Atualmente, Machu Picchu é considerada patrimônio cultural da humanidade por ser reconhecida como um importante centro político, religioso e administrativo da época incaica. Lá é uma cidade inca rodeada de templos, terraços e canais de água, construída no topo de uma montanha. Sua construção foi edificada feita com grandes blocos de pedra unidos sem o uso de cimento. As montanhas de Wayna Picchu e Machu Picchu são ideais para as fotografias panorâmicas de todo o complexo arquitetônico.

De trem até Águas Calientes

A maneira mais conhecida de se chegar a Machu Picchu é a viagem de trem. Existem duas linhas de trem que levam a Águas Calientes, essas são a Peru Rail e a Inca Rail. A locomotivas têm partida nas cidades de Cusco, Ollantaytambo ou Urubamba e as passagens podem ser compradas pela internet no site oficial de cada companhia.
A Inca Rail oferece 4 tipos de trens e serviços diferentes, vai do mais singelo que é o The Voyager ao mais luxuoso e exclusivo que é o The Private. A Peru Rail também oferece 4 tipos de produtos diferentes, neste caso vai do Expedition que é o mais simples e completo, até Belmond Hiram Bingham que oferece a experiência completa do luxo sobre trilhos.
Após chegar em Águas Calientes, você terá duas opções para subir até Machu Picchu.

 

 

Locomotiva da Inca Rail

Locomotiva da Inca Rail – First Class

De ônibus – Águas Calientes à Machu Picchu

Os ônibus saem da cidade de Aguas Calientes (cidade de Machu Picchu) a poucos metros da estação de trem. O primeiro ônibus para Machu Picchu sai às 5h30 da cidade de Aguas Calientes e o último ônibus sai às 3:30 da tarde. A compra dos bilhetes de ônibus para chegar ao parque não dá direito à entrada, para isso você deverá adquirir um ingresso.

Mas há também, outras rotas sem o uso do trem.

A pé pelo Caminho Inca – Águas Calientes à Machu Picchu

Partindo de Aguas Calientes, se o “mal de altitude” não for um empecilho, existe uma parte do Caminho Inca que após 3 horas de caminhada você chega na frente do parque de Machu Picchu. Caso opte por esse caminho, é recomendado levar muita água pois é uma subida bem cansativa.

Caminho da hidroelétrica – (2 dias)

Essa é a mais econômica rota para chegar a Machu Picchu. Conhecido como Caminho da hidroelétrica, essa rota é dividida em 3 partes.

Parte 1 Pegar um transporte de Cusco para Santa Tereza, um dos distritos pertencentes a região de Cusco. É recomendado solicitar um táxi, tendo em vista que no Peru não tem taxímetro e você pode combinar o valor antes com o taxista. Outra opção é contratar o serviço de uma agência de turismo que oferece vans que levam ao distrito.
Parte 2 Ao chegar na hidroelétrica a caminhada até Águas Calientes terá uma duração aproximada de 3 horas. A árdua caminhada subida é compensada pela exuberante paisagem. A caminhada é feita um trecho ao lado dos trilhos de trem e tem trechos de mata mais fechada, então use roupas confortáveis. Repelente e água são muito bem-vindos.
Parte 3 Depois de 3 horas, você chegará a Águas Calientes e pode optar em pegar o ônibus até o parque de Machu Picchu ou encarar mais um tempinho de caminhada.

Caminho Inca – Trekking (4 dias – 3 noites)

A Trilha Inca é considerada a melhor caminhada da América do Sul. É uma rota de 43 km através de antigas trilhas incas para Machu Picchu. Os turistas têm a oportunidade de apreciar a beleza cênica com os sítios arqueológicos incas, incluindo a Maravilha do Mundo. Porém, Machu Picchu não é o único sítio arqueológico que você verá na Trilha Inca. No passeio, você também apreciará as ruínas de Llactapata, o sítio arqueológico de Runkurakay, Saycamarca, Phuyupatamarca e Wiñaywayna. Devido à alta demanda por ingressos, você deve obter ingressos para a Trilha Inca com bastante antecedência (6 meses). A compra é feita apenas pela Internet, através do site de uma agência de turismo autorizada.

Trilha Salkantay – Trekking (5 dias – 4 noites)

O passeio se dá pela parte sul da cordilheira de Vilcanota mostrando lindas paisagens como pampas de floresta entre lagunas, nevados impressionantes além da abundante flora e fauna. A Trilha Salkantay possui cerca de 68 km de extensão e de pura alucinação em meio a uma natureza exótica das montanhas andinas. A caminhada inicial é em Challacancha, e o ponto final do trekking é no povoado de Águas Calientes.

Importante! Em 2019 foram estabelecidas novas regras de visitação em Machu Picchu. Os ingressos agora separam os grupos em 9 horários de entradas diferentes (das 6h às 14h, com um grupo a cada hora). As visitas terão duração máxima de quatro horas. No momento da compra, você deverá decidir pela visita da cidadela apenas ou se prefere incluir uma das montanhas − Machu Picchu ou Huayna Picchu – acessíveis por trilha.

onde comprar:

(nossa seleção de empresas de turismo especialistas nesse destino)

Machu Picchu Brasil
Viagens Machu Picchu
Wheel The World
Venturas
CiaEco
Pisa Trekking