Baía Formosa, Rio Grande do Norte

praias para surfar - Baía Formosa, Rio Grande do Norte

Baía Formosa é um município localizado no extremo leste do Rio Grande do Norte, que possui três praias para surfar que são uma satisfação para os praticantes do esporte.

Os picos mais surfados são: Pontal, Picão e Mar Aberto. Muitos profissionais e iniciantes frequentam a área, mas o clima é de respeito total. O período mais surfável é o inverno, época do ano em que as ondulações beiram a perfeição.

Após a sessão, você pode relaxar e aproveitar mais das belezas da região, como nas águas escuras da Lagoa Coca Cola e  o pôr do sol na Praia do Porto.

Boca da Barra – Itacaré, Bahia

praias para surfar - Boca da Barra - Itacaré, Bahia

A praia da Boca da Barra fica localizada na cidade de Itacaré, litoral sul da Bahia.  Uma das etapas qualificatórias do Mundial de Surf da WSL acontece lá no mês de outubro, o Itacaré Surf Music. Também ocorrem muitos shows musicais na época.

A melhor época para a prática do surf é no inverno. O local não é indicado para iniciantes, além disso, algumas das mais longas ondas do Brasil acontecem lá. É necessário ter muita habilidade pois a orientação é difícil e as correntezas são violentas.

Cacimba do Padre – Fernando de Noronha, Pernambuco

praias para surfar - Cacimba do Padre

As praias do arquipélago são muito bonitas e preservadas, e uma das principais é Cacimba do Padre, com condições perfeitas para o surf. É importante ficar atento as taxas de acesso a Fernando de Noronha.

O ideal é ir entre os meses de dezembro e abril, no verão, sendo janeiro e fevereiro os meses mais disputados, quando as ondas formam grandes tubos com água cristalina e a região é considerada o Havaí brasileiro.

Itamambuca – Ubatuba, São Paulo

praias para surfar - Itamambuca - Ubatuba, São Paulo

Mais abaixo no  litoral brasileiro, no sudeste, temos a praia de Itamambuca, no norte de Ubatuba, estado de São Paulo. A praia é cenário de diversas competições internacionais e nacionais.

Graças as ações locais, a praia é muito bem preservada, como Cacimba do Padre. A constância nas ondas faz do pico um dos mais procurados pelos surfistas, com suas longas direitas.

Macumba, Rio de Janeiro

praias para surfar - Macumba, Rio de Janeiro

A praia da Macumba fica no Rio de Janeiro, e representa um pequeno trecho entre Pedra do Pontal e o Canal de Sernambetiba. Aliás, seu nome original é Praia do Pontal de Sernambetiba, mas recebeu o apelido popular por ser um local em que praticantes de religiões como Umbanda e Candomblé costumavam fazer oferendas para Iemanjá e orixás.

A Praia da Macumba possui boas ondas durante todo o ano, e é perfeita para iniciantes do esporte, mas sempre com atenção nas mudanças do mar, pois algumas épocas exigem mais experiencia. 

Maresias – São Sebastião, São Paulo

praias para surfar - Maresias - São Sebastião, São Paulo

Não só no Brasil, a praia de Maresias se encontra entre as melhores praias para se surfar no mundo de acordo com o National Geographic. 

Este pedaço do litoral de São Sebastião, berço de surfistas brasileiros  mundialmente conhecidos como Gabriel Medina oferece as melhores condições para a prática do surfe entre março a maio e agosto a outubro. As ondas rápidas do local exigem experiencia, e no caso dos iniciantes, a dica é surfar na Praia da Baleia, próxima à Maresias.

Itaúna – Saquarema, Rio de Janeiro

praias para surfar, itaúna saquarema

Palco de uma das etapas do Mundial de Surf da WSL em 2017 e 2018, Itaúna fica localizada na pequena cidade de Saquarema, no Rio de Janeiro. Suas ondas chegam até três metros de altura, o que justifica o motivo de ter sido selecionada para ser a representante brasileira no Circuito Mundial.

Alguns dos picos da região são:  Casarão, Garota de Itaúna, Point e Barrinha. Além de ser um paraíso para os surfistas, as praias de Saquarema são muito procuradas também pelos praticantes de bodyboard.

onde comprar:

(nossa seleção de empresas de turismo especialistas nesse destino)

UAM Tour
UAM Tour
UAM Tour