O que é

Primeiramente, é preciso entender o que é uma agência de viagem e qual o benefício que ela oferece aos clientes.

O mercado de ecoturismo é bastante diverso, porque são inúmeros grupos que aparecem para fazer esse tipo de viagem. Algumas características deles são aqueles que possuem elevado grau de instrução e conhecimento do meio ambiente, são aqueles que querem ver de perto o que já leram nos livros.

Também há a clientela que visita uma determinada área porque acha bonito, mas não frequenta; existe também aquele que vai viajar para conhecer lugares diferentes daquele que vive.

 

 

Os aventureiros adoram esse tipo de turismo porque existe a possibilidade de explorar locais desconhecidos e praticar esportes radicais e ainda os alternativos, que adoram ter prazer junto à natureza.

Entender essa mescla de clientes é essencial para aqueles que vão abrir a empresa de ecoturismo. Por conta disso, é preciso definir exatamente quem será o público-alvo para poder enfatizar a maneira do atendimento, da hospedagem, publicidade tudo mais.

A viagem ideal é aquela em que o cliente se preocupará exclusivamente com a razão que o levou a fazê-la.

A agência de viagem oferece conveniência, organizando opções de voos, companhias, datas e horários. Pode também trabalhar com oferta de hotéis, com opções de preço, categoria, localização e serviços. Locação de veículos e transportes podem estar no pacote de serviços. Cabe ao cliente a tarefa de escolher.

O cliente que busca uma agência de viagem quer algo mais. Ele busca tranquilidade e comodidade. Cabe à agência organizar todo o roteiro da viagem: partida, hospedagem, duração da hospedagem, atividades e retorno. Esse cliente pode até estar em busca de aventura, contanto que a agência planeje a aventura para ele, por mais paradoxal que isso possa parecer.

Existe um outro negócio a ser explorado no segmento de viagem e turismo, que é o turismo receptivo. As agências locais são especializadas em organizar atividades turísticas, exploração das opções locais através de excursões. Essas agências devem proporcionar experiências inesquecíveis.

Há ainda as operadoras de pacotes, cuja atividade exclusiva é criar ofertas completas para as agências de viagem. Esse é um segmento onde a pesquisa não só é fundamental, como em qualquer segmento de negócios, como faz realmente a diferença, a partir da identificação de oportunidades com base nas mais diversas demandas de diversos públicos.

Primeiros Passos

Primeiro, é preciso saber se o local do estabelecimento escolhido é apto para a realização de atividades comerciais. Essa etapa é realizada junto ao órgão responsável pelo cadastro dos imóveis de sua cidade, como a Prefeitura Municipal ou Secretaria Municipal de Urbanismo;

Se o nome da marca já estiver definido, faça uma pesquisa para verificar se existe uma empresa registrada com o mesmo nome que o pretendido. Você deve fazer a consulta em uma Junta Comercial, Cartório — em caso de sociedade simples — ou no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual;

Na Junta Comercial ou Cartório deve ser feito o arquivamento do contrato social ou declaração de Empresa Individual. Nesta etapa, também deve ser feita a solicitação de CNPJ junto à Receita Federal e a solicitação da inscrição estadual para a Receita do estado de atuação da empresa;

Para a empresa poder atuar no estabelecimento escolhido é necessário obter o  Alvará de licença, que pode ser requerido na Secretaria Municipal da Fazenda. Já no Instituto Nacional de Seguridade Social, você poderá solicitar a matrícula do INSS;

Depois de abrir uma agência de viagens, é preciso registrá-la junto ao Ministério do Turismo. O cadastro é gratuito e feito de forma virtual no site do Cadastur. Além das agências de viagens, o registro é obrigatório para empresas dos seguintes ramos:

  • guia turístico
  • hospedagem
  • transportadora turística
  • organizadora de eventos
  • acampamento turístico
  • parque temático

É importante que as atividades da empresa estejam relacionadas com o ramo em que foi cadastrada.

Faça parcerias estratégicas com empresas que oferecem serviços complementares ao seu, como operadoras de viagens e seguradoras. Esses parceiros podem ajudar a divulgar o seu negócio quando um cliente procurá-los para fazer cotação ou contratação de serviços. Isso garantirá mais uma forma de divulgação para a sua agência. Além disso, a venda desses serviços para seus clientes pode gerar comissões. 

Estrutura necessária e funcionamento

Como foi dito, a estrutura de uma agência de viagem é simples e o funcionamento livre de maiores complicações.

Para iniciar uma agência de viagens não é preciso mais que uma estrutura com duas salas (uma para atendimento e outra para atividade comercial e administrativa), mobília, computadores e telefones. Duas pessoas podem dar conta de toda a demanda de serviço, uma cuidando da gestão e outra da parte de atendimento.

Para a automação da atividade, de modo a tornar os processos administrativos ágeis, o ideal é que você adote um software de gestão, que integre rotina, finanças e relatórios gerenciais. Há ótimas ferramentas no mercado que têm a vantagem de serem simples de operar. Não precisa fazer curso ou longos períodos de treinamento e implantação.

Quem são os clientes

O mercado de ecoturismo é bastante diverso, porque são inúmeros grupos que aparecem para fazer esse tipo de viagem. Algumas características deles são aqueles que possuem elevado grau de instrução e conhecimento do meio ambiente, são aqueles que querem ver de perto o que já leram nos livros.

Também há a clientela que visita uma determinada área porque acha bonito, mas não frequenta; existe também aquele que vai viajar para conhecer lugares diferentes daquele que vive.

 

Os aventureiros adoram esse tipo de turismo porque existe a possibilidade de explorar locais desconhecidos e praticar esportes radicais e ainda os alternativos, que adoram ter prazer junto à natureza.

Entender essa mescla de clientes é essencial para aqueles que vão abrir a empresa de ecoturismo. Por conta disso, é preciso definir exatamente quem será o público-alvo para poder enfatizar a maneira do atendimento, da hospedagem, publicidade tudo mais.

agora vamos ver o que você aprendeu