uamtour@gmail.com

Pará: comida e história no mercado Ver-O-Peso

Centro de Pesquisa de Viagens e Turismo

Um dos cartões postais da cidade de Belém, o Mercado Ver-O-Peso contém imensa carga histórica, já que essa cidade era o maior entreposto comercial da região de produtos extraídos da região amazônica e ponto de chegada de produtos europeus, por volta do século XVII.

O mercado propriamente dito, na sua configuração original, foi inaugurado em 1901, recebendo melhorias nos governos seguintes. Hoje, faz parte do complexo arquitetônico e paisagístico do Ver-o-Peso tombado pelo IPHAN, em 1977.

É, portanto, um dos mercados públicos mais antigos do Brasil, sendo eleito uma das suas 7 Maravilhas.

Lá o turista se depara com a riqueza e frescor dos produtos regionais, contando com grande variedade de frutas, legumes, peixes, pimentas, além de artesanato.

Quem se aventurar, na madrugada a animação já inicia, pois barcos vindos das ilhas da Baía do Guajará descarregam, nas proximidades, um mar de cestos de açaí recém-colhidos. Ademais, pode aproveitar para tomar café nas barraquinhas que ficam por lá, saboreando tapiocas e suco de açaí.

Lembre-se apenas que se trata de um mercado frequentado pelos moradores locais, então de estrutura simples e bastante movimentado.

Atenta-se apenas para os horários em que o rio Guajará sobe e então suas águas começam a invadir parte do local.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *