Localizado na Região Norte do Brasil, o Estado do Amapá é fortemente influenciado pela cultura amazônica.

Na sua culinária isso se traduz por suas influências indígenas, com pratos feitos a partir de carnes de caça, o uso da mandioca e seus derivados como farinha seca, farinha d´água, as frutas características da região, e sobretudo, devido à abundância de rios e peixes de água doce no Norte do país, a pesca.

O estado possui um extenso litoral banhado pelo Oceano Atlântico e, obviamente, se fazem presente nas mesas dos amapaenses os frutos do mar.

Outro elemento de destaque no Amapá é a criação de búfalos, e toda uma cadeia de produtos alimentícios que esse animal proporciona.

Pratos típicos

Camarão no bafo - Foto: Alcinéa Cavalcante

O camarão no bafo é uma prato muito apreciado no Amapá. Em sua receita, além do camarão, de pimenta dedo de moça, cebola e tomate, também é adicionado cachaça de alambique.

A importância do prato é tanta que a Prefeitura de Macapá, principal cidade e capital do estado, promove concursos para eleger qual restaurante faz o melhor camarão no bafo da cidade.

Pescada de gurijuba - Foto: Revista Bula

A gurijuba é um peixe muito comum no litoral norte do país. No Amapá ele é encontrado abundantemente entre a foz do Rio Araguari até a foz do Rio Cunani.

Ele pode ser encontrado de diversas maneiras para comercialização, entre algumas como Filé de gurijuba, Gurijuba defumada, Gurijuba salgada, e até Hambúrguer de Gurijuba.

Consta que na culinária amapaense há 73 pratos feitos de gurijuba, dos mais comuns aos mais requintados.

Tucunaré na brasa - Foto: Manifestação Cultural Região Norte

O tucunaré é um peixe de água doce cujo habitat natural é a bacia amazônica. Na culinária do Amapá ele é muito apreciado e facilmente encontrado na brasa, ou na Caldeirada de tucunaré.

No município de Pracuúba, distante 256 quilômetros de Macapá, é realizado o festival do Tucunaré.

Tacacá - Foto: O Cantinho do Peixe

O tacacá é onipresente na culinária da região norte do Brasil, inclusive no Amapá.

É um caldo bem temperado em cuja receita vai camarão, goma de mandioca, alho, sal, pimenta de cheiro, jambu, e tucupi, que é o sumo retirado da raiz da mandioca brava, que confere sabor e a cor amarelada ao prato.

As frutas típicas, usadas também para doces, sucos e sorvetes

As frutas mais conhecidas do Amapá, mas que também estão presentes por toda a região norte, são o açaí e o cupuaçu.

Açaí - Foto: Getty Imagens
Cupuaçu - Foto: Resumo da Moda

No Amapá também são encontradas frutas menos conhecidas do restante do país, e por isso são consideradas exóticas. Algumas delas são o tucumã, o mari, o taperebá, o uxi.

Tucumã - Foto: Coisas da Roça
Mari - Foto: Portal Amazônia
Taperebá - Foto: Amapá Polpas
Uxi - Foto: Nova Era Fármácia

A bebida nativa, Gengibirra

Gengibirra, típica do Amapá - Foto: Gengibirra Mangarataya

A gengibirra é uma bebida à base de cachaça, gengibre, água e açúcar. É muito consumida das festas e rodas de marabaixo, uma manifestação cultural com dança e música tradicional e típica do Amapá.

A criação de búfalos e seus produtos alimentícios que enriquecem a culinária e gastronomia do Amapá

A cultura e criação de búfalo foi levada para o Amapá nos anos 1950 - Foto: Amazônia Brasil Rádio Web

Os búfalos foram introduzidos no Amapá nos anos 1950, como alternativa a criação de gado e se adaptaram melhor a planície e geografia do estado.

Sua carne é muito apreciada, e se comparada com bovinos contém menos índices de gordura, colesterol e calorias, e mais proteínas e minerais.

O leite de búfala caiu na graça dos produtores e hoje é a fonte para a produção de diversos queijos artesanais.

 O mais famoso deles é o queijo do Marajó, receita típica da Ilha de Marajó e com uma tradição de mais de 100 anos.

Queijo do Marajó - Foto: Instituto Brasil a Gosto

Festival Amapá Sabor

Realizado em Macapá pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Amapá (SINDBAR), o Festival Amapá Sabor durante quatro dias apresenta as riquezas da culinária amapaense, suas tradições e as novidades gastronômicas. Em 2018 o festival chegou em sua 10º edição.

10º edição do Festival Amapá Sabor 2018 - Foto: Alcinéa Cavalcante

Ao Amapá

O Amapá é um dos estados com natureza mais preservada do Brasil, e sua culinária é riquíssima. Ainda desconhecido por grande parte da nossa população, é um estado que tem uma grande cultura para se descobrir.