Costa Rica está entre os países que contam com uma das maiores áreas de conservação com relação ao tamanho de seu território, contando com uma inigualável natureza, fazendo com que seja conhecida mundialmente. Conta com um sistema de parques nacionais e áreas protegidas que cobrem ao redor de 25% de seu território, com uma imensa variedade de fauna e flora, em que alberga 5% da biodiversidade do planeta. Este paraíso, que está localizado entre o oceano pacífico e o mar caribenho, brinda a quem o visita com a possibilidade de se ver o sol nascendo do lado caribenho, e se pondo na costa do pacífico, é divino. Além disso, com seus diferentes atrativos, é capaz de satisfazer desde aventuras extremas até a tranquilidade de belas praias, montanhas, selvas, cascatas e vulcões. Se destaca pelo turismo sustentável e ecoturismo, com uma riqueza natural imensa e diversificada.

Águas Termais

Durante milhares de anos, a humanidade tem se aproveitado de utilizar os benefícios das águas termais para relaxar e purificar a si mesma. São maravilhas naturais de água mineral aquecida naturalmente por seu ecossistema. Estas águas representam um local de relaxamento e paz, onde você pode deixar os problemas para trás, e simplesmente disfrutar do aquecimento dessas das mesmas, uma sensação renovadora e deliciosa.

Por Costa Rica ser uma terra de vulcões, o país dispõe de várias opções para se disfrutar em meio a suas águas termais, com banhos de lodo e spa’s termais. Aqui você encontrará termas em suas diferentes formas e tamanhos de piscinas, com opções de que vão desde banhos a vapor até piscinas mais frescas.

Estas águas estão compostas de água que é aquecida por cavernas subterrâneas, que se encontram a altas temperaturas. As águas também se aquecem devido a presença dos vários vulcões que existem no país, e vão recorrendo os minerais das rochas presentes ao seu redor. Muitos praticantes locais de medicina natural creem nas propriedades benéficas destes minerais para a saúde das pessoas, recomendando totalmente as águas termais.

Inicialmente, a água vem da chuva que se filtra na rocha porosa. Além disso, passa através de um filtro natural que acrescenta minerais e recebe o calor dos pontos geotérmicos, então, a água se introduz em piscinas prontas para que você disfrute.

Vulcão Irazu

Se busca um espetáculo emocionante e fascinante em sua visita a Costa Rica, a opção perfeita é conhecer o vulcão Irazu, um gigante vulcão que é um dos atrativos mais famosos do país e do mundo. A palavra “Irazu”, é na realidade, derivada de uma palavra indígena que significa “montanhas de trovões e terremotos”, dando toda uma mística especial ao local.

O Irazu é localizado dentro do Parque Nacional Volcán Irazu, que protege este colossal vulcão em atividade. Com 3432 metros de altitude, é o mais alto do país, e conta com uma longa história de erupções e ciclos eruptivos.

Os recursos da geologia da área protegida são diversos, entre eles, as crateras Playa Hermosa, El Principal e a Diego de la Haya, assim como a formação Sapper, o ponto mais alto deste maciço, e desde onde se pode observar os lados do Caribe e Pacífico do país. No tocante aos serviços ao visitante, o local conta com centro de informações, casa de guarda parques, trilhas, serviços sanitários, boa sinalização, estacionamento, além de seus vários mirantes naturais. Não deixe de ter essa espetacular experiência de sentir a imponência da natureza através deste lindo e clássico vulcão.

Parque Nacional Tortuguero

O Parque Nacional Tortuguero foi estabelecido em 1975, contendo uma das áreas silvestres de maior diversidade biológica da Costa Rica e uma das paisagens mais exuberantes do país. Conta com uma superfície de 26156 hectares, e foi criado com o propósito principal de proteger a área de nidificação da Tartaruga Verde mais importante do Caribe ocidental.

Tortuguero possui um bosque tropical de muita humidade, devido a chuvas que variam entre 5000 e 6000 milímetros por ano. Estas condições climáticas favorecem a existência de pouco mais 400 espécies de árvores e cerca de 2200 espécies de outras plantas, assim como mais de 400 espécies de aves, 60 de anfíbios, 30 de peixes de água doce e diferentes mamíferos em perigo de extinção, como antas, espécies de macacos, onças, felinos de pequeno porte como o manigordo, bichos-preguiça, peixes-boi, entre outros.

Em Tortuguero, há a presença de característicos canais, lagoas e rios providos de grande beleza cênica, que podem ser recorridos por botes, canoas e caiaques, para que se possa desfrutar de sua maravilhosa paisagem. Além da Tartaruga Verde, outras espécies de tartarugas desovam nas praias do parque, que oferece sala de exibições, informação, água potável, serviços sanitários, trilhas, entre outros serviços. Atrativo que não pode passar em branco se você está conhecendo esta terra que é Pura Vida.

Parque Nacional Vulcán Rincón de la Vieja

Este maravilhoso parque compreende ao maciço onde se localiza o vulcão Rincón de la Vieja, com uma extensão de 14083 hectares, apresentando dois setores: Las Pailas e Santa María. Este antigo vulcão entrou em erupção pela última vez em 1983, com uma menor emissão de cinzas e lava no ano de 1991.

Hoje em dia, os visitantes aventureiros podem realizar uma excursão de um dia até seu topo através de uma trilha de 9 km que se origina no setor Las Pailas. A viagem no percurso revela variados ecossistemas diferentes, que vão desde uma vegetação mais seca e rasteira, característica da zona de Guanacaste, até as áreas com um bosque tropical mais úmido e verde, com muita vegetação, rios e cachoeiras, sendo possível também avistar espécies de animais selvagens característicos da região. Desde lá de cima, se poderá ver a cratera Vol Seebach, a principal do vulcão, arrojando vapor periodicamente, evidenciando a presença de sua atividade geotérmica.

Poços Vulcânicos, que borbulham a lava cinzenta evidenciando sua atividade:

O parque conta com diversas atrações aquáticas, que inclui uma lagoa de água doce, cachoeiras, águas termais e incríveis poços de lodo vulcânico fervendo. Se pode submergir em uma fonte termal sulfúrica um pouco menos de 3 km pela trilha, lá chegando, logo de cara aproveite para dar um refrescante mergulho.

Uma das lindas cascatas presentes no parque

Nas imediações da área administrativa há serviços sanitários, áreas para almoço e zona de acampamento, o local também conta com uma casona histórica e um trapiche.

Wellness e Bem Estar

Costa Rica possui as condições ideais para se desintoxicar do stress e da agitação diária. Com este novo e cada vez mais praticado tipo de turismo, você poderá experimentar com o turismo wellness parte de uma forma de vida que combina atividade física e alimentação saudável, além de disfrutar de um amplo leque de opções com atividades para renovar sua mente, corpo e alma.

O turismo de bem-estar e wellness inclui atividades como o contado direto com a natureza como: caminhadas de baixa dificuldade, Forest bath (respiração de ar puro do bosque), Farthing, (caminhada descalço em areia e terra), gastronomia saudável de alta qualidade, splunch (mescla de comida e spa), além do consumo de produtos locais em contato com a natureza.

Trata-se de uma profunda conexão consigo mesmo, estando inserido em meio a natureza pura, juntamente com limpeza e renovação de energias. Essas características do bem-estar, próprias da Costa Rica, levou o país a ser considerado uma das blue zones, ou zonas azuis de longevidade do planeta. Nicoya, La Fortuna, Caribe, Pacífico Sul.

Puerto Viejo, Limón

Uma praia paradisíaca para os amantes do mar, Puerto Viejo de Talamanca é localizado no lado caribenho do país, dentro da província de Limón. Inserida em uma área com uma exótica fauna e flora, contando com um povo costeiro e praias maravilhosas a seu redor de águas cristalinas, com surpreendentes oportunidades para o surfe, que é uma das maiores paixões dos “ticos”.

Rapidamente se converteu em um dos primeiros pontos turísticos mais quentes do país, com muitos surfistas internacionais que chegam de todo o mundo atrás das famosas ondas de Salsa Brava, fazendo de povoado o local mais visitado e com uma tradicional vida noturna em Limón, que é a província em que se localiza a praia.

Além disso, em Limón, além do idioma espanhol, há um dialeto próprio dos nativos que ali vivem, chamado “Patuá”; outra peculiaridade da região é sem dúvida o prato típico chamado “rice and beans”, que é uma preparação de arroz com feijão preparados com leito de coco e outros acompanhamentos especiais de produtos locais, é simplesmente divino. Puerto Viejo é, certamente, um destino obrigatório em sua visita a Costa Rica.

Parque Nacional Cahuita

Cahuita é um parque nacional único na Costa Rica por sua estreita relação com a comunidade, um exemplo do manejo compartilhado entra a comunidade local e os órgãos públicos, para o desenvolvimento sustentável para todos. Se destaca a participação de guarda-parques e salva-vidas, por meio de um manejo de governança compartida.

Conheça o arrecife de coral melhor conservado do Caribe costarricense, e desfrute da paisagem, da cultura e gastronomia que a zona oferece. Praias de areia branca, um mar de cor turquesa e uma diversificada vida marinha são alguns dos atrativos que lhe aguardam no Parque Nacional Cahuita, na Província de Limón.

Neste ecossistema, inserido no Caribe mas com ambiente de bosque tropical, se pode encontrar espécies como iguanas, bichos preguiça, guaxinins, pizotes, serpentes, além de aves como o gavião-caranguejeiro. Dentro do parque é possível realizar esportes recreativos e caminhadas pelas trilhas, além de simplesmente poder desfrutar das belas e intocáveis praias nadando ou tomando sol.

Grupo de guaxinins circulando pelo parque

O parque conta com apoio de guias e tour-operadores da comunidade, que são capacitados pelo Instituto Nacional de Aprendizagem (INA) e estão devidamente creditados pelo Instituto Costarricense de Turismo (ICT), para orientar e dar serviço aos visitantes.

Vulcão Poás

Localizado dentro do Parque Nacional Volcán Poás, sua cratera principal é um espetáculo à parte, sendo considerada uma das maiores do mundo. O Poás tem uma altura de 2708 metros de atitude e, desde 1989 tem incrementado notavelmente a emissão de gases, ocasionando fenômenos de chuva ácida que acabaram danificando a flora em alguns setores do parque e plantações agrícolas ao redor da área.

No ápice há duas crateras, a principal, com 1.5 km de diâmetro e 300m de profundidade, e a Laguna Botos, de água fria e de origem pluvial, que deságua em direção ao Caribe pelo rio Ángel, afluente do rio Sarapiquí. Na atualidade o vulcão emite grande quantidade de gases e vapor de água das diferentes fumarolas que se localizam em um cone no interior da cratera.

Se identificam vários vulcões apagados, o Chompipe, a 2259 metros de altitude, o Turu, a 2139, o Cerro Cacho Negro, a 2250, e o Barva, que possui várias crateras, como as famosas Tres Marías, a uma altura média de 1725 metros.

Até pouco tempo atrás, o parque se encontrava fechado, e sua reabertura se deu em agosto de 2018, uma vez que foram cumpridos os novos requisitos de zelam pela segurança dos visitantes. De agora em diante, se pode ingressar ao vulcão a partir das 7 da manhã até ás 13 da tarde, em grupos de 50 pessoas, podendo permanecer um tempo de 20 minutos no mirante da cratera em atividade. O plano do Sistema Nacional de Áreas de Conservação (SINAC) é quem entrem mil visitantes por dia, isso tudo, é parte do trabalho voltado na sustentabilidade e conservação das áreas naturais do país, garantindo a preservação do atrativo para as próximas gerações.

Isla del Coco

A Isla del Coco é um verde e exuberante paraíso no meio do oceano. A ilha foi descoberta pelo navegante espanhol Joan Cabezas em 1526, a uma distância aproximada de 535 km da costa pacífica da Costa Rica, onde creem que existem vários tesouros escondidos, em antigos buracos entre 1684 e 1821.

A ilha esta dentro de um parque nacional chamado Parque Nacional Isla del Coco, que em 1997 foi declarado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, devido a sua inigualável beleza natural e riqueza de sua biodiversidade. A costa desta ilha de 24km² possui penhascos de até 183 metros de altura e contém uma infinidade de cavernas submarinas. As duas principais baias são a Wafer e Chatham, ao norte da ilha, elas possuem as duas únicas praias arenosas deste parque que foi criado em 1978.

O mar azul turquesa é de extraordinária transparência, que, somado a grande quantidade de formações rochosas, constituem um habitat único para a abundância de peixes, tubarões (martelo e aleta branca), golfinhos, raias, moluscos e outras muitas espécies marinhas que são o quer fazem desta ilha um dos lugares mais extraordinários do mundo para a prática do mergulho.

Além disso, graças a seu regime climático, a ilha conta com zonas de bosques sempre verdes, de grande beleza natural. As numerosas e impressionantes cachoeiras, assim como as legendárias histórias de piratas e buscadores de tesouros, supostamente lá escondidos, fazem desta ilha uma parada de incalculável valor ecológico e histórico. Com respeito aos serviços oferecidos pelo parque há centro de informação, casa de guarda-parques, trilhas, sinalização, serviços sanitários, água potável e diversos mirantes naturais.

Monteverde

Um dos atrativos mais visitados da Costa Rica é sem dúvida Monteverde, ao norte da província de Puntarenas. Trata-se de um dos habitats mais raro na Terra, com seu bosque nebuloso, e uma assombrosa diversidade de fauna e flora. A Reserva de Bosque Nebuloso de Monteverde é um local singular entre as outras selvas tropicais do país, com uma neblina constante que lhe caracteriza em seu nome. A alta humidade nas montanhas, a cerca de 1600 metros sobre o nível do mar, cria a névoa e proporciona uma densa e coberta selva nebulosa sobre a zona.

Oito distintas zonas biológicas se diferem neste meio ambiente rico em umidade, que guarda inúmeras milhares de espécies de animais e plantas através de seis 26 mil hectares. A reserva é um paraíso para os amantes das aves, com um leque de mais de 500 espécies. Não se esqueça de levar binóculos para ver o reluzente e brilhante trogoniforme (“quetzal” para os costarricenses), cujas penas verdes contrastam muito bem com seu peito e ventre avermelhados, além do tucano de garganta azul, e o místico e sonoro pássaro campana.

Se dedique a buscar pumas, macacos e onças em perigo de extinção, assim como a rã arbórea de olhos vermelhos, que serve como ícone do país. Com sorte, também se poder ver o sapo dourado, que é conhecido por viver somente neste bosque, e que alguns dizem que já está extinto. Juntamente com a abundante fauna, o bosque nebuloso oferece 420 espécies de orquídeas de 200 espécies de samambaias. Impressionante!

Manoel Antonio

Ao longo da costa do pacífico central na zona norte da província de Puntarenas, se encontra uma verdadeira preciosidade dos Puravida, conhecido como Parque Nacional Manoel Antonio. Sua área alberga cerca de 682 hectares, porém, com um adicional de 55000 hectares de parque marinho. É um dos parques nacionais de menor tamanho e popular do país. Quem visita Manoel Antonio pode disfrutar de um dia relaxante em uma das quatro praias virgens, ou fazer uma caminhada pela vibrante e verde selva tropical. Desde piscinas naturais de água do mar com crustáceos até espécies de macacos em perigo de extinção e impressionantes vistas panorâmicas, trata-se de um espetacular destino de férias.

Manoel Antonio é um dos poucos parques que dispõem tanto de bosques primários quanto de bosques secundários, assim como de várias praias atrativas. Em vários pontos do parque, as trilhas se ramificam e conduzem a quatro praias separadas: Espadilla Sur, Manoel Antonio, Escondida e Playita. Os visitantes podem nadar e praticar o snorkel, além é claro do surfe. Uma estreita ponte de terra separa as duas praias mais populares, tendo a Espadilla Sur ao norte, e a linda e famosíssima Manoel Antonio ao sul.

Praia Manoel Antonio

Sem dúvida, o atrativo mais popular do parque é a Praia Manuel Antonio, com pouco menos de 1 quilômetro de areia branca e sedosa, além de um magnífico arrecife de coral em alto mar, que se converte em uma praia perfeita para nadar com cuidado e mergulhar.

onde comprar:

(nossa seleção de empresas de turismo especialistas nesse destino)