O arquipélago que compreende o conjunto das Ilhas Galápagos, que são de origem vulcânica, é formado por dezenas de ilhas e rochedos, sendo treze ilhas maiores, seis ilhas menores, e dezenas de ilhotas e rochedos, que totalizam uma área terrestre de 8 010 km². O arquipélago se distribuí por uma área oceânica de 59 500 km², somando 140 555 km² de mar territorial ao Equador.

1. Ilha Santa Cruz

As montanhas de Santa Cruz oferecem uma vegetação exuberante e são famosas pelos seus túneis de Lava. Grandes populações de tartarugas são encontradas ali.

Ilha Santa Cruz, Galápagos
Ilha Santa Cruz, Galápagos

2. Ilha Isabela

Isabela é a maior ilha de Galápagos, com 4,5 quilômetros quadrados, porém é uma das menos populosas do arquipélago. Apesar de grande, as áreas acessíveis ficam na parte sul da ilha. Sendo assim, 2 dias inteiros são suficientes para conhecer suas principais atrações. Mas mesmo assim, quem pode ficar mais que dois dias não se arrepende, pois, a ilha é muito bela e aconchegante.
Sua área concentra 6 vulcões: Alcedo, Cerro Azul, Darwin, Ecuador, Sierra Negra, e Wolf, sendo cinco deles ainda ativos, a última grande erupção foi em 2005 com o vulcão Sierra Negra.
A Ilha possuí uma fauna fantástica, com diferentes espécies de tartarugas e aves, sem contar as baleias, incluindo jubartes, minkes e orcas, que se alimentam nas águas ricas de nutrientes na zona oeste da ilha. Não é à toa que Isabela é conhecida como o melhor lugar para ver baleias em Galápagos.

Ilha Isabela, Galápagos
Baleia Minke

3. Ilha de Bartolomé

Bartolomé é uma ilha de origem vulcânica, como praticamente todas que pertencem a esta província, é bastante conhecida por ser um dos principais cartões postais de Galápagos
Na fauna temos um tipo de lagartixa, aves, caranguejos, iguanas marinhas, pinguins e leões-marinhos.

Ilha de Bartolomé, Galápagos

4. Ilha Española

É a ilha mais antiga de Galápagos e há grande variedade de espécies. Dentre elas encontramos os Leões-marinhos que dividem as praias com os famosos tentilhões de Darwin (pássaros estudados pelo cientista), enquanto iguanas tentam se esquentar ao sol. Nas partes mais altas encontramos espécies de aves como: Atobás-de-Nazca, Atobás-de-Pés-Azuis e Albatrozes, que preenchem cada espaço vago na época de reprodução.

Ilha Española
Atobás-de-Pés-Azuis
Iguanas e Atobás-de-Pés-Azuis

5. Ilha de Rábida

A Ilha de Rábida é bastante característica, pois sal areia tem um tom avermelhado o que a diferencia das demais, é muito comum encontrar leões-marinhos descansam ao sol, os mesmos contrastam com o mar em tons de verde e azul compondo um cenário maravilhoso. A pequena ilha está localizada no centro de origem vulcânica de Galápagos.

Ilha de Rábida
Leão Marinho em Rábida

onde comprar:

(nossa seleção de empresas de turismo especialistas nesse destino)

CiaEco
Wheel The World