades de Cabernet Sauvignon/Merlot), portanto, prepare-se para degustar! FONTE: 100% Pure New Zealand e Vida Cigana

Culinária 

A comida da Nova Zelândia vai além do fish and chips e churrascos; nossos chefes desenvolveram uma culinária do Pacífico distinta. Espere apreciar diversos frutos do mar (como os mexilhões de lábios verdes da Nova Zelândia, lagosta, ostras de Bluff e peixe fresco), queijos premiados e, claro, nosso famoso cordeiro. 

Em praticamente todos os centros de cidades o turista encontrará restaurantes asiáticos, eles estão em todos os lugares e é cada vez mais comum comer refeições apimentadas, visto que há bastante tempo que culinárias da Tailândia e Índia já fazem parte do país. Além de todos esses alimentos vindos de fora da Nova Zelândia, o prato maori mais famoso é o hangi, que consiste em carne, frango e legumes assados debaixo da terra.

A sobremesa mais famosa da Nova Zelândia, mas que é meio difícil de encontrar vendendo é a Pavlova. O país disputa com a Austrália sobre quem inventou o doce. Trata-se de uma torta com textura de suspiro, recheada com marshmalow cremoso e decorada com frutas, geralmente kiwis.FONTE: 100% Pure New Zealand e Vida Cigana