uamtour@gmail.com

Santa Catarina: Festival Fenarreco

Centro de Pesquisa de Viagens e Turismo

A Fenarreco – Festa Nacional do Marreco, nasceu em 1985, inspirada na criação da Oktoberfest, de Blumenau, para atender aos inúmeros turistas que chegavam à cidade à procura da carne de pato. O marreco tornou-se tradicional depois que os clubes começaram a adotá-lo entre as opções gastronômicas servidas durante festas e eventos sociais. O costume do uso da carne do marreco foi trazido pelos imigrantes alemães, que no continente europeu utilizavam o ganso como o principal prato na ceia natalina. Como em terras brasileiras, no início do século 19, não existiam gansos, eles foram substituídos inicialmente por patos selvagens e depois pela atual qualidade, denominado pato de pequim, já que marreco é a denominação dada ao pato de pequim na nossa região.

O evento, regado ao autêntico chope alemão, traz grupos com trajes típicos que desfilarão em carros alegóricos pelas ruas da cidade. Enquanto isso, no pavilhão, a animação está garantida com as apresentações de danças, shows e brincadeiras, como o concurso de chope de metro e a corrida de tamancos.

O carro-chefe do evento, porém, são os pratos da gastronomia alemã. Entre as opções está o marreco acompanhado de repolho roxo refogado, chucrute, macarrão e purê de batata; risoto de marreco (arroz arbóreo com carne de marreco); eisbein (joelho de porco); salsichas vermelhas e brancas (Bock und weiss wurs) e strudel de maçã com sorvete. Quem não quiser se render aos sabores fortes das receitas, há sugestões de pratos mais comuns ao paladar brasileiro, como frango assado e filé grelhado.

Os ingressos custam R$ 5 (inteira) por pessoa. Crianças até 12 anos e pessoas vestidas com traje típico não pagam. Estudantes e adultos com mais de 60 anos pagam meia-entrada. O acesso ao pavilhão é gratuito nos dias 10, 15, 16, 17, 18 e 21 de outubro. Nos demais dias, a entrada é liberada gratuitamente até às 18h.

onde comprar:

(nossa seleção de empresas de turismo especialistas nesse destino)

One Ticket

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *