Laguna Esmeralda

Entre uma das mais lindas atrações do fim do mundo, está a Laguna Esmeralda, um lugar incrível, cuja cor da lagoa faz honra a seu nome. Os bosques, montanhas e glaciares que a rodeiam, a convertem em um dos principais atrativos de Ushuaia. Essa joia se encontra rodeada pelo glaciar Albino, Las Torres e o Cordón Toribio.

Para se chegar na lagoa deve-se fazer um trekking de 2 horas pelo bosque, podendo ser possível visualizar de perto a fauna e flora do local, especialmente lindas aves. É sem dúvida uma das maiores belezas do fim do mundo, sua cor é realmente de impressionar, uma paisagem fidedigna de ser uma das preferidas entre os visitantes.

Durante o passeio não deixe de tirar lindas fotografias das paisagens privilegiadas e belas vistas panorâmicas que a zona oferece.

 

Lagos Escondido e Fagnano

Os lagos Escondido e Fagnano, situados no coração da ilha da Terra do Fogo, são lugares imperdíveis de se conhecer quando alguém visita Ushuaia.

O Lago Escondido, que está a 60 km ao norte de Ushuaia e do outro lado dos Andes Fueguinos, é um lindo espelho d’água. Se encontra ao pé do Paso Garibaldi, no qual se tem um dos pontos panorâmicos privilegiados. Se podem realizar caminhadas pelas montanhas que rodeiam o lago, também é um lugar de pesca esportiva.

Já o Fagnano, é, por sua extensão, um dos maiores do mundo. Além disso tem uma característica muito especial: junto a ele, e em seu centro, se localiza a famosa Falha de Magalhães, que é o local onde se juntam as placas de América do Sul e a de Escócia, sobre a que se apoiam a Terra do Fogo e a Antártida.  

As lindas florestas localizadas nas cadeias montanhosas que rodeiam estes lagos são de mata primária, ou seja, não foram modificados pelas mãos do homem.

 

Glaciar Martial

Um dos mais famosos da região, o glaciar Martial se econtra a 1050 metros acima do nível do mar e é a fonte de água potável de mais importância em Ushuaia. Seu nome se deve ao explorador Luis Fernando Martial, que era chefe de uma expedição francesa que chegou pela zona no ano de 1883, com propósitos científicos.

Durante o verão o lugar fica ideal para realizar distintas atividades, como trekking ou caminhadas, que podem variar desde recorridos de poucos minutos até a itinerários de levam meio dia ou até um dia inteiro, com diferentes níveis de dificuldade.

Quando chega o inverno, porém, tudo se cobre de branco, e entra em atividade um centro de esqui alpino. A zona é perfeita para tirar lindas fotos do Canal Beagle, caminhar pelo gelo, e ver o Vale Andorra, que está localizado ao norte da cidade, paralelo ao Canal Beagle, atrás da cadeia de cerros que bordeia a cidade pelo norte.

 

Canal Beagle

O mítico canal se destaca pela união que faz entre os oceanos Atlântico e Pacífico, e desde onde se podem apreciar os melhores visuais e paisagens do Fim do Mundo. O passeio consiste numa navegação, que começa no píer turístico de Ushuaia, onde se pode optar por um dos vários barcos disponíveis para o tour.

A vista panorâmica da cidade de Ushuaia é maravilhosa. Se podem identificar os edifícios mais emblemáticos da cidade, como o Museu Marítimo (antigo presídio), o Museu do Fim do Mundo e a área industrial, tudo isso coroado pelas imponentes e lindas montanhas que marcam o plano de fundo do lugar. Com muita facilidade se pode ver o monte Olivia e Cinco Hermanos.

Durante o passeio se pode conhecer a autêntica fauna do Fim do Mundo e observar lobos marinhos em seu habitat natural. Também o mítico Farol Les Éclaireurs, protagonista dos postais de Ushuaia. Sem dúvidas, a navegação te fará desfrutar das inesquecíveis paisagens de Ushuaia, com um cenário maravilhoso.

 

Glaciar Vinciguerra e Laguna Los Témpanos

O glaciar Vinciguerra e a famosa Lagoa dos Témpanos dispõem de paisagens que nos fazem perguntar se são realmente reais ou se são algo dignos de ficção científica, trata-se de um mundo à parte.

Estando em Ushuaia, não se pode perder esta aventura. Não se trata somente de chegar a um glaciar, senão também de conhecer um mundo desconhecido, que vai desde como se formam os glaciares até seu momento atual. 

Vinciguerra é um dos maiores glaciares da Terra do Fogo. A experiência de caminhar por ele é simplesmente fascinante, além é claro da possibilidade de chegar a maravilhosa Lagoa dos Témpanos. Em meio ao dia de caminhada, os turistas podem entender a natureza “fueguina” caminhando pelas diferentes trilhas que o local oferece, em que se podem ver os bosques, rios, lagoas e glaciares.

A medida que se recorre a trilha algumas perguntas vêm à cabeça, como a de como se formaram os glaciares, porque e como se derretem, se vão ser extintos ou não, se retrocedem ou avançam, entre outras, até finalmente chegar na Lagoa dos Témpanos.

O visual é único, com cenários e lugares dignos de filme, como lagos imperturbados pelos ventos, montanhas de neve eternas que mais parecem pintadas do que realidade, além de rios que são habitat de trutas e castores.

 

Centros de Inverno

No fim do mundo há a presença de vários centros invernais idealizados tanto para crianças como para adultos, basta a neve cair que a diversão começa!

A total brancura característica do local, acompanha a cada turista enquanto realiza as mais diferentes atividades, rodeado por uma imensurável natureza neste que é o último cantinho da Terra. Ushuaia é um destino mais do que perfeito para os amantes dos esportes de inverno. À exceção de algumas atividades que requerem aptidão, em quase nenhuma delas é necessário ter experiência prévia para poder praticá-las.

Na base do Glaciar Martial, a 5 minutos do centro da cidade, saindo em direção a Leste de Ushuaia, pela Rota Nacional 3, no Vale Carbajal e posteriormente no Vale Tierra Mayor, é onde se localizam os centros invernais da zona. Alguns deles são o Centro Nunatak, Llanos del Castor, Valle Hermoso, Cerro Castor, Valle de Lobos, Haruwen, Tierra Mayor, Escola de Esqui Ushuaia, Pista Francisco Jerman, Centro Glaciar Martial e Complexo Villa Las Cotorras y Ushuaia Blanca.

Algumas das atividades que estes belos complexos oferecem são: esqui alpino e de fundo, snowboard, trenós carregados por cães siberianos e do Alaska, caminhadas com raquetes, combinadas travessias noturnas entre outras. Tudo isso em meio a um cenário em perfeita sintonia e conexão com a magnífica paisagem da Terra do Fogo, mais do que especial.

 

Parque Nacional Tierra del Fuego

É o único parque da Argentina que mescla ambiente marinho, lagos, vales, extensas áreas de minerais fósseis e maravilhosos bosques patagônicos. Todos estes ambientes, juntos, compõem um cenário único, com um ar mais puro do que qualquer outro que se possa respirar em outro lugar. A entrada do parque, que foi criado em 1690 e protege uma área de 68909 hectares, está a 12 km de distância do centro de Ushuaia.

Com respeito a fauna, entre os mamíferos por exemplo há o guanaco, o huillín, além do zorro colorado fueguino, exclusivo da ilha. A lista de aves é notavelmente rica, isso devido ao encontro de terra e mar, contendo exemplares de patos como o pato vapor austral, além de lindas gaivotas. Os amantes de trilhas encontram todo tipo de opções em trilhas perfeitamente sinalizadas e demarcadas, com opções de dificuldade, entre baixa, média e alta.

Dentro do parque se podem conhecer lindos lugares como os Lagos Lapataia e Acigami (ou Roca), a enseada Zaratiegui, Lagoa Negra, Cascata do rio Pipo, entre outros. O Local conta com uma rede de trilhas com 40 km sinalizadas e abertas ao público em geral para visitação. Para os mais aventureiros, não deixe de subir ao Cerro Guanaco, onde, desde seu topo, se tem um visual incrível, uma vez lá em cima, lhe vêm uma sensação indescritível de uma mistura de adrenalina, encantamento com a beleza surreal das montanhas nevadas, e o sentimento de superação, pois trata-se de uma grande e emocionante subida desafiadora.

Visual no topo do Cerro Guanaco, Parque Nacional Tierra del Fuego

 

Museu do Fim do Mundo

O Museu do Fim do Mundo atesoura o patrimônio da vida na Terra do Fogo desde a época pré colombina. Tem uma coleção de peças sobre a vida das primeiras expedições que passaram pelo Fim do Mundo e dos primeiros povos que viveram nestas costas. Oferece exibições permanentes e temporárias, além de preservar um amplo arquivo histórico e importantes coleções disponíveis.

Onde hoje é o museu, funcionou como o Banco Nación até o ano de 1976, e desde 1979 é museu, sendo ele encargado de conservar as raízes da história da Ilha da Terra do Fogo.

 

Museu Marítimo e Prisão do Fim do Mundo

É um museu autossustentável, que não conta com ajuda estatal, somente do setor privado e em especial dos turistas, define a gestão do Museu Marítimo de Ushuaia, que funciona no edifício do antigo presídio chamado Cárcel de Reincidentes de Tierra del Fuego, atração indispensável para quem visita a ilha.

O ex-presídio, uma velha construção dentro de uma base naval, se habilitou como museu a partir de um convenio com a armada argentina, no ano de 1994, um projeto que mudou a sorte de um emblemático e marcante edifício.

Se pode caminhar pelos corredores estreitos, entrar nas celas e imaginar como havia sido a vida destes prisioneiros. Os condenados mais perigosos do país perdiam seu nome, e passavam a ser reconhecidos e identificados por um número.

Ilhas de Los Pájaros e Los Lobos

A navegação até as ilhas Los Pájaros e Los lobos é uma das atividades mais tradicionais de Ushuaia, e uma das mais bonitas. É a oportunidade ideal para admirar a fauna e flora local a bordo de uma excursão encantadora.

Ambas as ilhas pertencem ao arquipélago Bridges. O atrativo estrela é sem dúvida os lobos marinhos, tanto os de um, quanto os de dois pelos; além dos lobos também se podem avistar gaivotas cocineras, gaivotas cinzas, patos vapor e outros tipos de aves. Nste tour, em meio ao mar, se pode sentir a força do clima patagônico e sua natureza impressionante, é com certeza uma experiência de pura conexão com a natureza.

Cerro Alvear

O lindíssimo cerro Alvear, se encontra no vale Terra Maior, sendo uma montanha clássica por excelência. De fácil acesso, possui três belos glaciares e três rotas de ascensão de diferentes características. Está a 26 km do centro de Ushuaia e a 1400 metros acima do nível do mar, possuindo características que o fazem um dos mais emblemáticos da região.

O Alvear tem um dos cumes mais importantes de toda a ilha, com um topo quase plano, com neves eternas e um maravilhoso ambiente natural. O glaciar localizado em sua frente dá origem aos afluentes de rio Las Cotorras, que contam com uma beleza impressionante, assim como o seu redor. Apesar de estar perto da cidade, trata-se de um lugar incrivelmente selvagem e solitário.

Gastronomia de Ushuaia

A gastronomia é sem dúvida nenhuma um dos atrativos de Ushuaia, sendo muito valorizada pela população local e por visitantes de todo o mundo. Uma das coisas que quem visita o fim do mundo não podem deixar de fazer, sem dúvida, é degustar uma autêntica centóia do canal de Beagle.

Se pode conhecer desde exclusivos restaurantes dignos de cozinha internacional de alto nível até as tradicionalíssimas parrillas argentinas, as opções na cidade são muitas, localizadas quase sempre em lugares de profunda beleza. A região tem uma saborosa e variada lista como pratos como a centóia, os mariscos, frutos do mar, a merluza negra, o típico cordeiro patagônico, as cervejas artesanais, além do delicioso doce de leite argentino, os chocolates, chás, e doces e sorvetes com sabores das frutas do bosque. Se delicie.

 

Trem do Fim do Mundo

Não deixe de fazer um lindo passeio de trem pelo fim mundo. O recorrido é o mesmo caminho que há muitos anos atrás os presos de Ushuaia faziam juntando lenha. O trajeto transcorre em um divino cenário composto por bosque, rios, lagos e as ruínas de um assentamento indígena.

Os passeios acontecem no trem que conta com sistema de calefação e cômodos assentos, passa que se possa aproveitar o tour e sua paisagem através de amplas janelas, clássicas da época do ouro e dos trens a vapor.

Durante o passeio o visitante vai conhecendo mais sobre a história do local guiado por uma narração gravada a bordo do trem, contando com vozes em espanhol, inglês e português.

onde comprar:

(nossa seleção de empresas de turismo especialistas nesse destino)

Terramundi
Venturas
Brasileiros em Ushuaia
Pisa Trekking