O Novo México está fora do roteiro tradicional de turismo nos Estados Unidos mas revela ótimas surpresas para os que se aventurarem nesta região.

Albuquerque

Albuquerque é a mais populosa do Novo México. É rica em história e tradições, principalmente por ser a região do país que concentra mais americanos nativos e completamente rodeada pela bela paisagem desértica que fará você se sentir no Velho Oeste.

Mas nem só de tradição e natureza vive a cidade. A série “Breaking Bad” foi gravada nesta cidade, e isso fez com que o movimento turístico na região aumentasse também, gerando até um tour exclusivo para os amantes da série.

É possível conhecer lugares como a casa de Walter White (Bryan Cranston) e de Jesse Pinkman (Aaron Paul), mas no caso, as residências atualmente há moradores então a entrada não é permitida. E também conhecer o palco de gravação de Los Pollos Hermanos, onde funciona uma lanchonete chamada Twisters Burgers and Burritos.

Festival Internacional de Balonismo de Albuquerque

Todo ano em meados de outubro, acontece o Festival Internacional de Balonismo de Albuquerque que é considerado o maior do mundo. O local oferece as condições ideais para a prática de balonismo, com clima constante, altitude acima de 1500 metros, tornando o ar menos denso, com grandes espaços abertos e muito sol. O maior festival de balonismo do mundo chegou a reunir 1019 balões de diferentes países e um público de mais de 1 milhão de pessoas.

Bondinho pelas Montanhas Sandia (Sandia Peak Tramway)

O Sandia Peak Tramway é um bonde aéreo localizado ao lado de Albuquerque. Ele vai do nordeste da cidade até a crista das Montanhas Sandia e tem a terceira extensão mais longa do mundo. É o maior bonde aéreo dos Estados Unidos.

Sandia Peak Tramway

Monumento Nacional Petroglyph

Localizado ao oeste de Albuquerque, o Petroglyph National Monument protege uma grande diversidade de recursos culturais e naturais, dentre os quais cinco cones vulcânicos, centenas de sítios arqueológicos e uma vasta quantidade de petróglifos. Ele é um dos maiores sítios de petróglifos da América do Norte, contendo cerca de 25 mil desenhos e símbolos esculpidos em rochas vulcânicas. Os petróglifos refletem práticas culturais e religiosas desses grupos, frequentemente exercendo funções em cerimônias tradicionais.

Monumento Nacional de los Petróglifos

Parque Nacional das Cavernas de Carlsbad

O Parque Nacional das Cavernas de Carlsbad abrigam muitos exemplares de vida selvagem, plantas e maravilhas naturais nas suas cavernas e trilhas de hiking, bem como nas adjacentes formações rochosas. Veja as diversas espécies de morcegos alçarem voo durante o pôr e o nascer do sol nos meses de verão, aprenda mais sobre astronomia e folclore com um guarda florestal e faça uma caminhada na lua cheia, que ocorre uma vez ao mês, ao longo da trilha do deserto. Com cerca de 350 quilômetros de cavernas subterrâneas mapeadas, cânions profundos e antigas cordilheiras de pedras marítimas, a beleza das Cavernas Carlsbad pode ser admirada acima e abaixo. Visite também o “Big Room”, onde terá um relance das impressionantes formações rochosas, muitas das quais existem desde a Era do Gelo.

Cidade de Taos e Taos Pueblo

Localizada em um vale no deserto, em meio aos Sangre de Cristo (Montes Sangre de Cristo), a cidade de Taos é praticamente incomparável. É possível sentir as influências das três culturas locais, graças à herança dos povos nativos, dos espanhóis e dos britânicos. Há 100 anos, Taos serve de base para artistas e artesãos, o que a torna um ótimo destino para encontrar inspiração para criar e lembranças diferentes. Com mais de 2.500 quilômetros quadrados de vastas áreas ao ar livre, há diversos lugares para fazer caminhadas, praticar esqui ou fazer passeios de bicicleta. Taos pode ter poucos habitantes, mas as possibilidades são infinitas na região. Os Pueblos eram a moradia dos indígenas que habitavam o território do atual estado americano de Novo México. Eram um tipo de prédio de apartamentos, onde cada residência ficava em cima da outra. Diversos deles foram preservados e ainda podem ser visitados.

Taos Pueblo

Cidade de Santa Fé

Você encontrará infinitas oportunidades para caminhar, pedalar ou andar a cavalo nas montanhas que cercam Santa Fé; e escalada, balonismo, parapente e rafting nos rios próximos também são as atividades mais procuradas da região.

Conhecida pela qualidade de sua neve “seca”, a poucos minutos de Santa Fé você encontrará várias pistas de esqui. As pistas nas montanhas e colinas oferecem oportunidades para esquiadores cross-country e trekking com botas especiais para caminhadas na neve, chamadas de “raquetes de neve”.

As montanhas também contam com retiros tranquilos. Quentes fontes geotérmicas oferecem conforto; você pode receber uma massagem ou desfrutar de tradicionais tratamentos do sudoeste dos EUA ou do sudeste asiático em um day spa ou resort da região.

Monumento Nacional Bandelier

A paisagem é diversificada e impressionante. O belo Bandelier National Monument fica a cerca de 70 km de carro de Santa Fé. Este parque disponibiliza diferentes ruínas antigas: petróglifos, pictogramas, construções maçônicas e até diversos “cavates”, que são cômodos gravados nos penhascos como cavernas.

Monumento Nacional Bandelier

onde comprar:

(nossa seleção de empresas de turismo especialistas nesse destino)