Diferente de outros desertos, o Atacama, graças às suas culturas ancestrais acolhedoras e oásis que são a fonte da vida no deserto mais árido do mundo. Possui diversos atrativos incluindo o vulcão Licancabur, com quase seis mil metros de altura e de onde se tem uma bela visão do deserto, e os vales da Lua e da Morte, além de várias lagoas e fontes de águas termais.

1. Tour por San Pedro de Atacama

A cidade de San Pedro do Atacama é encantadora, e vale a pena conhecer melhor o lugar onde você ficará hospedado durante alguns dias. O pequeno povoado de 5 mil habitantes possui ruas de terra e casas de adobe preservadas. Esse tour é uma ótima introdução para sua viagem no Atacama. 

2. Piedras Rojas

A paisagem de Piedra Rojas reúne em um só lugar vários ícones do Deserto do Atacama. Formada por pedras com coloração avermelhada e uma lagoa ao fundo, é considerada por muitos viajantes como umas das melhores atrações do Atacama.

3. Vale da Lua e Vale da Morte

Uma das atrações mais famosas do deserto, o nome foi escolhido devido as formações rochosas, as diversas cores e as dunas que se parecessem com imagens da Lua ou de Marte, daí o nome dos lugares.

4. Lagunas Altiplânicas

O cenário das lagoas de azul intenso e cercadas de vulcões é um clássico e estão nas listas dos lugares mais visitados e bonitos do Atacama. Os passeios mais comuns incluem duas lagoas, a Lagoa Miscanti e a Lagoa Miñiques. Dependendo da época, parte das Lagoas podem estar congeladas e os morros cobertos de neve.

5. Salar de Tara

No Salar de Tara existem paisagens que dificilmente se repetirão em outros lugares do mundo. Caminhar pelo deserto, ver flamingos e estar diante dessas formações milenares faz parte do passeio. O viajante tem que lidar com condições mais extremas de altitude, temperatura e distância.

6. Geyser del Tatio

Esse é o campo geotermal em maior altitude do mundo. Geyser são jatos de água borbulhante que jorram incessantemente formando fumarolas brancas. 

7. Termas de Puritama

São oito piscinas termais, com temperaturas que variam de 28º a 35º, interligadas por passarelas de madeira, dentro de um vale.

8. Lagunas Escondidas Baltinache

As Lagunas Escondidas de Baltinache levam esse nome pois têm uma data de descoberta mais recente e ficam isoladas de tudo. São um conjunto de sete lagoas salgadas e cristalinas, com diferentes profundidades e variam de tonalidade de azul. A concentração de sal é oito vezes maior do que a do Mar Morto, o que torna impossível que você afunde.

9. Vulcão Lascar

Com 5.600 metros de altitude, uma cratera de 750 metros de diâmetro e 300 metros de profundidade, o Lascar pode ser visto de diversos pontos do Atacama, inclusive de San Pedro. É considerado o vulcão mais ativo do norte do Chile, constantemente deixa a região em alerta ao emitir imensas colunas de fumaça e cinzas. Pode-se fazer trekking para subir o vulcão e a subida, apesar dos números expressivos, é considerada de nível fácil.

10. Tour Astronômico 

Na região de San Pedro de Atacama só há um pequeno povoado onde não existem prédios, o que ajuda na visibilidade do céu noturno sem a interferência de luzes artificiais, além da baixíssima umidade do ar, somada à altitude bastante elevada, tudo isso proporciona ao Deserto do Atacama as melhores condições do mundo para se observar as estrelas!

onde comprar:

(nossa seleção de empresas de turismo especialistas nesse destino)

GoChile
iChile
TGK Travel
Wheel The World
VisitChile
CiaEco