uamtour@gmail.com

Índia: festival Holi

Centro de Pesquisa de Viagens e Turismo

Todos os anos a Índia recebe um grande festival conhecido como Holi, ou festival das cores. No dia da festividade acontece uma verdadeira celebração e a alegria contagia as ruas, com pessoas pintadas de tintas, jogando pó colorido para cima em um clima de total festejo, também regado a muita comida e bebida, além de boas músicas. Com todos os participantes cobertos de muito pó colorido, os cumprimentos são ditos com o famoso “Holi Hai”.

curiosidades sobre a festa

O Holi celebra a Primavera

Historiadores afirmam que o festival das cores teve início séculos antes de Cristo, ou seja, a tradição é uma das mais antigas e autênticas da região. Holika era o nome originário do evento, que celebra a chegada da primavera e acontece nos meses de fevereiro e março.

O significado das cores

Assim como a tradição vista aqui no Brasil no dia de réveillon, onde pessoas escolhem usar roupas de diferentes cores para atrair benefícios, o festival das cores na Índia também possui significados singulares para cada cor.

Hoje, produzidas artificialmente, o pó de tinta pode ser facilmente encontrado, mas em boa parte da história da festividade as cores eram feitas de maneira natural, com extração das plantas, por exemplo.

O vermelho representa fertilidade, matrimônio e amor. O verde tem o significado de recomeço e o azul ainda é utilizado para homenagear o tom de pele de Krishna.

Cinzas e doces

Em algumas partes da Índia efígies de Holika são queimadas e os hindus acreditam que essas cinzas trazem boa sorte. Depois dos folguedos e muitas cores pelo corpo as pessoas se arrumam para encontrar amigos e parentes e trocar doces.

Fonte: https://www.onelapse.com.br/holi-festival-das-cores-na-india/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *