Brotas é seguramente um dos melhores destinos do Brasil para os amantes do Turismo de Aventura e Ecoturismo. Com variadas opções para a prática de esportes náuticos e de aventura em meio a natureza, impressiona quem a visita com sua natureza preservada em meio a lindas cachoeiras e trilhas no local. Emoções, ar puro e adrenalina não faltam em Brotas! Conheça as opções de atrativos.

Rafting

O rafting é, com certeza, o atrativo mais famoso de Brotas. Imagine descer corredeiras e quedas d’água em botes infláveis, acompanhado de um condutor e mais 5 a 7 pessoas todos atravessando um grande rio agitado em meio as pedras, emoção pura! Além da possibilidade de desfrutar da beleza nos trajetos que são marcados por natureza preservada e ar limpo.

Desde crianças até idosos podem praticar o rafting, sendo uma atividade de aventura sem restrições. Em meio a descida, de acordo com o nível do rio, diferentes brincadeiras são realizadas, como o surf, escorregador e banho nas águas cristalinas do rio. É possível avistar alguns animais silvestres nas margens dos rios em meio ao percurso, além de identificar também especies da flora da vegetação local.

Rafting Noturno

Os tours do rafting noturno são praticados da mesma maneira que a luz do dia, porém, as emoções e a adrenalina são muito maiores, justamente por ser realizado a noite com a luz da lua. Imagine experimentar a emoção de escutar o barulho das quedas d’água dando aquela sensação de liberdade e superação, tudo isso à luz da lua cheia, que guia os botes pelas corredeiras do rio.

Algumas brincadeiras são evitadas por motivos de segurança, mas se engana quem pensa que essa atividade de aventura é perigosa. Os equipamentos de segurança são os mesmos que os da prática tradicional, contando com algumas poucas restrições. É necessário saber nadar e ter no mínimo 12 anos de idade ou 1,20 m de altura; quando o rio está acima de suas condições normais, somente é permitido para pessoas que tenham a partir de 1,50 m de altura e que saibam nadar.


Arvorismo

Atividade perfeita para entrar em harmonia e contato direto com a natureza, e sentir a sensação de bem estar a todo instante. Consiste na travessia entre plataformas montadas no alto das copas das árvores ou postes de madeira, ultrapassando diferentes tipos de pontes e obstáculos, como o tronco caído, a escada passarinho, escada vertical, rede horizontal, escada marujo, ponte nepalesa e falsa baiana são alguns deles.

Ótima atividade para perder algumas calorias e esquecer qualquer problema ou preocupação, pelo contrário, o que o arvorismo proporciona é muita diversão e alegria com emoção.  Os aventureiros são equipados e recebem instruções de segurança em terra para vencer os desafios. Total integração com a natureza!

Areia que Canta

Uma incrível nascente de água cristalina em que sua areia simplesmente canta! A areia que canta está localizada dentro de uma fazenda com plantações de laranja e um hotel fazenda. Mas por que areia que canta?

A areia do fundo da nascente, de onde brota a água, é muito branca e fina, contendo em sua composição grãos de quartzo redondos, que, quando colocados em atrito, produzem um som impressionante semelhante ao de uma cuíca.

Devido ao seu grande volume de brotação de água, capaz de formar um rio, forma uma grande área alagada inadequada para a agricultura, o que contribuiu para sua preservação até o surgimento das atividades turísticas em meados da década de 1990, quando também se iniciou o turismo na cidade de Brotas.


Canionismo

Também conhecido como canyoning, o canionismo consiste na atividade de descer uma cachoeira suspenso em uma corda, justamente de frente para a queda. Pode-se dizer que é como se fosse um rapel com a diferença de ser realizado em cachoeiras, canions e quedas d’água.

O trajeto pode ocorrer por um canal molhado (em contato com a água da cachoeiras) ou seco (ao lado da queda). Antes da descida há uma sessão de treinamento com os participantes, comandado pelos monitores que irão guiá-los.

Como Brotas é o melhor destino no quesito beleza e variedade de cachoeiras, não deixe de aproveitar para ter esta inesquecível experiência no lugar ideal!


Tirolesas

É uma das práticas mais com emoção em Brotas. Ter a oportunidade de experenciar um voô de tirolesa em Brotas é algo indescritível. Sentir a sensação de voar é algo que só quem vive pode explicar os sentimentos e a adrenalina que trazem.

As tirolesas de Brotas tem diferentes variações, com a Tirolesa Tradicional e a Super Tirolesa. Trata-se de um esporte saudável, em que não é necessário que o praticante use força física. A segurança é garantida nos passeios de tirolesa, sempre sendo monitorado por um instrutor de segurança e equipamentos de alta qualidade.


Boia Cross

A prática do Boia Cross é um destaque da história do turismo, realizado já há muitos anos pela população local, que desbravou e conheceu cada cantinho dos belos trechos do Rio Jacaré Pepira.

A atividade consiste em descidas com boias individuais, em que os participantes ficam em cima das boias descendo pelo leito do rio em níveis de corredeiras leves, moderados ou radicais.


Cachoeiras

Brotas conta com diversas cachoeiras que ficam nos ‘Sítios Turísticos’. São fazendas particulares que estão abertas à visitação, mediante pagamento ingresso. Grande parte delas oferece estrutura de lazer completa ideal para passar o dia com a família: lanchonete, vestiários, restaurante, piscina, redário, área para churrasco entre outros.

Essas fazendas guardam consigo grandes áreas verdes com grande importância ecológica, abrigando lindas cachoeiras, animais silvestres e a flora preservadas. Algumas delas são: Cachoeiras do Ástor, Speranza, Martello, Primavera, do Escorregador, Cassorova, Quatis, Santo Antonio, da Roseira, Macacos, entre outras.


Quadriciclo

Realizar um tour em quadriciclo é uma ótima opção para estar em contato direto com a natureza local. Como não exige muita força física, figura entre as atividades de maior procura em Brotas. Uma bela chance para conhecer um pouco mais das estradas de chão do município, percorrendo por entre florestas de eucaliptos e cruzando riachos em uma aventura sensacional com lindas paisagens.

Os tours contam com diferentes tipos de pacotes com distintos tempos de percurso e locais por onde passam. Aproveite!

onde comprar:

(nossa seleção de empresas de turismo especialistas nesse destino)