Warning: file_put_contents(): Only 0 of 849 bytes written, possibly out of free disk space in /var/www/html/wp-content/plugins/elementor/core/files/base.php on line 180

Sabe-se que o cacau é um produto natural das Américas. Com isso, antes mesmo da fama dos chocolates europeus, os índios eram seus maiores consumidores, sendo considerado sagrado e utilizado em rituais.

Somente com a chegada dos colonizadores portugueses e espanhóis, a cultura do cacau foi difundida e modificada, acrescentando-se açúcar na sua composição e recebendo novas texturas e formatos. Aí já é outra parte da história.

No Brasil, O Pará aparece como o maior produtor desse fruto, superando a produção da Bahia.

Com a finalidade de valorizar o produto regional e seus produtores, auxiliados pela comunidade local, nasceu conceito “Tree to Bar” (da Floresta à Barra), que “designa chocolates não apenas feitos com amêndoas de cacau de origem específica, selecionadas cuidadosamente, mas, principalmente, chocolates que são fabricados na região de origem das amêndoas, capazes de promover desenvolvimento sustentável aos produtores de cacau e toda a cadeia produtiva instalada localmente para a obtenção do chocolate. É um chocolate feito por fabricantes que desenvolvem uma relação ética e próxima com os fornecedores de matéria-prima”, conforme descrevem as investidoras desse produto e sócias da Nayah, Sabores da Amazônia.

Por esse motivo, a Rota do Chocolate da Amazônia pela Ilha do Combu é um passeio para os amantes de chocolate.

Cacau. Foto: Flickr Peter Schoen
Lembrancinhas de sementes de cacau torradas. Foto: Flickr - Ivan Duarte

O passeio é feito de barco, percorrendo o trajeto por rio, passando pelas casas da população ribeirinha, produtores locais de açaí, cupuaçu, pupunha e…cacau!

Comunidade ribeirinha, ilha do Combu Foto: www.brasil.gov.br

A parada obrigatória é na casa da Dona Nena, senhora responsável pelo projeto “Filhas do Combú”. Lá se conhece o processo de produção do chocolate orgânico, hoje apreciado por renomados chefs.

Destaca-se, entretanto, que, apesar da fama do cacau, o chocolate que se encontra no Pará também é produzido com outros frutos, a exemplo do cupuaçu.

São várias as marcas hoje no mercado que utilizam o cacau de origem para fabricação. No Pará, citamos uma que possui fábrica para visitação e produtos para levar pra casa.

Chocolates Nayah

Organiza visitas e oficinas aos sábados de manhã, sob agendamento.

Onde comprar: loja da fábrica: Rua Augusto Corrêa, n.1  – Incubadora de Empresas UFPA, Módulo 1 – Guamá Belém, PA – Brasil – 66075-110 Tel.: (91) 3201-8022/ 3201-8023 / 3201-8137. Funcionamento: segunda a sexta-feira, de 08:00h – 17:00h.

https://www.nayahamazon.com/

Linha Tradicional dos Chocolates Nayah
Chocolate com a semente do cupuaçu da Chocolates Nayah