uamtour@gmail.com

Santa Catarina: Festa das Flores em Joinville

Centro de Pesquisa de Viagens e Turismo

Há oito décadas, sempre no mês de novembro, a cidade de Joinville (SC) se transforma em um grande jardim, com a sua Festa das Flores, que acontece no Centro de Convenções e Exposições da Expoville. A mais antiga festa do gênero, no Brasil, encanta o público com suas exposições temáticas, que ganham vida e colorido com milhares de orquídeas, flores e plantas ornamentais, e com todas as atrações da sua programação.
Atualmente, a Festa das Flores é reconhecida como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado de Santa Catarina e é a Festa Oficial do Município de Joinville. A cada edição, o evento recebe cerca de cem mil pessoas, que além das flores vão para aproveitar o evento e sua programação.

1. Exposição de Orquídeas

2. Feira das Flores

Uma área só de compras, o público irá encontrar produtos como artesanatos, utilidades domésticas, vestuário, bijuterias, acessórios, perfumaria, cadeiras para massagem, gêneros alimentícios, produtos coloniais, além de estandes institucionais de empresas e entidades representativas ligadas a diversos setores da sociedade.

3. Concurso da Rainha

A Rainha e as Princesas eleitas no concurso tornam-se as anfitriãs da Festa das Flores e, durante o reinado, têm a missão de representar o evento e a cidade, em diferentes ocasiões e lugares do país. O concurso da Rainha é um dos momentos mais vibrantes e tradicionais da Festa das Flores e acontece no último dia do evento.

4. Concurso de Orquídeas

No primeiro dia da Festa das Flores, uma comissão julgadora formada por orquidófilos, especialistas, colecionadores, membros associações tem a árdua missão de selecionar as mais belas plantas da Exposição de Orquídeas. Entre as mais de 4 mil plantas expostas, são escolhidas as melhores representantes, de 22 diferentes categorias. As campeãs ocupam lugar de destaque no pódio da Exposição de Orquídeas, e podem ser contempladas pelo público durante todo o período da Festa das Flores.

5. Oficinas de Cultivo

Para aqueles que gostam e procuram aprender mais sobre flores, lá é possível encontrar capacitação gratuita de profissionais do setor para o público que deseja conhecer dicas e técnicas de plantio de flores.

6. Concurso de Flor da Melhor Idade

A melhor idade tem espaço especial na programação da Festa das Flores, com um dia de atrações dedicadas a esse animado público. No concurso da Flor da Melhor Idade, as candidatas a partir de 60 anos disputam o título da beleza da maturidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na festa, no dia do concurso. Após a eleição da Flor da Melhor Idade, a animação continua na tarde dançante com música ao vivo.

6. Concurso de Jardins

A essência da Festa das Flores está presente em Joinville durante o ano inteiro e pode ser contemplada em muitos locais da cidade. E para prestigiar quem ajuda a disseminar essa tradição, o Concurso de Jardins da Festa das Flores premia os mais belos espaços, nas categorias:  Jardim Residencial Urbano, Jardim Residencial Rural, Jardim Escolar, Jardim Empresarial, Parceria Verde e Categoria Especial.

onde comprar:

(nossa seleção de empresas de turismo especialistas nesse destino)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *