14 pratos deliciosos da África Ocidental que você precisa experimentar
por: Rajaa Banda

Conhecida por seus deliciosos sabores mouriscos, texturas ricas e bases de frutas e vegetais surpreendentemente saudáveis, a comida da África Ocidental está sendo cada vez mais apreciada pelos visitantes da região e além. De Cabo Verde a Camarões e a toda a África Ocidental, aqui estão alguns dos pratos mais saborosos que você deve experimentar.

Sopa de Egusi da Nigéria

Feita a partir de sementes de melão ricas em gordura e proteína que foram secas e moídas, esta sopa ou ensopado normalmente contém vegetais folhosos, carne ou peixe. Popular entre o povo ibo da Nigéria, variações deste ensopado rico podem ser encontradas em toda a África Ocidental. Na Nigéria, geralmente é comido com inhame batido.

Thieboudienne do Senegal

Este prato tradicional é feito de arroz, peixe e molho de tomate e é temperado com cebola temperada, cenoura, repolho, mandioca e óleo de amendoim. Curiosamente, um prato do sul americano chamado Savannah Red Rice é muito semelhante – muitos acreditam que ele foi levado para o novo mundo a partir daqui e adaptado pelo povo crioulo.

Moin Moin da Nigéria

Moin Moin é um pudim de feijão cozido no vapor feito de ervilhas de olhos pretos, cebola e uma combinação de pimenta moída na hora. É um prato bastante versátil e alguns adicionam peixe defumado, carne enlatada ou ovos cozidos para adicionar ao sabor. Pode ser comido sozinho, com pão ou com arroz.

Waakye de Gana

O café da manhã dos campeões, waakye é uma refeição da manhã extremamente popular em Gana, mas pode ser comido durante todo o dia. Recheio e saboroso, combina feijão, arroz, gari úmido (mandioca moída), guisado e espaguete (a única parte não-ganense do prato). Geralmente é servido com uma escolha de proteína, então você pode escolher entre peixe, carne ou ovos cozidos. Kelewele (banana da terra temperada) e uma salada de legumes são outros extras que levam Waakye a um nível totalmente novo.

Cachupa de Cabo Verde

Este famoso prato do arquipélago vulcânico é um ensopado de milho cozido lentamente, mandioca, batata-doce, peixe ou carne. É comumente referido como prato nacional do país e nove das dez ilhas habitadas têm sua própria versão da cachupa.

Ndole de Camarões

O ndole é um prato aromático e saboroso feito de folhas amargas (cozido várias vezes para fazê-lo perder a amargura), nozes cozidas, condimentos esmagados e peixe ou carne. Geralmente é comido com bananas, arroz ou batatas.

Yassa do Senegal

Este prato picante e delicioso tem uma base de cebola, alho, pimentão e repolho que é coberto com frango marinado com limão e cebola. Um grampo senegalês, é um dos alimentos mais populares na África Ocidental.

Kedjenou da Costa do Marfim

Este prato popular da Costa do Marfim consiste em um guisado picante que é cozido lentamente em uma panela de terracota sobre fogo ou carvões. Geralmente feito com galinha-do-mato ou galinha, adapta-se bem a muitas variações. Apesar de ser tradicionalmente servido com um ttieke (mandioca em flocos), a maioria dos outros amidos também combinam bem com ele.

Superkanja da Gâmbia

Este é um ensopado de quiabo gambiano que embala um soco nutritivo e saboroso com sua combinação de folhas verdes, tais como folhas de espinafre, collards, quiabo e batata-doce. Combinado com cebolas, malagueta e peixe ou carne, variações deste prato são encontradas em toda a África Ocidental, como o Kontomire ganense.

Sopa de Eddoe da Libéria

Eddoe é um vegetal de raiz tropical semelhante ao inhame ou batata-doce. Esta sopa perfumada e saudável é cozida com temperos delicados e carne ou peixe de escolha.

Efo riro da Nigéria

Efo riro é um rico prato iorubá preparado com legumes, peixe, feijão e óleo de palma, juntamente com folhas verdes. Todos esses ingredientes contribuem para uma sopa muito saudável.

Arroz Jollof da região da África Ocidental

Por causa das relações diplomáticas de navegação suave, o arroz jollof é atribuído a toda a região, embora guerras ferozes (de palavras, felizmente!) Tenham surgido para determinar qual nação faz a melhor versão deste prato de arroz de tomate picante. É evidentemente um dos pratos mais populares da África Ocidental e cada país tem sua própria versão. Além disso, o arroz jollof também atraiu o interesse internacional de chefs, como Jamie Oliver, incluindo-o em seus livros de culinária.

Sopa Ogbono da Nigéria

O ogbono é uma fruta comestível semelhante à manga que contém as nozes, ricas em gordura e proteínas, usadas para fazer esta sopa. Esta fruta age como um espessante e é combinada com água, óleo de palma, malagueta e vegetais folhosos, como folhas amargas. Uma grande variedade de carnes, incluindo frango, lagostim, camarão, carne bovina ou mesmo cabra, pode ser adicionada. Geralmente é comido com fufu , inhame ou arroz; se o quiabo for adicionado, a sopa terá uma textura um tanto viscosa.

Nkatenkwen de Gana

Este cozido reconfortante ganense combina a riqueza de amendoim ou amendoim com azeite de dendê, tomate, pimentões misturados, cebola, alho e carne ou peixe. É tradicionalmente consumido com fufu, mas também pode ser comido sozinho ou com arroz.