O Triângulo Mineiro oferece diversas opções pra quem quer viajar e sair do óbvio. Nesse destino o visitante encontra a hospitalidade mineira e diversas coisas divertidas para fazer. Descubra!  

1. Araxá

A Estância Hidromineral de Araxá, no Sudoeste Mineiro, na Zona Geográfica do Alto Paranaíba, é propícia ao desenvolvimento dos diferentes ramos da atividade turística, devido a fatores históricos, geográficos e econômicos que definem o imenso potencial dessa região. Araxá fortaleceu-se como polo turístico na década de 1940, com a inauguração do Complexo Termal – Grande Hotel e Balneário – ocorrida em abril de 1944. O município integra o circuito turístico da Canastra. Segundo o IBGE, em 2017 o município tinha 104.283 habitantes.
Pontos turísticos: Termas de Araxá, Fonte Andrade Júnior, Grande Hotel de Araxá; Termas de Araxá, Horizonte Perdido, Parque do Cristo, Museu Dona Beja, Museu Calmon Barreto, Museu Sacro de São Sebastião, Fundação Cultural Calmon Barreto.

Grande Hotel Tauá
Fonte Andrade Júnior

A Fonte Andrade Junior está situada às margens do lago de água sulfurosa da Estância do Parque do Barreiro na cidade de Araxá, de onde também é extraída a lama destinada aos banhos medicinais do parque, sendo parte integrante do Complexo Hidrotermal e Hoteleiro do Barreiro. Nele estão localizados os oito bebedouros com água mineiralizada possuindo também uma vitrine para a exposição dos fósseis encontrados na região durante as escavações das obras do complexo.

Museu Histórico Dona Beja

2. Sacramento  

Sua população estimada em 2017 era de 25.998 habitantes. O município integra o circuito turístico da Canastra. O Parque Nacional da Serra da Canastra é situado na região sudoeste do Estado, nos municípios de Sacramento, Delfinópolis e São Roque de Minas. 

Parque Nacional da Serra da Canastra
Gruta dos Palhares à noite

4. Uberaba 

Uberaba é conhecida como a capital mundial do gado zebu, raça que foi introduzida por criadores da cidade no final do século XIX, após a importação das primeiras matrizes da Índia. 
É um polo na criação, desenvolvimento genético e comercialização do zebu, tendo sido escolhido como sede da principal e maior central de inseminação pecuária do País: Alta Genetics. A Expozebu continua sendo a maior feira de gado zebu em todo o mundo e é realizada habitualmente entre os dias 1º e 10 de maio. A cidade também é sede da maior exposição de uma só raça em todo o mundo: a Mega Leite, no mês de julho, dedicada ao gado leiteiro. A Expogenética é realizada em agosto. A Expoinel, realizada todo mês de setembro, é dedicada inteiramente à raça Nelore. A Expobrahman, no mês de Outubro, é dedicada à raça Brahman.
Uberaba é sede da Academia de Letras do Triângulo Mineiro e, nos últimos anos, tem recebido um número expressivo e crescente de visitantes e turistas que a procuram com objetivos diversos. Desde o turismo de negócios, graças ao grande crescimento econômico do município; passando pelo turismo religioso, destacando, aqui, o museu de Chico Xavier e seu túmulo, além de várias igrejas históricas; há, também, diversos parques e museus, dentre os quais, podemos citar o Museu e sítio Paleontológico de Peirópolis, onde são encontrados fósseis de mais de 85 milhões de anos e o Parque ecológico Mata do Ipê. O município íntegra, também, o Circuito Turístico dos Lagos e o Circuito Turístico do Triângulo, que têm, por missão, fomentar o desenvolvimento do turismo sustentável, estabelecer e fortalecer parcerias para a geração de negócios e promover a melhoria da qualidade de vida da comunidade, preservando e potencializando as vocações locais.

Parque dos Dinossauros de Peirópolis
Museu de Arte Sacra
Memorial Chico Xavier

5. Uberlândia 

É o município mais populoso da região do Triângulo Mineiro e o segundo mais populoso de Minas Gerais, depois da capital, Belo Horizonte. É, também, o município mais populoso do interior de Minas e o quarto município mais populoso do interior do Brasil, além de ser o 12º mais populoso do país, exceto as capitais.

A cidade de Uberlândia possui muitos atrativos turísticos, tanto de valor arquitetônico quanto cultural e natural. São alguns dos principais pontos da cidade: Mercado Municipal de Uberlândia, Museu Municipal de Uberlândia, Parque do Sabiá, Parque Municipal Victorio Siquierolli, Avenida Rondon Pacheco

Zoológico Parque Sabiá
Cachoeira Sucupira

6. Tupaciguara

Além da culinária típica mineira, Tupaciguara oferece vários atrativos ao turista. O Grande Lago, reservatório da Usina de Furnas de Itumbiara, é onde o tucunaré, peixe da Bacia Amazônica, melhor se adaptou fora de seu habitat. 

A pesca esportiva é amplamente difundida e são centenas de ranchos e alguns hotéis espalhados ao longo dos 110 km de margem do lago que o município possui. Destaca-se, ainda, uma infinidade de quedas d’águas naturais, como a Cachoeira dos Costas, a mais alta do Triângulo Mineiro, próxima ao povoado do Brilhante e a Cachoeira do Rio Bonito, a cerca de 8 km da sede do município, que integra o circuito turístico do Triângulo Mineiro

Cachoeira do Rio Bonito
Pesca

7. Cachoeira das Irmãs 

 A Cachoeira das Irmãs fica a 20 km do centro de Araguari, um pequeno município com mais de 100 cachoeiras catalogadas.
Essa queda d’água exuberante de 42 metros cai sobre um poço profundo e próprio para o nado. Em algumas horas do dia, o encontro resulta em um arco-íris de tirar o fôlego! 
A trilha de acesso é bem tranquila, com possibilidade de estacionamento em um pequeno bar a apenas 2 km do poço.

A Cachoeira das Irmãs também é conhecida como Cachoeira das Freiras, pois fica na propriedade do Instituto Francisco Savério Pestanha, assim como o Convento das Freiras de Araguari.

8. Serra da Boa Vista  

A Serra da Boa vista está às margens da BR-497, a 40 km do centro no município do Prata e em direção a Campina Verde.
Além de possuir uma paisagem incrível, a Serra da Boa Vista abriga um dos sítios arqueológicos mais importantes de Minas Gerais. Na região, foram encontrados diversos fósseis de dinossauros Saurópodes e também inscrições rupestres milenares.

 

Fonte: http://www.conhecaminas.com/2017/02/17-lindas-cidades-da-mesorregiao-do.html

onde comprar:

(nossa seleção de empresas de turismo especialistas nesse destino)

TM Receptivo
Therma Tour