uamtour@gmail.com

Ceará: de Fortaleza a Jericoacoara

Centro de Pesquisa de Viagens e Turismo

É momento de fazer algumas paradas ao redor da costa cearense. Nada melhor do que aproveitar sol, praia, água fresca e uma boa refeição.

Com o recente aeroporto pousando em Jericoacoara, seu acesso ficou mais praticável ao turista, que não precisa mais aterrissar na capital e enfrentar mais 4h e 30min de carro até o destino.

Esse mesmo aeroporto pode auxiliar na visita de outras praias próximas.

Do outro lado da capital, para o leste, existe o aeroporto de Aracati, possibilitando igualmente encurtar viagem para as praias de lá.

Ambos os voos são operados pioneiramente pela Azul Linhas Aéreas.

Praias do litoral Oeste, sentido Jericoacoara, e litoral Leste, sentido Canoa Quebrada. Foto: Pinterest

Aponta-se a primeira sugestão de praia no sentido leste da capital, Porto das dunas, localizada ao redor do Beach Park Resort. Para aqueles que não se hospedam na estrutura do parque e desejam permanecer alguns dias, pode-se comer no Mirante das Gaivotas, Avenida Caminho do Sol 5599,  e no Restaurante Benjamim, Rua Manuel Feliciano de Lima, 3560, ambas no município de Aquiraz.

Na sequência, a praia da Caponga, 65km de Fortaleza, ao lado da praia de Águas belas. Lá come-se bem nos restaurantes Delicias Das Jangadas, o qual possui duas unidades (R. Ricardo Albino, 150, e Avenida Ipanema S/N), e Restaurante Granducato Di Toscana, Rua Jaguaruana 601.

Seguindo viagem, tem-se as praias do município de Beberibe, quais sejam Morro Branco, Praia das Fontes, Uruaú e Sucatinga. Muito próximas umas as outras, vale a pena conhece-las, talvez em uma só viagem. Ficam a uma média de 90km da capital. Normalmente os passeios  de buggy são feitos a partir da Praia das Fontes ou Beberibe até a Lagoa do Uruaú, a qual por pouco não se une com o mar, onde se pode tomar uma água de coco enquanto se decide pelo banho de mar ou de lagoa. É uma região de falésias, areia colorida e labirintos de dunas.

Em Beberibe tem-se a Pizza del Mare, onde um italiano, apaixonado pelas praias brasileiras, decidiu firmar residência, servindo pizzas e massas de qualidade. As barracas de praia, embora judiadas pela alta da maré, também costumam servir um bom peixe frito e uma porção de camarão ao alho e óleo.

Hotel as falésias, já na Praia das Fontes, também é ótima opção para refeição, inclusive em família, pois tem piscina e é aberto ao público. Além disso, tem-se o Laboratório Gastronômico, dentro do pousada Flamboyant.

Mais pra frente, na Barra de Sucatinga, encontra-se a Barraca do Belarmino, onde se come lagosta, camarão e peixe frito. Logo mais, no Il Tulipano Blu, dentro do Bruno Marambaia Charme Hotel, outro Chef estrangeiro que decidiu formar raízes em nosso País, serve pratos diversos com ingredientes frescos locais, inclusive pequenos vôngoles ao molho vermelho, uma entrada que serve bem a uma família.

 

As próximas opções ficam em Canoa Quebrada, onde se tem uma praia com mais estrutura e movimentação, por isso é mais cercada de restaurantes, praticamente todos na rua principal, chamada Broadway. Come-se bem em quase qualquer deles, mas seguem alguns: Mezza Luna, uma mistura de italiana, brasileira e mediterrânea; Restaurante Adega dos Portugueses; O Nain – Restaurante Mirante.


Por fim, já mais próxima à divisa com Rio Grande do Norte, a Praia Redonda. Município de Icapuí, a quase 200km de Fortaleza. Nessa praia de pescadores, deserta e conservada, com hospedagens simples, existem vários restaurantes e barracas de praia, bem próximos uns aos outros, onde se come lagosta fresca e barata. Lá se come espetinho de lagosta (tipo churrasquinho), lagosta com camarão, lagosta ao alho e óleo…você escolhe. Uma sugestão é a Barraca do Carlinhos.

Partindo agora para o lado Oeste da capital, depara-se primeiro com a praia do Cumbuco. Essa praia é muito visitada pelos amantes de kitesurf, então por que não juntar o agradável ao mais agradável ainda? Com diversas pousadas acolhedoras, a praia ainda conta com uma gama de restaurantes que exploram os sabores brasileiros. Como opções, tem-se o Restaurante Castanha, Avenida das Dunas, 2249; Restaurante Muda, Avenida Suares Dutra 171; e o Kite Cabana Lounge, Rua Olinto Feitosa Costa, 150.

Na sequência, aparecem os municípios de Paracuru e Paraipaba, onde se tem a Praia da Lagoinha. Paracuru, como mencionado no post http://uamtour.com.br/?p=46781, é famoso pelos escargots. Já o Restaurante Lagero, na Av Francisco Henrique, é a dica em Lagoinha.

Praias de Flecheiras (ou Flexeiras, você vai encontrar nas duas formas) e Guajiru são as próximas paradas, localizadas no município de Trairi, bastante conhecido pelos hotéis de grande porte, como o temático Orixás e o Zorah Beach. Como opções, tem-se o Nônô Restaurante e Pizzaria, Rua Xucurus, 600, em Flecheiras; seguido pelo Sacada Beach Restô Bar, Rua Fortunato Severiano da Costa, 5, ao lado da Praça São Pedro; e o Restaurante Maré Alta Flecheiras, Rua da Praia, 992.

Nonô Restaurante e Pizzaria - Flecheiras, Foto facebook do restaurante
Restaurante Castanha - Cumbuco. Foto tripadvisor
Restaurante Lagero - Lagoinha. Foto tripadvisor
Restaurante Muda - Cumbuco. Foto tripadvisor

Icarai de Amontada, vem sendo queridinho dos destinos turísticos dos cearenses há algum tempo, ficando a 181km de Fortaleza, bem pequena e deserta. Lá se pode comer, por exemplo, no Aroma Icaraizinho, Rua Lagoa Verde, S/N; no Espaço Gourmet Icaraizinho, Rua Noé Praciano Sampaio, 194; e no Hibisco, Rua Joaquim Alves Parente 119.

Por fim, o a praia ponto turístico mais badalada do Estado, Jericoacoara, onde se acha todo tipo de comida, desde lanches, como crepes, até pratos elaborados. O restaurante da CASA B&B já começa como excelente opção, restaurante, Estr. Lagoa Paraíso, S/n. O Naturalmente, Rua da Praia, s/n, é uma creperia que oferece sabores para todos os gostos. Bistrô Caiçara, Rua Principal 16. Restaurante Tamarindo, na Travessa Ismael, que local agradável de bonito, super charmoso, especialmente para jantar a dois. Restaurante Serafim, Travessa Ismael s/n | Frente ao Hotel My Blue, clima mais leve e descolado.

Foto: buscokite

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *